Uma pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quinta-feira (14) mostra que a população está dividida sobre o trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Quando questionados se confiam na atuação do STF, 51% responderam que não. Outros 49% disseram confiar.
A divisão se repetiu na avaliação sobre competência e imparcialidade nos julgamentos. Para 51,1%, o Supremo não atua com esses atributos. Já 47,9% avaliam que sim.
O estudo também perguntou se o Brasil vive “sob uma ditadura do Judiciário”.
Entre os ministros, Alexandre de Moraes concentra as opiniões mais polarizadas: 49% o avaliam positivamente e 51% negativamente.
Ele também tem o maior índice de aprovação, seguido por Cármen Lúcia (46%), Flávio Dino (46%), Cristiano Zanin (41%) e André Mendonça (37%).
Já os ministros com maiores índices de rejeição são Gilmar Mendes (56%), Luís Roberto Barroso (53%) e Dias Toffoli (50%).
A pesquisa também comparou a confiança no STF com outras instituições. O Congresso Nacional aparece como a menos confiável, com 81% de rejeição. O Governo Federal não tem a confiança de 52% dos entrevistados, e as Forças Armadas, de 58%.
O levantamento ouviu 2.447 pessoas entre 3 e 6 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP