Catástrofe acontece dois meses após a tragédia que deixou cerca de 6 mil mortos na Venezuela

A Colômbia foi atingida por um terremoto de magnitude 7,4 na manhã desta segunda-feira.
O epicentro foi no município de San José del Palmar, no departamento de Chocó, no oeste do país.
Os tremores foram sentidos em diversas regiões, incluindo Bogotá, Medellín e Cali, além de alcançarem o Equador e a Venezuela.
Segundo o primeiro relatório divulgado pelo Gabinete de Gestão de Riscos de Chocó, uma pessoa morreu, dez ficaram feridas e outras três estão desaparecidas.
Apesar da força do abalo, o Centro de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos informou que não existe risco de formação de uma nova catástrofe em decorrência do terremoto.
Que tal receber notícias todos os dias em seu E-mail? Clique aqui e receba de graça o Resumo BP.
O terremoto aconteceu no primeiro dia do governo do presidente conservador, Abelardo de la Espriella.
Poucas horas após o desastre, o ele anunciou que assumiu pessoalmente a coordenação da resposta à emergência.
Em comunicado publicado nas redes sociais, Espriella informou que determinou a instalação de um Posto de Comando Unificado para organizar a resposta.
Também solicitou um relatório detalhado sobre os danos e afirmou que viajaria para Pereira para acompanhar de perto os trabalhos de resgate.
"Assumi diretamente a liderança da atenção à emergência em San José del Palmar. Ordenei a instalação de um Posto de Comando Unificado para coordenar a atenção aos danos e aos damnificados”.
Espriella falou que estará presencialmente na região da catástrofe para ajudar na organização das operações:
“Também estarei pessoalmente em Pereira para acompanhar os afetados e verificar a resposta do Governo. Não estão sozinhos. O Estado está presente e agindo."
As autoridades ainda avaliam a extensão total dos danos e alertam para o risco de novas réplicas.
A governadora Nubia Carolina Córdoba Curi afirmou que o terremoto provocou uma "destruição significativa" e deixou diversos feridos, principalmente na capital Quibdó.
Segundo ela, as autoridades trabalham para levantar os prejuízos enquanto permanecem preocupadas com a possibilidade de novos tremores.
"Nos preocupam as réplicas. Embora o epicentro tenha sido San José del Palmar, na capital Quibdó há feridos e graves danos nas edificações. Já estamos fazendo a avaliação de danos para emitir o primeiro relatório oficial."
Que tal receber notícias todos os dias em seu E-mail? Clique aqui e receba de graça o Resumo BP.
A magnitude de 7,4 registrada na Colômbia é semelhante à dos terremotos que atingiram a Venezuela em junho, de magnitudes 7,2 e 7,4.
Os tremores devastaram grande parte do país e deixaram mais de seis mil mortos em uma das maiores tragédias na história venezuelana.
As autoridades colombianas continuam monitorando a possibilidade de novas réplicas e realizando o levantamento completo dos danos para definir as próximas medidas.
A Brasil Paralelo trouxe o relato de um venezuelano para falar sobre seu ponto de vista da tragédia. Assista completo abaixo: