Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Arte
3
min de leitura

Turandot – A ópera da princesa chinesa que decapitava seus pretendentes

Entenda a história da Ópera Turandot de Giacomo Puccini. Nela, está presente uma das músicas mais famosas do século XX e XXI, cantada até hoje.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/9/2021 16:03

“Os enigmas são três, a morte é uma!”. Até onde vai o amor? Muitos príncipes arriscaram suas vidas por causa da lendária beleza de Turandot, filha do imperador chinês. Esta ópera inacabada e emblemática tem lições a passar, ainda nos dias de hoje.

Os mistérios da China e a ousadia do amor cantam belíssimas árias na obra de Giacomo Puccini.

Saiba mais sobre a história da música com o pianista Álvaro Siviero. Com uma sólida carreira internacional, ele representou o Brasil no Encontro Mundial de Artistas, realizado na Capela Sistina.

Seu curso completo e gratuito é oferecido pela Brasil Paralelo no Youtube. Há 5 aulas para aprender a gostar da Música de Verdade!

Além deste curso, torne-se Membro da Brasil Paralelo e acesse o Núcleo de Formação com cursos de história, filosofia, política, economia, educação e arte. Veja aulas sobre beleza na literatura e arte italiana, e sobre ordem, imaginação e sentido.

O que você vai encontrar neste artigo?

Turandot – A ópera inacabada de Giacomo Puccini

Turandot foi a última ópera do compositor italiano Giacomo Puccini. O libreto, texto usado na ópera, foi composto por Giuseppe Adami e Renato Simoni. Basearam-se em uma peça de 1762 de Carlo Gozzi, adaptada por Friedrich von Schiller.

Em 25 de abril de 1926, Turandot estreou no Teatro alla Scala, regida por Arturo Toscanini.

A narrativa contém características observadas em outras obras de Puccini, tais como Suor Angelica, Madama Butterfly e Tosca. Alguns diriam que seu toque sadomasoquista está presente, pois os protagonistas, Turandot e Calaf, apresentam comportamentos censuráveis.

Em contraste com a crueldade da princesa e com as mortes que acontecem, a melodia flui. Temas da música chinesa foram incorporados pelo compositor italiano, com calor, melancolia e sensualidade.

Como Giacomo Puccini faleceu em 29 de novembro de 1924, sua ópera ficou inacabada. Franco Alfano foi o autor do final, com base nos esboços de Puccini. Inclusive, Toscanini não gostou da conclusão pensada por Alfano. Por este motivo, na cena do suicídio de Liù, ele se voltou para a plateia e disse:

“Senhoras e senhores, aqui termina a ópera deixada incompleta pelo maestro, que morreu neste ponto”.

Não é possível saber como Puccini pensou o final. Em suas óperas Tosca e La Bohème, o final arrebata as lágrimas da plateia. Mas o final de Alfano é triunfante, positivo. Além dele, em 2001, o compositor italiano Luciano Berio compôs um final alternativo.

Este resumo da história de Turandot segue o final composto por Alfano.

Personagens de Turandot

  1. Altum, Imperador da China – Tenor;
  2. Princesa Turandot, filha de Altum – Soprano;
  3. Timur, rei exilado dos Tártaros – Baixo;
  4. Calaf, filho de Timur – Tenor;
  5. Liù, escrava de Timur – Soprano;
  6. Ping, Chanceler – Barítono;
  7. Pang, Ministro da Dispensa – Tenor;
  8. Pong, Grande Cozinheiro – Tenor;
  9. Um Mandarim – Baixo.

Qual é a história de Turandot? [Resumo]

Princesa-Turandot-da-opera-de-Giacomo-Puccini
Foto da apresentação da ópera Turandot, na Royal Opera House.

Turandot é uma princesa, a filha de Altum, Imperador da China. Sua beleza é lendária e, odiando os homens, jurou que jamais se casaria com um, por causa de um trauma. Na família imperial, a princesa Lo-u-Ling foi estuprada e assassinada. Isto aconteceu quando os tártaros invadiram e conquistaram a China.

O Imperador, porém, exigia que ela se casasse. As tradições chinesas e a dinastia tinham que ser respeitadas. Turandot impôs, então, uma condição para que ela aceitasse se casar.

Àqueles que quiserem tomá-la como esposa e herdar a China serão feitos três enigmas. Aquele que resolver as três charadas poderá se casar com ela. Mas bastará um erro para que perca a cabeça. A princesa exigia a decapitação de quem errasse.

É assim que a Princesa Turandot da ópera de Giacomo Puccini se apresenta. É fria e cruel. Mesmo assim, ela levou um príncipe estrangeiro aos ardores da paixão. Calaf, filho do rei deposto dos tártaros, aceitou arriscar sua vida para ter a mão da princesa orgulhosa.

Ele compartilha da natureza sádica e egoísta da princesa e a compreende. Muitos haviam perdido a cabeça, mas ele conseguiu resolver os três enigmas.

Não contente em tê-la por causa da vitória, e não a querendo contra sua vontade, ele lhe propõe um enigma. A Princesa Turandot não sabia qual era o seu nome. Se descobrisse até o alvorecer, poderia matá-lo e livrar-se do casamento.

Por causa disso, a princesa ordena que ninguém durma até descobrir seu nome. Uma das músicas mais conhecidas mundialmente é cantada neste ato.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais