Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Lula diz que Bolsonaro é responsável pela tarifa de Trump

Presidente também falou que o processo contra Bolsonaro não é “perseguição”.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
10/7/2025 18:09
O Globo

Lula disse que Bolsonaro deveria ser responsabilizado pelas tarifas de 50% que Trump impôs contra o Brasil.

"É que o ex-presidente da República [Jair Bolsonaro] deveria assumir a responsabilidade, porque ele está concordando com a taxação do Trump ao Brasil.”

Ele também afirmou que Eduardo Bolsonaro teria a influência sobre a decisão do presidente americano:

“Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump, que começa uma carta tentando fazer um julgamento de um processo que está nas mãos da Suprema Corte.” 
As falas aconteceram durante uma entrevista exclusiva para a Record TV que vai ao ar às 19:50 horas.

O presidente seguiu afirmando que a Justiça brasileira não está perseguindo Bolsonaro e que o processo corre normalmente:

“Um processo que não tem julgamento político, não! O que está sendo julgado são os autos do processo, que terá uma decisão da Suprema Corte.”

Ele seguiu dizendo que Bolsonaro vai ser preso se a Justiça entender que ele cometeu crime e pedindo respeito para o Brasil:

“E, se os autos disserem que a pessoa errou, ela vai ser condenada. É assim que é o Brasil. É assim que somos nós. Respeito é bom, eu gosto de dar e gosto de receber."

No domingo (9) Trump divulgou uma carta na qual anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e disse que isso acontecia por causa da “perseguição a Bolsonaro:

Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”

O documento segue levantando acusações de que o país teria violado a liberdade de expressão e  implementado medidas antidemocráticas:

Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro)”

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais