Qual foi a causa da morte de Clodovil?
O laudo técnico do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, do dia 17/03/2009, indicou que a causa da morte de Clodovil foi um acidente vascular cerebral (AVC). Contudo, a versão oficial foi posta em dúvidas pela funcionária e um amigo próximo do artista.
As 2 versões da história possuem seus argumentos, os quais serão agora apresentados:
- Clodovil tinha um histórico de problemas de saúde, ocasionando o AVC;
- Clodovil havia descoberto um caso de corrupção milionário em seu gabinete e iria denunciar os envolvidos. No dia da morte, seu corpo possuía marcas de ferimento e um homem misterioso foi visto na casa.
Clodovil tinha um histórico de problemas de saúde, ocasionando o AVC
Clodovil Hernandes foi diagnosticado em 2005 com um tumor maligno na próstata. Ele retirou o tumor em uma cirurgia e não precisou fazer tratamentos complementares.
Em junho de 2007, Clodovil havia sofrido seu primeiro AVC. Ele estava em Brasília quando sentiu uma dormência no lado direito do corpo e dificuldade em mexer as mãos. Voltou para São Paulo, onde ficou internado no Hospital Sírio-Libanês. O derrame foi uma decorrência, de acordo com os médicos, de um quadro de hipertensão arterial sistêmica.
Em agosto de 2008, passou por mais uma cirurgia devido aos problemas na próstata. Após a cirurgia, durante a recuperação, o estilista e deputado sofreu uma embolia pulmonar. Em 2009, o segundo AVC teria ocorrido, mas dessa vez fatal.
Um dos biógrafos de Clodovil afirma, em entrevista, que o deputado estava sofrendo pressões e sendo ameaçado devido às suas posições políticas.
Pessoas próximas, ligadas a Clodovil, dizem que quatro dias antes de morrer ele havia descoberto que seus funcionários estavam desviando dinheiro de seu gabinete.
O fato teria deixado o parlamentar muito abalado e pode ter contribuído para o aumento da pressão arterial e, em consequência, ter causado o AVC.
Assassinato?
A cozinheira foi uma das últimas pessoas a falar com Clodovil. A última conversa que tiveram foi no domingo, onde decidiram qual seria o cardápio do jantar a ser realizado na terça para o então presidente da Câmara, Michel Temer. O prato principal seria vitelo e a sobremesa marrom glacê.
Na manhã seguinte, por volta das 7h da manhã do dia 17 de março de 2009, o marido da cozinheira, que também era funcionário da casa, entrou no quarto de Clodovil para levar a cachorrinha Castanhola para tomar um remédio. Quando abriu a porta, viu a cena: Clodovil estava caído no chão, nu, com uma marca na testa, vomitado e desacordado.
Para Renata, a queda não seria o suficiente para causar a marca na testa e os sangramentos. A cama não era alta, nem o tapete onde Clodovil caiu era muito espesso.
A cozinheira afirma ter visto uma pessoa saindo do quarto de Clodovil às 4h da manhã, afirmando que há chances de essa pessoa ter sido a responsável pelos ferimentos do estilista.
A cozinheira diz ainda que o motivo que poderia ter levado ao assassinato de Clodovil foi a corrupção do gabinete do deputado. Renata afirmou que Clodovil descobriu desvios de verba milionária dos assessores de seu gabinete.