O Brasil aderiu à ação movida pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), o principal órgão judicial da ONU.
Com isso, o governo defende que Israel "cesse imediatamente todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados nos termos da Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio".
A África do Sul acusa Israel de violar os direitos humanos desde 2023, porém uma nova petição do país afirma que Israel teria escalado o conflito para “uma nova e horrenda fase”.
Foi com base nisso que o ministro das relações exteriores, Mauro Vieira, justificou a decisão de entrar no processo:
"Os últimos desenvolvimentos da guerra nos fizeram tomar a decisão de nos juntarmos à África do Sul na Corte Internacional".
A medida reforça o discurso de Lula, que já acusou Israel de "genocídio" e chegou a comparar a situação na Faixa de Gaza com o holocausto nazista.
Na semana passada, Lula criticou a postura das grandes potências em relação à guerra durante um evento com o presidente da Indonésia:
“Assim como o Brasil, a Indonésia sempre defendeu que o diálogo é a única forma de solucionar a guerra na Ucrânia. Reconhecer o povo palestino e permitir seu ingresso na ONU é reconhecer a simetria necessária para a paz. Nunca tivemos medo de apontar a hipocrisia diante das mais flagrantes violações do nosso tempo”.
Entenda a guerra entre Israel e Hamas que divide opiniões no mundo inteiro com o documentário From the River to the Sea.
A Brasil Paralelo levou suas câmeras até o Oriente Médio, onde filmou relatos de militares, especialistas e sobreviventes da guerra. Assista abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP