O Voo 93 é um símbolo de situações decisivas nas quais a inação ou mesmo o atraso na ação podem ser fatais. 40 pessoas comuns entraram para a história ao decidirem agir com coragem no dia 11 de setembro de 2001.
Trata-se de um marco, uma vitória com pesar, mas honrosa. Tudo poderia ser pior se uma atitude não tivesse sido tomada. Mais vidas poderiam ter sido perdidas se não fosse a coragem de alguns.
Você se lembra onde estava quando tudo isso aconteceu?
Terroristas coordenaram o sequestro de 4 aviões comerciais em um ataque estrategicamente planejado contra os Estados Unidos. Um único avião não atingiu seu alvo: o Boeing 757-222.
Os passageiros do Voo 93 souberam dos outros atentados do 11 de setembro e perceberam que também estavam em um voo suicida. A situação era aterrorizante.
Se eles agissem, teriam poucas chances de sobreviver. Mas se não agissem, não teriam nenhuma chance. Após uma rápida votação, eles atacaram os sequestradores.
E assim o Voo 93 entrou para a história como um episódio de heroísmo, protagonizado por 40 homens e mulheres imortalizados na história dos Estados Unidos da América.
Ficar de fora dos debates americanos é virar as costas para o front de batalha do debate cultural. É por isso que a Brasil Paralelo apresenta a você a trilogia O Fim das Nações:
Veja abaixo o trecho do primeiro episódio com a reconstrução 3D do momento decisivo em que os 40 passageiros do Voo 93 decidiram lutar contra os 4 sequestradores terroristas:
O Voo United Airlines 93 foi sequestrado pelo grupo terrorista Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. No entanto, seu trajeto foi desviado de seu alvo original, até hoje desconhecido, pelos próprios passageiros que votaram para lutar contra os terroristas.
Naquela mesma manhã, três aviões já haviam atingido o World Trade Center em Nova York e o Pentágono na Virgínia.
O avião era um Boeing 757-222 de registro N591UA, fabricado em 1996, com capacidade máxima de 182 passageiros. Ele decolou do Aeroporto Internacional de Newark (New Jersey) às 8h42 e caiu em uma região de Shanksville 81 minutos depois.
Neste voo estavam 33 passageiros, 7 tripulantes (5 comissárias de bordo e 2 pilotos) e 4 terroristas, totalizando 44 pessoas.
De acordo com o FBI, 4 terroristas sequestraram o Voo UA-93. Eles não tiveram sucesso porque os passageiros tentaram recuperar o controle do avião para impedir que os terroristas atingissem o alvo, fosse ele qual fosse.
Nas evidências da caixa preta do Voo 93, foram encontrados registros de brigas e gritos, além de declarações de amigos e parentes ao telefone.
Durante o voo, os terroristas se anunciaram e assumiram o controle, mudando a rota original do avião que era a cidade de São Francisco, na Califórnia.
Eles mataram os dois pilotos e feriram alguns passageiros. A nova direção definida coincidia com a cidade de Washington e, por esta razão, a suposição era que o Voo 93 colidiria com o Capitólio ou com a Casa Branca.
Os passageiros, enquanto conversavam com amigos e familiares, descobriram que outros três aviões haviam sido sequestrados naquele 11 de setembro. Sabiam, inclusive, que dois haviam colidido com as torres gêmeas do World Trade Center e outro com o Pentágono.
Foi durante a queda que muitos despediram-se de seus parentes e amigos.
Os pilotos estavam mortos e os passageiros estavam cientes de seu destino. Para recuperar o controle da aeronave e impedir o ataque, eles resolveram atacar os terroristas.
O avião não havia atingido o alvo e, devido ao ataque dos passageiros, os terroristas executaram uma descida brusca do avião. A velocidade da queda foi de 930 km/h.
Assim, a história do Voo UA-93 terminou, às 10h03 da mesma manhã. A aeronave caiu entre colinas em uma área rural da Pensilvânia chamada Shanksville.
Os passageiros do Voo 93 tornaram-se heróis da história americana. A história foi retratada no filme United 93, que a reconstruiu cinematograficamente.
O filme norte-americano de gênero drama foi dirigido por Paul Greengrass e estrelado por Christian Clemenson. Estreou em 28 de abril de 2006. Dez por cento de sua receita arrecadada nos três primeiros dias foram doados para a construção do Memorial das 40 Vítimas.
Assista ao primeiro episódio da trilogia O Fim das Nações para ver como a bravura desses passageiros reflete o cenário eleitoral americano.
Ao detalhar melhor a luta, pelos registros da caixa preta do Voo United Airlines 93, é possível ouvir gritos, mas sem saber quem estava conduzindo o avião.
