Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Conheça o significado do nome Israel

A palavra de origem hebraica faz referência ao reconhecimento

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/10/2024 19:04
Projeto Gospel - Reprodução

De acordo com a história bíblica, a origem do nome Israel está em Jacó, neto de Abraão. O nome significa “homem que luta com Deus, homem que vê Deus, forte com Deus e Deus persevera”.  Tratas-e da combinação do verbo hebraico Sará, que significa "lutar contra", e do vocábulo "El".

Sua história é narrada no livro dos Gênesis, capítulo 32. Na ocasião, Jacó fugia com suas duas esposas de seu sogro, Labão. Os dois haviam se desentendido e o filho de Isaac foi instruído por Deus a retornar para a terra de seu pai. 

Ao se deparar com um rio, é avisado que outro inimigo se aproximava. Tratava-se de ser irmão gêmeo Esaú, de quem roubara o direito de suceder seu pai. 

Vendo-se encurralado entre dois inimigos, clama por clemência divina. Deus então aparece a Labão em um sonho e intervém em favor de Jacó. Os dois acabam se reconciliando. Porém, Esaú ia ao encontro do grupo com um exército de 400 soldados. 

Para proteger sua família, os enviou de volta à terra de Labão e decidiu enfrentar seu oponente sozinho. Raquel e Lia partiram com seu pai e Jacó esperou a chegada do irmão. 

Ao anoitecer daquele mesmo dia, um anjo o atacou. Os dois lutaram durante toda a noite. Vendo que Jacó não se rendia, seu adversário o feriu na articulação de sua coxa, deixando-o manco. 

Ao ver que se tratava de alguém mais forte do que si mesmo, pediu que o anjo o abençoasse. O anjo então lhe perguntou:

“Qual é o teu nome?”

E ele respondeu: 

“Jacó”. 

O anjo então lhe disse:

“Teu nome não será mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste”.

O Estado de Israel

Todas essas pessoas viviam no que hoje é o Oriente Médio, local onde foi fundado o atual Estado de Israel, em 1948. Só que um outro povo também reivindica o território, ao qual veem como parte de sua herança ancestral. 

São os Palestinos, mulçumanos que podem ser tidos como descendentes de Ismael, tio de Jacó/Israel. O conflito se estendeu por séculos e ganhou um novo capítulo há exatamente um ano. 

No dia 7 de outubro de 2023, um grupo terrorista apoiador da causa palestina atacou civis israelenses. Mais de mil pessoas morreram, enquanto outras foram sequestradas. 

A Brasil Paralelo foi até o local da guerra e entrevistou sobreviventes e ex-terroristas, que contaram o que aconteceu naquele dia. From the River to the Sea" mostra uma perspectiva da guerra que vai além do que aconteceu em 7 de outubro de 2023. 

O filme estreia gratuitamente hoje, 07 de outubro de 2024, no Youtube da Brasil Paralelo. 

Curiosidades sobre o nome de Israel

Além de forte, os nomes Israel e Jacó são carregados de simbologia. Conheça curiosidades sobre eles. 

Uma lembrança ao nome de sua avó

O nome "Israel" é composto por duas partes. A primeira é "Sará", que significa "lutar", "prevalecer" ou "ter poder como um príncipe". O nome é parecido com o de sua avó paterna, que se chamava Sara.  

A esposa de Abraão só conseguiu engravidar idosa, um ano após Deus prometer a seu marido que ele teria um herdeiro. 

A segunda é "El", que se refere à "força" ou "poder", especialmente em referência ao Deus Onipotente. 

Assim, "Israel" também pode ser interpretado como "príncipe poderoso que luta e prevalece", "soldado de Deus" ou "aquele que governa com o Todo-Poderoso". A explicação está disponível no livro “A origem dos Nomes dos Países", da Editora Panda Books. 

O nome antigo refletia uma vida longe de Deus

Não é só o nome Israel que tem significado profundo para a tradição judaico-cristã. Para os que acreditam, o significado da palavra Jacó também demonstra quem era Israel antes de sua conversão.  

De acordo com “A origem dos nomes dos Países”, a palavra "Jacó" tem suas raízes na palavra hebraica "Kov", que pode ser traduzida como "agarrar pelo calcanhar", "enganar", "conter", "ficar" ou "suplantar". 

Esse nome teria sido escolhido porque o segundo filho de Isaac teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú. 

Antes de se converter, parte do que Jacó teve durante sua vida foi pautado em mentiras. Um exemplo foi quando ele roubou de seu irmão o direito de herdar os bens de seu pai, se aproveitando da fome do rapaz. 

A Bíblia conta que Esaú trocou o privilégio de herdeiro por um prato de lentilhas. Ao se dar conta disso, passou a odiar seu irmão. 

Ao ter seu nome trocado, Israel abandona sua antiga vida e seus antigos hábitos. Segundo a tradição judaica, isso demonstraria que Deus combate em favor de seu povo. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais