Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

7 filmes imperdíveis para os cristãos

Descubra filmes que mesmo sem se descreverem como religiosos, apresentam mensagens de virtudes cristãs.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/9/2024 21:13
Warner/Divulgação

Para quem é cristão selecionar qual filme assistir pode ser um desafio. Há o desejo por conteúdos que edifiquem a fé, mas muitos cinéfilos se decepcionam com a qualidade de algumas produções religiosas.

Filmes autodeclarados cristãos como "Prova de Fogo", "Desafiando Gigantes" e "Deus Não Está Morto" são considerados pelos mais apaixonados pela sétima arte como "tecnicamente fracos". Essas pessoas acreditam que o foco na mensagem prejudicou a obra. Como resultado, atuações, fotografia e enredo deixaram a desejar. No entanto, será que todas as produções que transmitem virtudes enfrentam esse problema?

A seguir, listamos sete filmes não religiosos que tem mensagens sobre valores.

1 - Adorável Vagabundo

Lançado em 1974, o filme mostra que o sensacionalismo vende desde sempre. Visando aumentar suas vendas, um jornal contrata um “vagabundo” para contar uma história. A trama é um retrato de  como a mídia influencia na política e na vida das pessoas. 

A obra foi indicada ao Oscar de melhor roteiro original Para 92% dos críticos do Rotten Tomatoes, se trata de um bom filme. Dentre os espectadores, a aprovação é de 82%. 

2 - Los Angeles cidade proibida

Lançado em 1997, a trama conta a história de três policiais que precisam desvendar assassinatos em série. No meio da investigação, eles enfrentam dilemas morais sobre a busca pela verdade. No final, entendem que ela parece simples, mas é de fato complexa. 

A atriz Kim Basinger ganhou o Oscar de melhor atriz por sua atuação na produção. A obra também venceu na categoria melhor roteiro adaptado no Oscar e no Globo de Ouro. 

No Rotten Tomatoes, site especializado em cinema, Los Angeles: cidade proibida está bem avaliado por 94% dos usuários e por 99% dos críticos. 

  • Adorável Vagabundo e Los Angeles: cidade proibida estão disponíveis na BP Select.

3 - Duelo de Titãs (2000)

Lançado no ano 2000, o filme é protagonizado por Denzel Washington. Ele faz o papel de Herman Boone, um técnico de futebol americano que precisa acabar com o racismo em um time universitário. Comandando os Titãs, ele sofre preconceito por parte dos outros técnicos e até mesmo de jogadores do time. Com resiliência, ele não só supera o desafio como conquista o respeito de todos da cidade. 

A linguagem é um pouco “mais pesada”, com o uso de algumas palavras de baixo calão. Por isso, pode não ser um filme para se assistir com crianças muito pequenas. O que mais chama a atenção é que, diferentemente das narrativas autodeclaradas cristãs, as personagens não são perfeitas.

 

Filme Duelo de Titãs - Reprodução Pinterest

No site Rotten Tomatoes, especializado em cinema, o drama é avaliado como positivo por 71% dos críticos. 

4 - Gran Torino (2008)

Protagonizado por Clint Eastwood, o filme mostra a história de um veterano da Guerra da Coreia que passa por uma transformação de vida. Quando uma família de imigrantes laocianos* se torna seu vizinho, ele é confrontado com o estilo de vida que escolheu viver após os traumas vividos no conflito. E para isso, é preciso que lhe seja tirado uma das poucas coisas que ele ainda tinha como caras: seu Gran Torino. No fim, ele descobre que apenas viver os traumas do passado pode tirar do ser humano oportunidades incríveis. 

Pinterest - reprodução

No Rotten Tomatoes ele tem 81% de aprovação dos cinéfilos. Alguns dos comentários o consideram um dos melhores filmes dos anos 2000, ensinando a fazer o que é certo apesar das circunstâncias. 

5 - O Feitiço do Tempo (1993)

Já imaginou viver o mesmo dia várias e várias vezes? Foi dessa forma que a personagem de Billy Murray descobriu o amor ao próximo. Ele é um jornalista que precisa cobrir o “dia da marmota”, um evento anual no qual um desses bichinhos sai de sua toca. 

Frustrado por ter de reportar algo que considera pequeno, ele acaba condenado a viver aquele dia para sempre.  No entanto, ele acaba descobrindo que a verdadeira essência da vida pode estar nas situações mais simples. 

Filme - O feitiço do tempo - Pinterest - reprodução 

O filme é uma comédia romântica e possui reviravoltas que arrancam boas risadas do público. Avaliado como positivo por 80% do público no Rotten Tomatoes, é uma boa ideia para um dia de folga chuvoso. 

6 - Um Estranho no ninho (1975)

O mais antigo filme dessa lista é protagonizado por Jack Nicholson. Ele vive um prisioneiro que simula insanidade mental para não ter que trabalhar na cadeia. Levado à um manicômio judiciário, ele passa a estimular seus colegas a desafiar as regras impostas pela enfermeira-chefe, interpretada por Louise Fletcher. A história fala sobre liberdade e transformação, o que pode ser interpretado como um simbolismo cristão de ser livre em relação à verdade. 

Filme - Um estranho no ninho - Imagem: Pinterest Reprodução

Dessa lista, esse é o filme mais bem avaliado segundo os críticos do Rotten Tomatoes. 93% do público o considera bom. Entre os comentários estão: 

  • Daddy T. - Um filme que todos deveriam assistir;
  • Bryce G. - Este filme é tão bom mesmo depois de ter sido lançado há quase 50 anos. É um filme para assistir com um elenco perfeito e cenas emocionais de dar um soco no estômago.

7 - Somos Marshall (2006)

Como seguir em frente após uma tragédia? Este é o desafio enfrentado por Jack Lengyel, personagem de Matthew McConaughey em "Somos Marshall". Baseado em uma história real, o filme mostra o renascimento do time de futebol de uma pequena cidade americana. Os membros da antiga equipe morreram em um acidente aéreo, deixando todos os habitantes de luto. Enquanto alguns acreditam que a equipe não deve ser refeita, o treinador vê a oportunidade de devolver alegria aos corações enlutados. Embora não seja um filme cristão, "Somos Marshall" pode ajudar a refletir sobre a morte e o luto. 

Filme Somos Marshall - Pinterest - Reprodução

Apesar de ter apenas 49% de avaliação positiva dos críticos no Rotten Tomatoes, o filme é considerado bom para 79% dos espectadores. Dentre os comentários estão:

  • Brian Tellerico - O que permite que “Somos Marshall” se destaque entre muitos outros filmes de esporte de 2006 é tanto o poder inegável da história em si quanto o forte elenco que McG reuniu para contá-la.
  • Jelisije J. - Uma história trágica, verdadeira e muito emocionante sobre uma comunidade que perdeu todo o seu time de futebol em um trágico acidente de avião e agora precisa reconstruir seu time e sua comunidade.

E você, conhece algum filme não cristão com mensagens cristãs?

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais