Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Lula diz que “precisa ser convencido da necessidade de cortar gastos”

A declaração foi concedida em entrevista exclusiva à TV Record ontem, 16 de julho.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/7/2024 23:19
Ricardo Stuckert (PT)

Eu tenho uma divergência histórica e uma divergência de conceito com pessoal do mercado. É que nem tudo que eles tratam como gasto, eu trato como gasto”, declarou o presidente logo no início da entrevista. A conversa foi ao ar ontem à noite no principal telejornal da emissora. 

  • Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

O presidente afirmou ainda que dívidas só podem ser feitas visando aumentar o patrimônio, lógica que ele teria usado para pensar na economia brasileira. Alegou ainda que alguns especuladores financeiros teriam a “cabeça pequena” e que o país está “vivendo um bom momento”. 

“É como se você tivesse chegado na faixa de Gaza: tudo destruído. [...] Nós fomos criando, recuperando. Até a merenda escolar fazia 7 anos que não aumentava”, declarou o petista. 

Ao final da conversa, Lula afirmou que diz ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que “se tudo der errado, ainda assim irá dar certo". 

Repórter teria vazado a informação

Informações de bastidores revelam que a  TV Record está investigando o vazamento de um trecho de uma entrevista do presidente Lula, concedida à repórter Renata Varandas. O material teria sido divulgado antes da publicação oficial pela empresa Capital Advice, da qual a jornalista é sócia. A corretora BGC teria supostamente compartilhado com investidores um texto atribuído à Capital Advice, gerando agitação no mercado. Em tese a divulgação antecipada da informação teria exercido alguma influência sobre o dólar, que inicialmente subir na ocasião e na bolsa de valores, que fechou em baixa. A TV Record afirmou desconhecer a ligação da repórter com a empresa e condenou o vazamento de informações, prometendo tomar medidas cabíveis.

Renata Varandas é jornalista formada pela UniCEUB e trabalha na TV Record desde 2007, além de ser sócia da Capital Advice, uma empresa de análise política criada em 2020. A empresa se apresenta como especializada em fornecer informações e cenários para corretoras e gestores de fundos. Após o vazamento, a TV Record declarou que soube da ligação de Varandas com a Capital Advice apenas após o incidente. O ministro Fernando Haddad minimizou as declarações de Lula divulgadas no vazamento, alegando que foram descontextualizadas, e reafirmou o compromisso do presidente com o arcabouço fiscal.

Reações

A entrevista repercutiu na internet. Um apoiador de Lula escreveu que a jornalista teria colocado a “faca do mercado” no pescoço do presidente. 

“Ela só esqueceu q na frente dela estava o maior líder operário da história” comentou o usuário @ivantuita em sua conta no X, antigo Twitter.

Opositores do petista apontaram que Lula teria mentido durante a conversa. 

“O carniça lula está agora na TV Record dando uma entrevista, mentindo como um descondenado. Está no intervalo”, postou o usuário @LuisMarzagao na mesma rede social.

Fique informado sobre as principais notícias do Brasil e do mundo sem viés ideológico diretamente no seu email. Clique abaixo e inscreva-se no Resumo BP, a newsletter gratuita da Brasil Paralelo.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais