Lula disse que Bolsonaro deveria ser responsabilizado pelas tarifas de 50% que Trump impôs contra o Brasil.
"É que o ex-presidente da República [Jair Bolsonaro] deveria assumir a responsabilidade, porque ele está concordando com a taxação do Trump ao Brasil.”
Ele também afirmou que Eduardo Bolsonaro teria a influência sobre a decisão do presidente americano:
“Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump, que começa uma carta tentando fazer um julgamento de um processo que está nas mãos da Suprema Corte.”
As falas aconteceram durante uma entrevista exclusiva para a Record TV que vai ao ar às 19:50 horas.
O presidente seguiu afirmando que a Justiça brasileira não está perseguindo Bolsonaro e que o processo corre normalmente:
“Um processo que não tem julgamento político, não! O que está sendo julgado são os autos do processo, que terá uma decisão da Suprema Corte.”
Ele seguiu dizendo que Bolsonaro vai ser preso se a Justiça entender que ele cometeu crime e pedindo respeito para o Brasil:
“E, se os autos disserem que a pessoa errou, ela vai ser condenada. É assim que é o Brasil. É assim que somos nós. Respeito é bom, eu gosto de dar e gosto de receber."
No domingo (9) Trump divulgou uma carta na qual anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e disse que isso acontecia por causa da “perseguição a Bolsonaro:
“Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”
O documento segue levantando acusações de que o país teria violado a liberdade de expressão e implementado medidas antidemocráticas:
“Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro)”
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP