Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25 de Março na manhã desta quarta-feira, 30 de outubro. O centro comercial fica na Rua Barão de Ladário, no Brás, centro da capital paulista. O fogo começou por volta das 6h40.
Segundo o Corpo de Bombeiros, até às 8h30 o fogo ainda não havia sido controlado. Lojistas das ruas próximas estão abrindo seus estabelecimentos apenas para salvar mercadorias, caso os prédios também sejam atingidos.
Esta é a segunda vez que um prédio da região pega fogo nesta semana. No domingo, 27 de outubro, chamas destruíram completamente um galpão de compras na Rua Doutor João Alves de Lima.
Lojistas informaram à TV Globo que o shopping ficou sem energia elétrica na tarde de terça-feira, 29 de outubro. No entanto, ainda não há confirmação sobre uma possível relação entre a falta de luz e o início do fogo.
Vídeos gravados por lojistas mostram bombeiros tentando combater as chamas. A cena também registrou momentos de pânico e gritaria no interior do estabelecimento no início do incêndio.
Testemunhas relataram que as pessoas conseguiram sair do prédio antes que o fogo se alastrasse. No entanto, os bombeiros ainda estão fazendo uma varredura no local.
Prédio corre risco de desabar
O capitão Maykon Cristo, do Corpo de Bombeiros, informou que o incêndio está fora de controle.
“Todo o prédio está tomado pelas chamas. A gente tem bastante material combustível no interior da edificação em razão das festividades do final do ano que se aproxima. A gente imagina que os estoques estavam abastecidos, né? E neste momento a gente combate às chamas nas divisas, nos limites da edificação, para que ela não passe para as edificações vizinhas”.
Por volta das 8h, parte do teto da estrutura desabou, mas até o momento não há informações de vítimas fatais ou feridos.

Impacto no trânsito e comércio local
O incêndio causou grande impacto no trânsito e no comércio da região:
- Diversas ruas foram interditadas pela Polícia Militar para facilitar o trabalho dos bombeiros;
- A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estabeleceu pontos de bloqueio em cruzamentos estratégicos;
- Ao menos sete linhas de ônibus foram desviadas pela SPTrans.
A CET recomenda que os motoristas evitem a região. O desvio está sendo feito pela Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, seguindo pela Avenida Celso Garcia.
Combate às chamas
O Corpo de Bombeiros mobilizou um grande contingente para combater o incêndio:
- 22 viaturas foram enviadas ao local
- 65 bombeiros estão trabalhando no combate às chamas
- Uma fumaça escura de mais de 150 metros de altura podia ser vista saindo do shopping




.webp)




.jpg)







.jpg)












