Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Mutirão da Polícia Civil no Rio devolve 1.600 celulares roubados

A Operação já prendeu mais de 700 assaltantes, técnicos e revendedores de celulares roubados.

Por
Publicado em
20/11/2025 16:22
Divulgação/PCERJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou um mutirão inédito para devolver 1.600 celulares roubados e furtados que foram recuperados pela Operação Rastreio

Até hoje, a Operação Rastreio é o maior esforço já realizado no estado para desmontar a cadeia criminosa que vive do roubo e desbloqueio de smartphones.

As filas começaram cedo na Cidade da Polícia, onde as vítimas passaram por triagem, conferência de dados e checagem dos aparelhos. A devolução se estende por todo o estado, com entregas distribuídas por delegacias regionais.

A iniciativa vem na esteira de uma megaoperação que, desde outubro, mobiliza equipes em 11 estados e já recuperou mais de 12,5 mil celulares, além de prender mais de 700 suspeitos.

Como foi o mutirão de devolução?

O mutirão desta terça-feira é a terceira grande etapa de restituições organizadas pela polícia. 

Em julho, 1.400 aparelhos voltaram às mãos de seus donos. Agora, com 1.600 celulares liberados, a ação atinge sua maior marca.

As vítimas são informadas por telefone ou WhatsApp, sempre por números funcionais das delegacias, e orientadas sobre data, horário e local de retirada. Ao chegar, passam por pré-cadastro, triagem dos documentos e identificação técnica do aparelho.

A fonoaudióloga Daniela Raimundo, que teve o celular furtado dentro de um ônibus, afirmou ter se sentido “como ganhando na loteria” após ser avisada de que seu aparelho havia sido localizado.

A checagem não deixa de ser rigorosa: a Polícia confirma IMEI, registros internos e histórico de ocorrência precisam coincidir para garantir que o bem volta ao dono correto.

Entenda a Operação Rastreio

A Operação tem revelado, fase após fase, como funciona a cadeia que movimenta o mercado ilegal de celulares no Rio.

Na véspera do mutirão, equipes cumpriram ordens judiciais simultâneas em várias unidades da federação. Só no Rio foram apreendidos mais de 2,5 mil celulares e dezenas de equipamentos usados para desbloqueio: cartões clonados, componentes eletrônicos e computadores.

Mais de 30 suspeitos foram presos em flagrante nesta fase. Desde outubro, já são mais de 700 detenções de assaltantes armados a técnicos especializados na reativação de celulares roubados, passando pelos receptadores que revendem os aparelhos.

Segundo os investigadores, quadrilhas especializadas operavam o “desbloqueio remoto”, técnica que permite recolocar celulares no mercado e aplicar golpes bancários usando contas falsas criadas com dados das vítimas.

O aplicativo Meu Celular Seguro RJ do governo do Rio permite cadastrar o IMEI, consultar restrições e descobrir se há BO registrado. Integrado à Anatel e ao sistema das delegacias, o app também notifica usuários flagrados com aparelhos furtados, exigindo devolução em até 72 horas.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais