Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Cidade desafia lei estadual dos EUA e torna bandeiras LGBTQ+ oficiais

Cidade aprova bandeiras que incluem Orgulho LGBTQ+, Visibilidade Trans e Juneteenth. Medida contorna lei estadual que restringe símbolos em prédios públicos.

Por
Publicado em
7/5/2025 16:46
Perfil da Brasil Paralelo no X

Salt Lake City, capital do estado americano de Utah, aprovou três novas bandeiras oficiais. 

Os novos símbolos incorporam elementos das bandeiras do Orgulho LGBTQ+, da Visibilidade Trans e do Juneteenth (data que celebra o fim da escravidão nos EUA). A medida busca contornar uma nova lei estadual restritiva que entrou em vigor no mesmo dia.

A manobra da cidade X a Lei Estadual HB77

A prefeitura de Salt Lake City criou as novas bandeiras que misturam o lírio Sego (emblema da cidade) com os desenhos das bandeiras agora restritas. 

A ação foi proposta pela prefeita Erin Mendenhall (Democrata). Foi aprovada pelo Conselho Municipal, onde a maioria dos membros se identifica como LGBTQ+. A estratégia se baseia em uma brecha da lei estadual HB77

A lei permite bandeiras oficiais de cidades. Mas a mesma HB77, que entrou em vigor hoje, proíbe outras bandeiras "não autorizadas". Isso inclui explicitamente as do Orgulho LGBTQ+ e bandeiras políticas (como as do movimento "Make America Great Again"). O descumprimento gera multa diária de US$ 500 (cerca de R$ 2.590).

Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O debate: Inclusão X "neutralidade política"

A cidade de Salt Lake City defende a medida. Afirma seu compromisso com a inclusão e a diversidade. A prefeitura quer garantir a exibição de símbolos importantes para a comunidade. 

Especialmente durante junho, o Mês do Orgulho Gay, quando bandeiras arco-íris são tradicionalmente hasteadas. Por outro lado, a lei estadual HB77 tem outro objetivo declarado. Seus patrocinadores (Trevor Lee e Dan McCay, Republicanos) buscaram promover "neutralidade política" em prédios governamentais e escolas. 

O governador Spencer Cox (Republicano) não assinou a lei, mas permitiu que ela entrasse em vigor.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membrosComo um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais