This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Cinema
3
min de leitura

Novo clássico do terror, Entrevista com o Demônio satiriza o poder do mal

Em uma tentativa de salvar seu programa, um apresentador de TV traz à tona uma possessão demoníaca ao vivo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/1/2025 13:50
Ingrid Torelli, David Dastmalchain e Laura Gordon em cena de Entrevista com o Demônio. Foto: Prime Video- Divulgação

Uma equipe de televisão decide entrevistar um demônio ao vivo. Esse é o pano de fundo do filme “Entrevista com o demônio” (Late Night with Devil, 2023). 

O longa conta a história de Jack Delroy (David Dastmalchian), um ex-apresentador de rádio que se tornou entrevistador de talk show estilo Jô Soares Onze e Meia

Após a morte de sua esposa, sua fama despenca e ele precisa levantar a audiência de seu programa a todo custo. Os produtores decidem então entrevistar um demônio, que está dentro do corpo de uma mulher. 

O episódio vai ao ar ao vivo no Dia das Bruxas de 1977, período no qual o filme é ambientado. A convidada é a psicóloga June Ross-Mitchell, interpretada por Laura Gordon. Ela promete mostrar uma paciente que sobreviveu a um suicídio coletivo em uma igreja satãnica. 

A jovem Lilly D’Abo é apontada como alguém que vive com um demônio no corpo. Ela é levada ao palco, onde Mitchell intermedia o diálogo com o espírito. 

Durante a conversa, eventos sobrenaturais acontecem no estúdio. Delroy é aconselhado a parar a transmissão, mas seu desejo pela audiência fala mais alto. Sua insistência coloca em risco a vida de todos os presentes. 

Um terror que envolve o espectador

De gênero de terror, Entrevista com o Demônio mistura ficção e documentário. 

Os diretores utilizam o estilo found footage, no qual o diretor apresenta o filme através de imagens supostamente "encontradas" ou gravadas por personagens dentro da história. 

O cineasta mineiro Vinícius Gomes explica que “o estilo tem a ver com a forma como o diretor ou produtor se expressa ao contar aquela história. Refere-se à estética, às tendências culturais, entre outros aspectos”.

O found footage provoca a tensão em quem assiste, proporcionando uma experiência mais imersiva na trama.

O premiado A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project 1999) aposta no mesmo método. 

Com o desenrolar da conversa, Dastmalchian percebe que aquilo pode “ter ido longe demais”. No entanto, decide ir até o fim em prol da audiência. 

A experiência do espectador oscila entre sustos repentinos, momentos de risada e tensão. A partir de um determinado momento, a trama se converte em uma espécie de “pesadelo ao vivo”. 

Sonho ou realidade?

Dirigido pelos irmãos australianos Cameron e Colin Cairnes, “Entrevista com o Demônio” termina com uma frase enigmática:

“Do sonho, acordar”.

A frase pode ser interpretada como dualidade: o que aconteceu foi um sonho do protagonista ou uma hipnose do espectador? 

No Rotten Tomatoes, site especializado em cinema, 97% dos que assistiram aprovaram o filme. 

Segundo um usuário, trata-se de rememorar a TV noturna dos anos 1970: 

“Eu assisti a muitos filmes de terror e esse conceito foi o primeiro. Adorei a estrutura e a ideia do filme”, opinou Sarwar Um.

Por outro lado, quem não gostou aponta o final como “sem graça” e a produção geral como “sem propósito”. O espectador Theo D. declarou: 

“Não vou mentir, os críticos entenderam tudo errado. Do enredo do filme (que é inexistente, a propósito) ao final sem graça que deixa os espectadores fazendo perguntas”.

Entrevista com o Demônio está disponível na Netflix, no Google Play Filmes, no Amazon Prime Video e na Apple TV. A classificação é 16 anos. 

Como o diabo age na vida das pessoas?

A narrativa de Entrevista com o Demônio levanta questões sobre como a influência maligna pode se dar.

Esse tema é abordado em Oficina do Diabo, primeiro filme de ficção da Brasil Paralelo que estreia em 16 de janeiro. Na trama, o demônio Fausto sobe para a terra para ajudar seu colega, Natan, a capturar sua primeira alma: o jovem Pedro. 

Após tentar a vida como músico na cidade grande, Pedro falhou devido à luxúria, desorganização e outros vícios que tomaram conta do seu coração.

Ele retorna à sua cidade natal com o ego ferido e a vida sem rumo. Natan quer se aproveitar disso para desvirtuá-lo de uma vez por todas. 

Confira o trailer:

Filme: Oficina do Diabo

Estreia: 16 de janeiro de 2025 - exclusivo no streaming da Brasil Paralelo. 

Duração: 120 minutos.

Categorias: Drama, Terror.

Direção: Filipe Valerim.

Roteiro: Elton Mesquita e Filipe Valerim.

Elenco: Elisangela do Amaral, Felipe Folgosi, Roberto Mallet, Sérgio Barreto, Felipe de Barros, Isabela Tortato.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais