Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Líder do NOVO apanha em congresso da UNE: “A direita não é apenas excluída, é hostilizada fisicamente”

Presidente da Juventude do NOVO denuncia perseguição política e omissão da segurança no evento estudantil.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/7/2025 12:19
NOVO

Isadora Piana, presidente da juventude do Partido Novo, foi agredida durante o Congresso da UNE:

“É surreal. Um evento que se diz plural, institucional, em tese apartidário, mas que na prática é tomado por militantes da esquerda. A direita não é apenas excluída é hostilizada fisicamente”, relatou a jovem.

O caso aconteceu nesta quinta-feira (17), em Goiânia, durante o 60º Conune, evento que reúne universitários de todo o país. O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Um vídeo gravado pela jovem mostra militantes de juventudes de esquerda impedindo a entrada dos representantes do Novo e partiram para a agressão.

“O que eu penso é que aquilo não é exatamente para representar os estudantes — muito pelo contrário. Eu entendo que aquilo está, literalmente, montado para ser uma militância, uma base do atual governo”. Relatou Isadora.

Em entrevista à Brasil Paralelo, Isadora relatou que foi impedida de participar do evento, sofreu agressões físicas e teve o celular derrubado no chão.

Outro jovem presente, João Fernandes, estudante de Direito da PUC-MG, também relatou ter sido hostilizado. 

Imagens do ocorrido já foram levadas à delegacia e constam no boletim de ocorrência registrado pelos agredidos.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Violência política nas universidades

O episódio reforça a denúncia recorrente de que o ambiente universitário tem sido instrumentalizado para excluir vozes dissidentes do campo político.

Para Isadora, o Congresso da UNE não representa os estudantes de forma plural, mas se tornou uma base de apoio ideológico para o PT.

“Se fosse realmente um espaço voltado para os interesses dos estudantes, ouviriam todos. Mas o que vimos foi militância e repressão”.

Falta de segurança no evento preocupa participantes

Os jovens afirmam que procuraram a polícia, que se encontrava nas proximidades, mas ouviram que não poderiam intervir por se tratar de uma área federal.

Ao buscarem ajuda da organização do evento, constataram que não havia qualquer equipe de segurança presente na entrada.

“Não tinha segurança na porta, nenhum tipo de equipe para nos receber ou observar se o local estava seguro. Fomos até a Polícia Militar, mas disseram que não podiam entrar porque era uma área federal”.

Piana relatou ainda que a organização do evento não ofereceu apoio diante das denúncias de agressão, nem controle sobre o acesso de militantes ao espaço.

A situação expôs a vulnerabilidade dos estudantes que não se alinham ao viés predominante do evento.

As lideranças da UNE  ainda não se manifestaram sobre os episódios de violência e a ausência de garantias de segurança durante o evento.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais