O Voo 93 é um símbolo de situações decisivas nas quais a inação ou mesmo o atraso na ação podem ser fatais. 40 pessoas comuns entraram para a história ao decidirem agir com coragem no dia 11 de setembro de 2001.
Trata-se de um marco, uma vitória com pesar, mas honrosa. Tudo poderia ser pior se uma atitude não tivesse sido tomada. Mais vidas poderiam ter sido perdidas se não fosse a coragem de alguns.
Você se lembra onde estava quando tudo isso aconteceu?
Terroristas coordenaram o sequestro de 4 aviões comerciais em um ataque estrategicamente planejado contra os Estados Unidos. Um único avião não atingiu seu alvo: o Boeing 757-222.
Os passageiros do Voo 93 souberam dos outros atentados do 11 de setembro e perceberam que também estavam em um voo suicida. A situação era aterrorizante.
Se eles agissem, teriam poucas chances de sobreviver. Mas se não agissem, não teriam nenhuma chance. Após uma rápida votação, eles atacaram os sequestradores.
E assim o Voo 93 entrou para a história como um episódio de heroísmo, protagonizado por 40 homens e mulheres imortalizados na história dos Estados Unidos da América.
Fim das Nações | A Eleição do Voo 93
Ficar de fora dos debates americanos é virar as costas para o front de batalha do debate cultural. É por isso que a Brasil Paralelo apresenta a você a trilogia O Fim das Nações:
Episódio 1: A Eleição do Voo 93. A grande questão apresentada é: Será que todo o período de liderança cultural e econômica dos EUA poderia estar realmente chegando ao fim? O que a política americana representa para nós e para o resto do mundo?
Episódio 2: A Batalha na Avenida Michigan. Quem foram os responsáveis pelo enfraquecimento do país mais poderoso do mundo, como isso aconteceu e por que todos nós vivemos uma era fruto deste acontecimento?
Episódio 3: A Nova Guerra Fria. O que os EUA, a China e a Rússia estão disputando? Qual o risco que estamos correndo de uma nova Guerra Fria?
Veja abaixo o trecho do primeiro episódio com a reconstrução 3D do momento decisivo em que os 40 passageiros do Voo 93 decidiram lutar contra os 4 sequestradores terroristas:
História Completa do Voo United Airlines 93
O Voo United Airlines 93 foi sequestrado pelo grupo terrorista Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. No entanto, seu trajeto foi desviado de seu alvo original, até hoje desconhecido, pelos próprios passageiros que votaram para lutar contra os terroristas.
Naquela mesma manhã, três aviões já haviam atingido o World Trade Center em Nova York e o Pentágono na Virgínia.
O avião era um Boeing 757-222 de registro N591UA, fabricado em 1996, com capacidade máxima de 182 passageiros. Ele decolou do Aeroporto Internacional de Newark (New Jersey) às 8h42 e caiu em uma região de Shanksville 81 minutos depois.
Neste voo estavam 33 passageiros, 7 tripulantes (5 comissárias de bordo e 2 pilotos) e 4 terroristas, totalizando 44 pessoas.
De acordo com o FBI, 4 terroristas sequestraram o Voo UA-93. Eles não tiveram sucesso porque os passageiros tentaram recuperar o controle do avião para impedir que os terroristas atingissem o alvo, fosse ele qual fosse.
Nas evidências da caixa preta do Voo 93, foram encontrados registros de brigas e gritos, além de declarações de amigos e parentes ao telefone.
O momento em que os terroristas assumem o controle
Durante o voo, os terroristas se anunciaram e assumiram o controle, mudando a rota original do avião que era a cidade de São Francisco, na Califórnia.
Eles mataram os dois pilotos e feriram alguns passageiros. A nova direção definida coincidia com a cidade de Washington e, por esta razão, a suposição era que o Voo 93 colidiria com o Capitólio ou com a Casa Branca.
Os passageiros, enquanto conversavam com amigos e familiares, descobriram que outros três aviões haviam sido sequestrados naquele 11 de setembro. Sabiam, inclusive, que dois haviam colidido com as torres gêmeas do World Trade Center e outro com o Pentágono.
Foi durante a queda que muitos despediram-se de seus parentes e amigos.
O ataque dos passageiros
Os pilotos estavam mortos e os passageiros estavam cientes de seu destino. Para recuperar o controle da aeronave e impedir o ataque, eles resolveram atacar os terroristas.
O avião não havia atingido o alvo e, devido ao ataque dos passageiros, os terroristas executaram uma descida brusca do avião. A velocidade da queda foi de 930 km/h.
Local onde caiu o Voo UA-93 após a ação heroica dos passageiros.
Assim, a história do Voo UA-93 terminou, às 10h03 da mesma manhã. A aeronave caiu entre colinas em uma área rural da Pensilvânia chamada Shanksville.
Os passageiros do Voo 93 tornaram-se heróis da história americana. A história foi retratada no filme United 93, que a reconstruiu cinematograficamente.
O filme norte-americano de gênero drama foi dirigido por Paul Greengrass e estrelado por Christian Clemenson. Estreou em 28 de abril de 2006. Dez por cento de sua receita arrecadada nos três primeiros dias foram doados para a construção do Memorial das 40 Vítimas.