Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

VAZAMENTO: Documentos secretos dos EUA revelam como Israel planeja atacar o Irã

Documentos apontam existência de armas nucleares não reveladas por Israel

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/10/2024 17:55
À esquerda, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, à direita, o presidente americano Joe Biden. Foto: ABC News

Se o Irã conseguir armamento nuclear, vai explodir Israel? Para grande parte dos israelenses a resposta é sim e a investida israelense contra o Irã pode acontecer a qualquer momento. O problema é o vazamento ocorrido nesta semana: Informações de satélites americanos sobre o plano de ataque de Israel contra o Irã.

Esses documentos foram vazados em um canal do Telegram chamado “Middle East Spectator”. Segundo o vazamento, Israel tem realizado exercícios aéreos e movimentado mísseis pelo seu território “quase certamente para um ataque no Irã”.

Essas informações teriam sido coletadas por agências do Departamento de Defesa americano, e teriam sido direcionadas apenas ao governo dos EUA e seus aliados no grupo “Five Eyes” (Reino Unido, Canada, Austrália e Nova Zelândia).

Agravando a situação, segundo a CNN, os documentos sugerem comprovar uma informação até então nunca revelada por Israel: a existência de armas nucleares israelenses.

A seriedade das informações e velocidade com que foram divulgadas levou o governo Biden a classificar o vazamento como “profundamente perturbador”. Mick Mulroy, ex-oficial da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), afirma que essa falha de inteligência pode abalar a confiança entre Israel e EUA:

A coordenação futura entre os EUA e Israel também pode ser desafiada. A confiança é um componente fundamental no relacionamento, e dependendo de como isso foi vazado, essa confiança pode ser corroída.” (CNN)

Donald Trump criticou Joe Biden pelo ocorrido: 

Nós simplesmente não podemos tolerar mais essa incompetência.

Especulações online levantaram suspeitas sobre Ariane Tabatabai, acadêmica americana-iraniana e conselheira do governo dos EUA ligada às recentes negociações entre esse país e o Irã.

Contrário a essas acusações, o Departamento de Defesa dos EUA já se pronunciou afirmando que Tabatai não é alvo das investigações, que estão sendo realizadas pelo FBI.

De qualquer forma, o vazamento dessas informações sigilosas no atual contexto internacional levanta sérias preocupações, não apenas para Israel, Irã ou Estados Unidos, mas também para o mundo.

O confronto entre Israel e Irã é tema do novo documentário da Brasil Paralelo, From the River to the Sea, que já foi visto por mais de 3,7 milhões de pessoas.

A Brasil Paralelo foi até o Oriente Médio e ouviu especialistas, militares, sobreviventes e ex-terroristas para entender como a atual guerra impacta todos nós.

Para assistir ao filme gratuitamente no YouTube, clique no link abaixo:

Quero assistir “From the River to the Sea”.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais