Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Biografia
3
min de leitura

Quem foi Mozart? A história do prodígio musical

Quem foi Mozart? Prodigioso músico austríaco do período clássico que escreveu sua primeira composição com apenas cinco anos de idade.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/9/2021 15:16

A história de Mozart foi marcada por um excepcional talento para a música e pela obstinação de seu pai, Leopold, em torná-lo um homem famoso e bem-sucedido.

Esse compositor austríaco, cuja genialidade musical se manifestou prematuramente, aos quatro anos, empreendeu uma série de viagens pela Europa em busca de reconhecimento e de uma confortável posição financeira.

Apesar de todo sucesso alcançado no decorrer de sua trajetória, Mozart morreu em uma situação precária, com apenas 35 anos de idade. Enterrado sem qualquer identificação, o paradeiro de seu corpo permanece incerto até hoje.

Neste artigo, você vai entender como o músico que entrou para a história como um dos grandes expoentes do classicismo teve esse fim.

O que você vai encontrar neste artigo?

Quem foi Mozart?

Mozart entrou para a história como um dos principais compositores do classicismo, juntamente com Haydn e Beethoven. Os três compõem a assim chamada primeira escola vienense ou era clássica vienense.

Além disso, ele também é considerado um dos maiores compositores do Ocidente. Suas obras influenciaram os artistas ao longo de todo século XIX e até o início do século XX.

Nascimento

A história de Mozart tem início em 27 de janeiro de 1756, em Salzburgo, na Áustria.

Seu nome de batismo, Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, foi em homenagem a São Crisóstomo, um dos mais importantes patronos do cristianismo primitivo.

Ao longo da vida, Mozart adotou outras formas de grafia para o seu nome, sendo Wolfgang a versão germanizada e Amadeus, latinizada.

A introdução à música

Sétimo e último filho de Anna Maria e Leopold, Mozart só tinha uma irmã, Maria Anna — a quem apelidaram de Nannerl —, pois os outros seis filhos não conseguiram sobreviver à infância.

Desde pequeno, Mozart foi rodeado pela música. O seu pai era um experiente e afamado violinista da corte de Salzburgo e promovia o convívio musical no seio familiar.

A fim de entender quem foi Mozart e por que sua vida desperta tanta curiosidade, é preciso conhecer um peculiar aspecto de sua jornada: o fato de ser considerado prodígio. Mozart manifestou, já desde a mais tenra idade, um talento para a arte musical.

Em 1760, o pai de Mozart, Leopold, começou a ensinar a Maria Anna, na época com nove anos, as primeiras lições de cravo. Leopold se surpreendeu ao constatar que o filho também já as conseguia assimilar e era capaz de imaginar melodias.

Convencido da genialidade musical do filho, então com quatro anos, Leopold estruturou um programa de estudos musicais rígido e bastante completo, já havendo ele elaborado um guia para tocar violino, o qual na Europa era considerada a obra ordinária sobre o assunto.

Com quatro anos, portanto, Mozart começou a aprender o teclado, tendo iniciado as práticas de órgão e violino no ano seguinte.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais