Origem do carnaval
A palavra carnaval tem origem no latim carnem levare, que significa "afastar-se da carne". O nome da festa surgiu aproximadamente no século XII para nominar o momento que os cristãos abandonaram os prazeres lícitos da carne para fortificar o espírito durante a quaresma.
A historiadora da Universidade de Columbia, Katherine McKittrick, aponta que a associação do carnaval com festas pagãs é difícil de se traçar.
McKittrick explica que as tradições do carnaval trazidas para o Novo Mundo se misturaram com tradições africanas e indígenas, gerando o carnaval moderno. Nessa perspectiva, o carnaval se tornou pagão.
Principais associações com o Paganismo
"O Carnaval é uma celebração da vida e da natureza, que tem raízes profundas na cultura pagã e que foi gradualmente incorporada à liturgia cristã", afirmou Rachel Heiman, professora de história da Universidade de Nova York.
Essa é a visão de parte da historiografia moderna. Pesquisadores dessa linha traçam paralelos com celebrações de diversos povos, tais como os mesopotâmicos, gregos e romanos.
Os babilônios celebravam uma festa conhecida como Saceias, sendo essa um dos principais apontamentos de quem defende a visão pagã do carnaval.
Na Saceias, um prisioneiro era escolhido para substituir o rei durante cinco dias. Nesse período, o prisioneiro desfrutava de alguns poderes e privilégios reais, mas, no fim, era espancado e executado.
No entanto, a festa denominada carnaval surgiu apenas no mundo cristão e estavam relacionadas a quaresma, não à louvores a carne ou a uma divindade do prazer, como acontecia no mundo pagão com os bacanais e as saturnálias.
- Esses e outros temas do carnaval brasieliro são aprofundados no documentário Era Uma Vez Carnaval, que será lançado em breve no streaming da Brasil Paralelo - toque aqui para saber mais.
O Carnaval no Cristianismo
No Cristianismo, o carnaval é uma festa informal, já que não está inscrita no calendário litúrgico nem possui organização eclesiástica. A data também é conhecida como terça-feira gorda, que geralmente é caracterizada pela alimentação farta antes do ascetismo da Quaresma, iniciado na quarta-feira de cinzas.
Os religiosos passaram a festejar antes da quaresma para agradecer os dons de Deus e se despedir dos prazeres lícitos da carne que seriam deixados de lado nos próximos dias para fortalecer o espírito.
A historiadora Rachel Heiman explica que a Quaresma é um período de 40 dias de penitência para se preparar adequadamente para a Páscoa, a data mais importante do Cristianismo.
A quaresma foi estabelecida pelo Papa São Gregório Magno, no século IV. Nesse período, os cristãos jejuam, oram, praticam a caridade e se arrependem de seus pecados.
Carnaval de Veneza - um novo glamour
O Carnaval de Veneza se iniciou ainda no contexto cristão, no século XII. Segundo a historiadora Maria Rosa Menocal, o Carnaval de Veneza "é uma festa secular que celebra o triunfo da vida sobre a morte, da alegria sobre a tristeza".