Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Lula faz novo procedimento e médicos afirmam que ele não terá sequelas

O presidente segue internado em observação e está consciente, após ter passado por duas intervenções cirúrgicas no intervalo de dois dias.

Por
Publicado em
12/12/2024 15:08
Lula está acompanhado da primeira dama, Janja no Hospital - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Lula realizou um procedimento cirúrgico na manhã de hoje,12 de novembro. Os médicos realizaram uma embolização da artéria meníngea média, que é uma espécie de cateterismo cerebral. A intenção é minimizar os riscos de novos sangramentos. 

A intervenção durou pouco mais de meia hora e começou por volta das 7h20. Em entrevista coletiva às 8h da manhã, o Dr Roberto Kalil afirmou que Lula está acordado e conversando. Segundo o médico, a cirurgia “foi um sucesso”. 

“Ele já está acordado e falando. Ele vai agora para o mesmo leito que estava na UTI”, disse em entrevista coletiva.

A equipe que cuida de Lula afirmou que trata-se de um procedimento de baixo risco e comum em pessoas que fizeram drenagem de hematoma cerebral, que Lula fez na segunda-feira, 9 de dezembro. 

Ele deve ter alta da UTI em dois dias. 

 

Roberto Kalil concedeu entrevista coletiva sobre a saúde de Lula nesta segunda-feira, 9 de dezembro. Segundo ele, Lula não terá sequelas. Foto: reprodução Youtube.

Sobre a recuperação, Kalil disse:

"Vai requerer repouso por algumas semanas.Vai retomando aos poucos a atividade normal".

Nesse meio tempo, ele continuará exercendo o cargo. De acordo com o Palácio do Planalto, Lula não pretende passar o cargo para o vice Geraldo Alckmin (PSDB-SP). 

A lei brasileira é vaga sobre esse tipo de transferência temporária de poder, como mostrou reportagem anterior da Brasil Paralelo. Clique para saber mais.

Ainda segundo a equipe médica, Lula não teve nenhuma sequela:

“Lula está com o raciocínio perfeito", disse o Dr Rogério Tuma, que faz parte do grupo.

Queda no palácio da Alvorada

A condição de Lula é consequência de uma pancada na cabeça, sofrida em outubro. De acordo com informações oficiais, ele caiu no banheiro de casa. Na época, ele levou apenas pontos na cabeça e não foram constatadas lesões. 

No entanto, na noite de segunda-feira, 9 de dezembro, o político de 79 anos sentiu fortes dores de cabeça e foi para a unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês. 

Lá, foi constatado acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio, o que estava causando alta pressão no local. 

Ele foi transferido para São Paulo onde está internado e submetido a uma uma trepanação, procedimento de urgência para aliviar a pressão causada acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. 

Lula está proibido de receber visitas até a alta. Segundo o Dr Tuma, a intenção é que ele “não passe estresse”.

O presidente está acompanhado de sua esposa Rosângela da Silva, a Janja, e segue internado até segunda ou terça-feira da próxima semana.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais