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Arte
3
min de leitura

O que é o Homem Vitruviano? Conheça o homem perfeitamente harmônico de Da Vinci

O Homem Vitruviano é um desenho do artista renascentista Leonardo Da Vinci. A obra desperta curiosidade por suas formas perfeitas e inúmeros significados.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/9/2021 9:26
Homem Vitruviano

O famoso Homem Vitruviano é um desenho do grande artista Leonardo Da Vinci, feito em seu caderno de anotações. A ilustração representa inúmeros elementos, como: a harmonia e a proporção do corpo humano, o número de ouro da matemática, a beleza e a centralidade do homem. Mas como perceber tudo isso?

Sua origem está ligada a um desafio proposto por um arquiteto romano do século I a.C.

O que você vai encontrar neste artigo?

O que é o Homem Vitruviano?

O Homem Vitruviano é um desenho de Leonardo Da Vinci que apresenta o corpo humano em suas proporções ideais, matematicamente calculadas. O conceito deste homem perfeito é retirado da obra “De Archictetura”, do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio.

É uma das obras mais conhecidas do mundo, considerada o “cânone das proporções”.

A obra De Archictetura é composta por dez livros. No terceiro livro o autor indica que um belo edifício deve seguir a proporção que está em todos os elementos da natureza. Como o homem é o objeto mais perfeito da natureza, eles devem ter as mesmas proporções que um humano.

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“Para que qualquer edifício seja belo, deve ter simetria e proporções perfeitas, como as encontradas na natureza”.
“E como o objeto mais perfeito da natureza é o homem, um edifício perfeito deve ter as proporções do corpo humano.”

O autor apresenta o conceito do homem perfeito e seus cálculos da proporção adequada. No entanto, não deixou registrado um desenho do seu invento.

No período da Idade Média, sua obra se perdeu. Durante o Renascimento moderno, estudiosos a reencontraram e voltaram a se debruçar em seus escritos.

Da Vinci foi um dos vários artistas que topou o desafio do autor.

A biografia do autor Leonardo Da Vinci

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Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu na aldeia de Vinci, nos arredores de Florença, Itália, no dia 15 de abril de 1452. É o grande ícone do Renascimento, trabalhou como cientista, escultor, pintor, anatomista, matemático, engenheiro botânico, poeta e músico. É considerado um dos intelectuais mais geniais da história.

Aos 14 anos de idade mudou-se para Florença. Dois anos mais tarde, passou a trabalhar com o mestre pintor e escultor Andrea del Verrocchio.

Depois de algum tempo auxiliando o mestre, sua carreira despontou. Inicialmente, trabalhou com paisagens religiosas que adornavam altares e capelas. Somente mais tarde iria variar os temas de suas produções.

Mudou-se para Milão, onde desenvolveu trabalhos como arquiteto e engenheiro. Da Vinci chegou a auxiliar a urbanização de Milão, idealizou uma rede de canais, um sistema de irrigação e abastecimento de água.

A curiosidade era sua marca. Grande observador da natureza e dos seus fenômenos, sempre demonstrou um olhar atento ao que se passava ao seu redor.

O artista também foi um dos primeiros de seu tempo a dissecar cadáveres e desenvolver estudos aprofundados de anatomia.

Era considerado à frente de seu tempo: chegou a idealizar um protótipo de helicóptero, de tanque de guerra e até do uso de energia solar.

Criou mais de 30 artes usando a técnica de óleo sobre tela. Suas principais obras foram:

  1. A adoração dos magos (1481);
  2. Dama com Arminho (1490);
  3. Homem Vitruviano (1498);
  4. Salvator Mundi (1500);
  5. Monalisa (1503);
  6. Autorretrato (1512);
  7. São João Batista (1513).
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O desafio por trás da famosa ilustração

Na obra De Archictetura de Marcus Vitruvius Pollio (traduzindo para o português: Da Arquitetura, de Marco Vitrúvio Polião) há uma combinação de elementos da engenharia e arquitetura antigas, o que o autor considerava ser a arquitetura ideal para Roma e suas experiências pessoais.

A famosa ilustração do Homem de Vitrúvio surge com um desafio do autor romano

Em um dos trechos do terceiro livro, Vitrúvio descreve as proporções que calculou para o homem perfeito.

Porém, ninguém havia sido ainda capaz de fazer uma perfeita representação da descrição.

Segundo a obra, as proporções necessárias para que um homem seja considerado perfeito ou belo é:

“um palmo é o comprimento de quatro dedos;

um pé é o comprimento de quatro palmos;

um côvado é o comprimento de seis palmos;

um passo são quatro côvados;

a altura de um homem é quatro côvados;

o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura;

a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem;

a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem;

a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem;

o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem;

a distância entre o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem;

a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem;

a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem;

o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;

a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto;

a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto;

o comprimento da orelha é um terço do da face;

o comprimento do pé é um sexto da altura”
.

O desafio consistia em representar esta figura dentro de um círculo, de modo que o umbigo do homem coincidisse com seu centro.

Os braços da figura deveriam estar estendidos e os dedos de suas mãos e pés deveriam tocar a circunferência. Essa mesma figura deveria também se encaixar perfeitamente dentro de um quadrado.

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