As eleições para presidente dos EUA acontecem amanhã, 5 de outubro, e a grande pergunta que ecoa pelo mundo é: quem está à frente nas pesquisas?
A um dia da eleição, a disputa permanece acirrada, com Kamala Harris liderando no voto popular. No entanto, o que realmente define o vencedor é o voto por estados.
Segundo a pesquisa da ABC News/Ipsos realizada na semana passada, Harris conta com 49% de apoio entre os eleitores prováveis a nível nacional, enquanto Trump está com 46%.
A margem democrata, entretanto, está diminuindo. No início de outubro, Harris estava 4 pontos à frente de Trump, mas essa vantagem caiu para 3 pontos, situando-se dentro da margem de erro do estudo.
De acordo com a emissora, esse cenário mostra uma indefinição por parte do eleitorado, o que mantém o resultado do Colégio Eleitoral em aberto.
Nos EUA, o presidente é eleito pelo Colégio Eleitoral, não diretamente pelo voto popular. Cada estado tem um número de delegados proporcional à sua população, e o candidato que vence em um estado leva todos os seus delegados.
Isso pode resultar em um presidente que não tenha a maioria dos votos populares nacionais, como aconteceu com Al Gore em 2000 e Hillary Clinton em 2016.
A Brasil Paralelo traçou a Face Oculta de Donald Trump e Kamala Harris na semana passada. Os episódios estão disponíveis gratuitamente no Youtube.
Como está cada estado
A média de pesquisas do Washington Post mostra Trump ligeiramente na frente em três estados decisivos, sendo eles:
- Arizona;
- Geórgia, e;
- Carolina do Norte;
Já Harris lidera com margem apertada em:
- Michigan;
- Wisconsin e;
- Nevada.
A maior indefinição, segundo o periódico, é a Pensilvânia. Lá, a vice-presidente ainda está na frente, mas com uma margem que caiu na última semana.
Outra pesquisa da Atlas Intel revela que Harris lidera em Harris em apenas um dos estados-pêndulo: Wisonsin.
A vantagem de Trump sobre sua oponente é mais significativa em estados como AZ (Arizona), NV (Nevada) e NC (Carolina do Norte). A disputa está acirrada nos estados oscilantes do Rust Belt.
Veja os dados:
- Carolina do Norte: Trump 50,7% - Kamala 47%
- Georgia: Trump 51,1% - Kamala 47,8%
- Arizona: Trump 51% - Kamala 46,8%
- Nevada: Trump 50,6% - Kamala 47%
- Wisconsin: Trump 48,8% - Kamala 49%
- Michigan: Trump 49,3% - Kamala 48,7%
- Pensilvânia: Trump 49,4% - Kamala 47,9%





.jpg)


.jpg)



.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)

.jpg)







