No items found.
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Governo Lula entra em processo na ONU que acusa Israel de genocídio

Presidente vem criticando Israel desde o início do conflito no Oriente Médio.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
14/7/2025 15:06
Gazeta do Povo

O Brasil aderiu à ação movida pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), o principal órgão judicial da ONU

Com isso, o governo defende que Israel "cesse imediatamente todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados nos termos da Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio". 

A África do Sul acusa Israel de violar os direitos humanos desde 2023, porém uma nova petição do país afirma que Israel teria escalado o conflito para “uma nova e horrenda fase”.

Foi com base nisso que o ministro das relações exteriores, Mauro Vieira, justificou a decisão de entrar no processo:

"Os últimos desenvolvimentos da guerra nos fizeram tomar a decisão de nos juntarmos à África do Sul na Corte Internacional".

A medida reforça o discurso de Lula, que já acusou Israel de "genocídio" e chegou a comparar a situação na Faixa de Gaza com o holocausto nazista

Na semana passada, Lula criticou a postura das grandes potências em relação à guerra durante um evento com o presidente da Indonésia:

Assim como o Brasil, a Indonésia sempre defendeu que o diálogo é a única forma de solucionar a guerra na Ucrânia. Reconhecer o povo palestino e permitir seu ingresso na ONU é reconhecer a simetria necessária para a paz. Nunca tivemos medo de apontar a hipocrisia diante das mais flagrantes violações do nosso tempo”.

Entenda a guerra entre Israel e Hamas que divide opiniões no mundo inteiro com o documentário From the River to the Sea.

A Brasil Paralelo levou suas câmeras até o Oriente Médio, onde filmou relatos de militares, especialistas e sobreviventes da guerra. Assista abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais