Zelensky disse que se decepcionou com os resultados da Cúpula do G20, realizada no Brasil.
O encontro teria sido o pior para a Ucrânia desde o início da guerra, em fevereiro de 2022:
“A primeira Cúpula do G20 durante a guerra aconteceu na Indonésia, no segundo ano foi na Índia e no terceiro foi no Brasil. Na Índia foi pior do que na Indonésia, mas não foi tão ruim quanto no Brasil.”
O presidente ucraniano disse que entende não ter sido convidado para o evento, mas afirmou que a comunicação entre o governo ucraniano e os países presentes no encontro foi “feita de uma forma muito fraca”.
Em sua análise, isso aconteceu por causa dos esforços do governo brasileiro para manter boas relações com a Rússia de Vladimir Putin.
Após fazer as críticas contra a gestão de Lula, o presidente disse que sabe da forte simpatia do povo brasileiro pela Ucrânia:
“Eu sei que o povo brasileiro está do nosso lado e lamento que não foi possível ter esse apoio politicamente.”
As declarações aconteceram durante um encontro organizado pelo governo ucraniano com parlamentares da América Latina e Caribe.
A delegação brasileira que foi até Kiev para o evento foi composta pelos senadores Magno Malta (PL), Damares Alves (Republicanos), Sérgio Moro (União), e o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL).
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
LINK BLACK FRIDAY
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP