Único jogador da história a vencer a Copa do Mundo por três vezes, Pelé foi homenageado pelos maiores atletas da atualidade como uma lenda do futebol. Nomeado pela FIFA "o maior jogador do século 20", o Rei Pelé faleceu em São Paulo, aos 82 anos, em 29 de dezembro. Ele lutava contra um câncer de cólon.
"Antes de Pelé, '10' era apenas um número", declarou Neymar em seu perfil no Instagram:
"Eu diria que, antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá".
Segundo maior artilheiro das copas do mundo, o ex-jogador da Seleção
Brasileira, Ronaldo Nazário, chamou Pelé de "único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito e inigualável".
"Aonde Pelé chegou, ficou. Sem nunca ter saído do topo, ele nos deixa. O rei do futebol - um só. O maior de todos os tempos. Seu talento é uma escola pela qual todo jogador deveria passar. Seu legado transcende gerações. E é assim que seguirá vivo. Hoje e sempre, celebraremos você".
Tetracampeão do mundo com a Seleção, Romário enumerou alguns dos principais feitos de Pelé:
"Eleito o atleta do século, Edson Arantes do Nascimento fez o mundo se curvar diante do seu talento, levando o futebol brasileiro ao altar dos deuses. Durante toda sua vida, Pelé inspirou gerações de atletas e merece todas as homenagens".
Cristiano Ronaldo também usou seu perfil do Instagram, com 525 milhões de seguidores, para reverenciar Pelé:
"Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhamos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé".
Kylian Mbappé, ícone da seleção francesa de futebol, postou em seu perfil do Instagram uma foto ao lado Pelé, e escreveu:
"O Rei do futebol nos deixou, mas o seu legado jamais será esquecido".
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, publicou uma carta exaltando o talento e o legado de Pelé. Ele listou alguns dos principais feitos do “maior jogador de futebol de todos os tempos”.
"Pelé foi único em muitos aspectos. Ele marcou mais de 1.000 gols ao longo de sua carreira e foi o único jogador a ter vencido a Copa do Mundo três vezes. A visão dele socando o ar em comemoração é uma das mais icônicas do nosso esporte e está gravada em nossa história. Mas foram sua habilidade e imaginação que realmente se destacaram. Pelé experimentou coisas que nenhum outro jogador sonharia, como o famoso movimento na semifinal da Copa do Mundo de 1970, que ficou conhecido como o “Drible do Pelé”. Sempre foi um desportista exemplar, com um respeito genuíno pelos adversários. A vida de Pelé é mais do que futebol. Ele mudou as percepções para melhor no Brasil, na América do Sul e no mundo. Seu legado é talvez impossível de resumir em palavras".
Em 1970, Pelé foi nomeado a pessoa mais famosa do planeta, à frente de John Lennon, Papa Paulo VI, Paul McCartney, Rainha Elizabeth II e Elvis Presley. O Brasil ficou mais conhecido no mundo por causa da figura de Pelé.
Também por influência desse nome, o futebol se tornou uma paixão nacional. Com o objetivo de resgatar esse sentimento de amor pelo esporte, que une todos os brasileiros, a Brasil Paralelo lançou um documentário original que conta a incrível trajetória dos seus maiores ídolos do futebol, como o Rei Pelé.
Clique aqui aqui e saiba como assistir ao mais novo documentário Original BP, A Camisa Mais Pesada do Mundo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP