De acordo com a história bíblica, a origem do nome Israel está em Jacó, neto de Abraão. O nome significa “homem que luta com Deus, homem que vê Deus, forte com Deus e Deus persevera”. Tratas-e da combinação do verbo hebraico Sará, que significa "lutar contra", e do vocábulo "El".
Sua história é narrada no livro dos Gênesis, capítulo 32. Na ocasião, Jacó fugia com suas duas esposas de seu sogro, Labão. Os dois haviam se desentendido e o filho de Isaac foi instruído por Deus a retornar para a terra de seu pai.
Ao se deparar com um rio, é avisado que outro inimigo se aproximava. Tratava-se de ser irmão gêmeo Esaú, de quem roubara o direito de suceder seu pai.
Vendo-se encurralado entre dois inimigos, clama por clemência divina. Deus então aparece a Labão em um sonho e intervém em favor de Jacó. Os dois acabam se reconciliando. Porém, Esaú ia ao encontro do grupo com um exército de 400 soldados.
Para proteger sua família, os enviou de volta à terra de Labão e decidiu enfrentar seu oponente sozinho. Raquel e Lia partiram com seu pai e Jacó esperou a chegada do irmão.
Ao anoitecer daquele mesmo dia, um anjo o atacou. Os dois lutaram durante toda a noite. Vendo que Jacó não se rendia, seu adversário o feriu na articulação de sua coxa, deixando-o manco.
Ao ver que se tratava de alguém mais forte do que si mesmo, pediu que o anjo o abençoasse. O anjo então lhe perguntou:
“Qual é o teu nome?”
E ele respondeu:
“Jacó”.
O anjo então lhe disse:
“Teu nome não será mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste”.



.webp)





.jpg)
.jpg)


.jpg)