O diretor do FBI, Robert Miller, e membros da NTSB (National Transportation Safety Board) trabalharam com transcrições e traduções. Havia falas em inglês e árabe.
Em várias falas é possível ouvir os terroristas dizendo: “Allah is the Greatest. Allah is the Greatest.” (Alá é Maior). E também: “Pull it down. Pull it down”. (Puxe-o para baixo. Puxe-o para baixo).
Os terroristas que sequestraram o Voo 93 pertenciam ao grupo Al-Qaeda. Os nomes dos 4 eram:
Estes são os passageiros que morreram como heróis no Voo 93:
O que segue foi revelado pela Comissão que investigou os atentados de 11 de setembro nos EUA.
Assista à reconstrução 3D desse acontecimento no episódio 1 da trilogia O Fim das Nações, da Brasil Paralelo:
Lee Purbaugh era o único presente no campo onde o avião do Voo 93 caiu.
Segundo ele:
“Houve um som incrivelmente alto, de estrondo ou ronco, e lá estava o avião, logo ali, bem em cima da minha cabeça, uns 16 m acima de mim, talvez. Foi só uma fração de segundo, mas a impressão era de que ele estava andando em rotação lenta, como se levasse uma eternidade. Eu vi o avião balançar. Então, de repente, ele se inclinou e mergulhou de nariz no chão, com uma explosão enorme”.
O magistrado de Shanksville, Wally Miller, responsável legal por recolher os restos mortais e determinar a causa da morte, disse:
“Coloquei ‘homicídio’ nas certidões dos passageiros e ‘suicídio’ nas dos terroristas”.
Além do filme United 93, foi criado um Memorial para recordar cada um daqueles que deram suas vidas para salvar a de inúmeros outros.
“Um campo comum um dia, um campo de honra para sempre. Honramos os passageiros e a tripulação do voo 93 que morreram em um campo da Pensilvânia em 11 de setembro de 2001. Sua ação corajosa será lembrada para sempre”. — Medalha de Ouro do Congresso
O Parque Memorial fica em Shanksville, Pensilvânia. Foi inaugurado em 2015 e oferece um vislumbre completo desta história no local onde terminou.
É um lugar para se prestar homenagens. Um dos recursos mais recentes foi a construção da Torre das Vozes. Trata-se de uma estrutura arquitetônica única. É composta por 40 sinos, que produzem 40 sons musicalmente compatíveis.
Quando os tons calmos e tranquilos perpassam o campo do Memorial, são lembrados os 40 heróis que impediram os terroristas de concretizarem seus planos.
Há também o Memorial Groves, com 40 árvores e 40 bosques, com 7 madeiras diferentes. São espécies da Pensilvânia que estão na fronteira do Campo de Honra, por onde o Voo 93 passou em seus últimos segundos.
Por fim, há o Memorial Plaza, local exato onde o avião se chocou. Lá, encontram-se 40 painéis de mármore polido ao longo da rota de voo. Esta é a Parede de Nomes.
Presente no Memorial, o Presidente Donald Trump, acompanhado pela Primeira-Dama, Melania, disse:
“Em 11 de setembro de 2001, um grupo de patriotas corajosos mudou o rumo dos inimigos de nossa Nação e se juntou às fileiras de heróis americanos imortais. […] Nossas lágrimas não caem sozinhas, porque elas são dor compartilhada com uma Nação inteira. Nós lamentamos cada mãe, pai, irmã e irmão, filho e filha que foi tirado de nós nas Torres Gêmeas, no Pentágono e aqui nos campos da Pensilvânia”.
Outra de suas falas emblemáticas foi:
“A América nunca cederá à tirania”.
Em 2016, um analista viralizou na Internet americana, comparando as novas eleições ao Voo 93 da United Airlines.
A decisão de agir no momento crucial fez a diferença no Voo United 93 e o avião não atingiu o alvo programado. A campanha de Donald Trump, por sua vez, fez os Estados Unidos confrontarem com um novo risco: tomar o avião dos democratas e forçá-lo a pousar em uma América grande novamente.
Veja:
O ensaio confirmava os temores de uma ala da direita americana que estava começando a descobrir sua força na Internet.
As redes sociais tornaram-se campos de batalha, e as ideias conservadoras, há muito tratadas como tabu pela mídia mainstream, começaram a ganhar terreno no fórum da discussão pública.
Entenda todos os desdobramentos deste acontecimento assistindo ao episódio completo “A Eleição do Voo 93”. Você entenderá o que significa o Século Americano e por que ele pode estar chegando ao fim.
Conheça a Brasil Paralelo! Produzimos documentários e filmes gratuitos e já ensinamos a milhões de brasileiros.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP