A história do conceito de verdade
“O sol e uma moeda tem o mesmo tamanho”, essa frase que a princípio parece absurda, carrega uma provocação filosófica: podemos ser enganados pelos nossos sentidos.
Ela é atribuída aos filósofos do ceticismo, uma das correntes que ao longo da história humana se confrontaram com a pergunta: o que é a verdade?
Lucas Ferrugem fará uma breve viagem pela história do conceito de verdade entrando rapidamente em algumas escolas filosóficas que investigaram esse tema.
Marxismo, gramscismo, psiquiatria, psicologia social, algum desses grupos conseguiu responder satisfatoriamente essa questão? Participe dessa reflexão:
Participar do evento
Um fato ilhado neste mar de dúvidas
Por mais que exista um debate macro sobre se a verdade existe ou não, o fato é que nas pequenas coisas do dia a dia ela é inegável. Na vida cotidiana, as pessoas precisam da verdade para viver.
Imagine uma situação corriqueira e simples em que um filho fala para a mãe que já tomou banho e escovou os dentes. Essa mãe precisará conferir se a afirmação do filho é verdadeira.
Ou seja, as pequenas decisões do dia a dia nos levam sempre a analisar se algo é verdade ou mentira. Isso que se aplica às pequenas coisas, também afeta as grandes.
Qual a conclusão que Lucas Ferrugem tem diante disso? Ele contará a você no evento #AVerdadeImporta, no dia 25 de julho às 20h, participe:
Participar do evento
A relação da Brasil Paralelo com a verdade
Ninguém é dono da verdade e, por isso, a Brasil Paralelo não tem a pretensão de possuí-la, mas sim buscá-la.
Esse é o primeiro ponto de quem deseja a verdade: ter humildade. Além dessa virtude, é necessária a sinceridade. Existem outras, como a liberdade, que também serão analisadas no evento e servem como base das ações da Brasil Paralelo.
A empresa se sente motivada a buscar a verdade de forma independente e sempre tentando sofisticar o debate. Durante o evento, Lucas Ferrugem mostrará como isso foi feito nas principais produções e como a BP vai tratar as próximas produções:
Participar do evento
Pátria Educadora, Cortina de Fumaça e História do Comunismo, são algumas das produções relembradas. Você é nosso convidado especial, não deixe de participar no dia 25 de julho às 20h.