Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

50% da Câmara é favorável à anistia, revela Ranking dos Políticos

Pesquisa do Ranking dos Políticos revela posicionamento dos parlamentares sobre o tema; oposição defende perdão judicial, enquanto governistas rejeitam proposta.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/2/2025 12:42
Wilton Junior/Estadão

A anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro voltou a ser um dos temas mais debatidos nos bastidores de Brasília. 

Com pressão crescente da oposição e de familiares dos detidos, a pauta divide o Congresso e movimenta articulações entre parlamentares. 

Enquanto governistas rejeitam qualquer flexibilização das penas, a oposição insiste na necessidade de revisar as condenações, alegando desproporcionalidade. 

Uma pesquisa do Ranking dos Políticos mostrou o tamanho dessa divisão dentro da Câmara e do Senado.

O levantamento mostrou que, na Câmara dos Deputados, 50% dos parlamentares são favoráveis ao avanço da proposta, enquanto 41,8% rejeitam a medida. 

No Senado, a divisão também é evidente: 46,2% apoiam a anistia, enquanto 38,5% se opõem.

O levantamento ouviu 110 deputados e 26 senadores de diferentes partidos entre os dias 11 e 12 de fevereiro.

Para parlamentares da oposição, a anistia é fundamental para garantir justiça e evitar punições desproporcionais. O deputado Delegado Éder Mauro (PL-PA) defendeu que a medida seja aprovada para assegurar um julgamento equilibrado. 

“A anistia aos presos políticos de 8 de janeiro é essencial para garantir julgamentos justos, com penas proporcionais aos atos cometidos. A pacificação do país passa pela aplicação de justiça equilibrada, sem vingança política. O nosso objetivo é fortalecer a democracia.”

Já para parlamentares governistas, a anistia seria uma forma de minimizar que tentou atentar contra o Estado democrático de direito. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que os envolvidos devem ser responsabilizados com rigor. 

“As denúncias da PGR são gravíssimas e revelam uma organização criminosa liderada por Bolsonaro para atacar a democracia. Tentaram um golpe, deslegitimaram o voto popular e até cogitaram assassinatos políticos. Além disso, há corrupção por todos os lados: joias, vacinas e cartões falsificados. Não há mais dúvidas, apenas a necessidade de justiça. Que paguem pelos crimes cometidos.”

O tema deve continuar em debate no Congresso nos próximos meses, com a oposição tentando avançar com projetos que preveem a anistia e a base governista se mantendo contrária à proposta. A decisão final dependerá do alinhamento entre os líderes partidários e da articulação dentro da Câmara e do Senado.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais