Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Desastres Naturais
3
min de leitura

Águas recuam no Rio Grande do Sul, e inundações agora preocupam moradores de Santa Catarina

Em três dias choveu mais do que o esperado para todo o mês de maio em algumas cidades catarinenses. Vinte e quatro cidades já decretaram estado de emergência.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/5/2024 20:24
Defesa Civil de Santa Catarina/ Divulgação

Após quase um mês de um cenário de guerra, as águas do rio Guaíba começam a baixar no Rio Grande do Sul. Ainda que de forma lenta, o recuo parece acender a esperança de que o pesadelo dos gaúchos finalmente acabe. 

Hoje pela manhã, a prefeitura de Porto Alegre informou que o nível da inundação baixou de 4,43M ontem (19) para 4,31M hoje (20). O nível da água está 1,31M acima da chamada cota de inundação, que é de 3M. A notícia acende a esperança de uma volta à normalidade nas próximas semanas. 

Segundo informações do site Climatempo, a chuva deve dar trégua à região pelo menos até o próximo sábado. 

Nas redes sociais, a prefeitura de Porto Alegre relatou que a limpeza da cidade já está sendo realizada nos locais onde a água já baixou

O alívio no extremo sul do país infelizmente não pode ser compartilhado pelo estado vizinho. Em Santa Catarina, fortes chuvas começaram a causar alagamentos em alguns municípios. 

O governo do estado disponibilizou um serviço de alerta de desastres via SMS. Para ter acesso ao serviço, o cidadão precisa apenas cadastrar seu número de telefone e o CEP do local para onde deseja receber os alertas climáticos. O cadastro deve ser feito no site da Defesa Civil de Santa Catarina.

Cidades catarinenses já sofrem com inundações

Dados de hoje (20) da Defesa Civil do estado revelam que o volume de chuvas dos últimos 3 dias é maior que o esperado para todo o mês de maio. 24 cidades decretaram estado de emergência. 

Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

Santa Catarina contabiliza 271 desalojados e 716 desabrigados. A situação mais preocupante é a da cidade de Rio do Sul, localizada a 190 km de Florianópolis. O município tem atualmente 478 pessoas desabrigadas. 

A Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina monitora a situação e o volume dos rios desde o último dia 16/5. O governo estadual já está se organizando para atender quem foi atingido. O site da Defesa Civil informou hoje que já foram enviados itens de ajuda humanitária aos locais alagados. Abrigos para quem precisou sair de casa também já foram abertos. 

Segundo dados do site Climatempo, a chuva que caiu no estado catarinense deve dar trégua nos próximos dias.

Enquanto os gaúchos começam a vislumbrar um retorno à normalidade, os catarinenses enfrentam o desafio de lidar com a força das águas. 

Como ajudar de longe?

Sabemos que cada um de nós gostaria de ajudar. Se você está distante, isso pode ser feito por meio  de doações. 

Para oferecer suporte financeiro, recomendamos algumas instituições confiáveis que estão organizando campanhas de arrecadação de doações:

INSTITUTO CULTURAL FLORESTA

PIX: 27631481000190

BANCO DE ALIMENTOS

PIX: 04580781000191

FEDERASUL

PIX E-MAIL: SOSRS@FEDERASUL.COM.BR

THOMAS GIULLIANO E ACADEMIA SMALL FIGHT

PIX E-MAIL: THOMAS.GIULLIANO@GMAIL.COM

FAZ CAPITAL / RENATA BARRETO

PIX CPF - LUCAS FERRAZ: 008.768.770-48

BADIN COLONO E PRETINHO BÁSICO

PIX E-MAIL: enchentes@vakinha.com.br

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais