Artigo
8
min de leitura

O que é Capitalismo Financeiro?

Capitalismo
Capitalismo Financeiro
Foto da Capa: REUTERS/Amanda Perobelli
Redação Brasil Paralelo

O capitalismo financeiro é uma fase do capitalismo onde os investimentos em ações e especulações financeiras influenciam significativamente a economia do dia a dia, segundo se depreende das obras do economista Barry Eichengreen.

Nesta fase do capitalismo, um novo mundo se abre: empresas podem arrecadar mais recursos e pessoas comuns podem receber mais dinheiro com investimentos monetários.

Entenda as origens do capitalismo financeiro, seu funcionamento e sua influência na sociedade.

  • Quer aprofundar ainda mais sobre Economia e o desenvolvimento do capitalismo? Não perca o curso Introdução à Escola Austríaca de Economia, disponível no Núcleo de Formação da Brasil Paralelo, ministrado pelo Dr. Felipe Rosa.

O que você vai encontrar neste artigo?

Principais Pontos

Conforme as análises de economistas como Anwar Shaikh e David Harvey, é possível dizer que os principais pontos do capitalismo financeiro são:

  • Definição: o capitalismo financeiro é a dominação do capital monetário sobre a economia produtiva.
  • Características: mercado de ações; aumento da produtividade e dos recursos financeiros; especulação financeira; fusão do capital bancário e industrial e internacionalização da economia.
  • Impactos: aumento dos recursos das empresas; possibilidade de ganhar renda passiva por parte de investidores com poucos recursos; aumento da possibilidade da influência de interesses privados na sociedade, política e economia.

Origens do Capitalismo Financeiro - História e Desenvolvimento

As fases do capitalismo foram convencionalmente resumidas em 3 momentos, que são: 

  1. capitalismo comercial; 
  2. capitalismo industrial e 
  3. capitalismo financeiro.

As origens do capitalismo financeiro remontam ao final do século XIX e início do século XX, um período marcado por transformações significativas na estrutura econômica e financeira global, narra o livro Globalizing Capital: A History of the International Monetary System. 

Essa nova fase do capitalismo emergiu como uma evolução do capitalismo industrial, caracterizado pela produção em massa e pela expansão das indústrias.

A necessidade das grandes corporações industriais de arrecadar mais recursos financeiros para seus projetos levou a criação da bolsa de valores.

Durante este período, observou-se um crescimento substancial no volume e na influência dos mercados financeiros. 

Os bancos também começaram a desempenhar um papel mais ativo, não apenas emprestando dinheiro, mas também investindo diretamente nas indústrias e empresas, conta B. Mark Smith em A History of the Global Stock Market: From Ancient Rome to Silicon Valley.

A fusão do capital bancário com o capital industrial levou à formação de conglomerados financeiros e industriais. Esses conglomerados, muitas vezes com ligações estreitas com o governo, começaram a exercer uma influência significativa sobre a economia e a política.

Este fenômeno foi particularmente evidente na Alemanha e nos Estados Unidos, onde bancos como o Deutsche Bank e o J.P. Morgan desempenharam papéis cruciais na reorganização e financiamento de indústrias.

Além disso, o período foi marcado por uma série de inovações financeiras, incluindo a criação de novos instrumentos financeiros e a expansão do crédito. 

Isso facilitou o rápido movimento de capital, permitindo que o dinheiro fosse investido em oportunidades lucrativas e nas inovações geradas pelas empresas em todo o mundo, aumentando assim a globalização dos mercados financeiros.

A expansão não veio sem desafios. A crescente complexidade e interconexão dos mercados financeiros também semearam sementes para novos tipos de corrupção e crises financeiras. 

A especulação desenfreada, muitas vezes descolada da economia real, começou a criar bolhas econômicas. Eventualmente elas estouravam, levando a períodos de recessão e instabilidade econômica, diz Charles P. Kindleberger em Manias, Panics, and Crashes: A History of Financial Crises.

O que é especulação financeira?

A especulação financeira é uma atividade que envolve a compra e venda de ativos financeiros, como ações, títulos, commodities, moedas, derivativos e outros instrumentos financeiros, com o objetivo principal de obter lucro a partir das flutuações de preço desses ativos.

Diferentemente do investimento, que geralmente se baseia no valor gerado por um serviço ou produto de uma empresa, a especulação frequentemente se concentra em ganhos de curto prazo e mudanças de preços de títulos.

Corrupção empresarial no capitalismo financeiro 

Eventos econômicos, políticos ou notícias específicas da empresa podem influenciar o valor das ações. Essa realidade pode levar grandes empresários a causarem problemas na sociedade ou nas próprias empresas para lucrar no mercado de ações.

Um dos principais casos de manipulação do mercado foi feito no século XIX por Nathan Mayer Rothschild, na Inglaterra, afirma o historiador Egon Caesar Corti, no livro The Rise of the House of Rothschild.

A primeira manipulação de mercado da história?

Nathan Rothschild teve acesso a informações antecipadas da derrota de Napoleão em Waterloo antes que elas chegassem oficialmente à Inglaterra. Isso foi possível graças à rede de mensageiros e pombos-correio da família Rothschild, que era conhecida por sua eficiência e rapidez.

Com informações privilegiadas, Rothschild começou a vender muitas ações na Bolsa de Valores de Londres, levando outros investidores a acreditar que Napoleão havia vencido a batalha.

Isso causou pânico no mercado, e as ações caíram drasticamente. Quando as ações atingiram seu ponto mais baixo, Rothschild começou a comprá-las em grande quantidade, aproveitando-se dos preços baixos. 

Quando a notícia oficial da vitória de Wellington sobre Napoleão chegou, o mercado se recuperou rapidamente. Os preços das ações foram crescendo, levando Rothschild a vender as novas ações com grandes lucros.

  • A família Rothschild é conhecida por investir em grupos e pessoas que moldam muitas das principais políticas internacionais. Para entender e explicar a interferência de grandes fortunas em prol da cultura woke na sociedade e na política, estudiosos criaram a teoria do globalismo.

Novos tipos de especulação financeira

Com o passar do tempo, o capitalismo financeiro foi se tornando ainda mais complexo, gerando novos tipos de especulação. Tais como:

  • Venda a descoberto: em certos países, especuladores podem pegar ativos (como ações ou outros títulos) emprestados para comercializá-los. A pessoa que pegou a ação emprestada busca comprá-las novamente a um preço mais baixo, pois assim ele receberá do dono do ativo o valor original, obtendo lucro com as flutuações do preço dos ativos;
  • Uso de alavancagem: nesse método, especuladores pegam dinheiro emprestado com o objetivo de aumentar seu investimento em determinado ativo. Caso ele lucre, parte do dinheiro deve ser destinado a quem realizou o empréstimo. 

Impacto positivo do capitalismo financeiro no Mercado

Essa nova fase do capitalismo trouxe impactos inéditos na economia e na sociedade moderna, sendo alguns positivos e outros negativos. Alguns dos pontos positivos são: 

  • Liquidez de mercado: a especulação pode adicionar liquidez ao mercado, facilitando a compra e venda de ativos;
  • Aumento da arrecadação: empresas que não tem o dinheiro necessário para realizar seus projetos podem vender suas ações com facilidade, conseguindo os recursos necessários para realizar seus projetos;
  • Possibilidade de renda passiva: com o capitalismo financeiro, qualquer pessoa pode comprar ações e receber dividendos, sendo uma fonte lícita de renda passiva que pode beneficiar toda sociedade, já que a pessoa está auxiliando o trabalho de uma empresa.
  • O desenvolvimento do capitalismo financeiro depende da política local para seu desenvolvimento ou retrocesso. Para entender a como as visões políticas influenciam o desenvolvimento do mercado e da sociedade, a Brasil a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes.

Porém, o capitalismo financeiro também abriu brechas para o surgimento de novos problemas sociais.

Críticas e Riscos do capitalismo financeiro

A especulação é muitas vezes criticada por contribuir para a instabilidade do mercado e por se distanciar dos fundamentos econômicos reais. 

Segundo pode se depreender das análises de Charles P. Kindleberger, dois dos principais problemas do capitalismo financeiro são:

  • influência irreal nos valores das moedas: esse fator refere-se ao fenômeno onde os valores das moedas são afetados por fatores que não refletem necessariamente a saúde econômica ou as políticas fiscais de um país.

Essa influência pode ser resultado de especulação, fluxos de capital, percepções de mercado, e outras dinâmicas financeiras que podem distorcer ou desvincular o valor de uma moeda de seus fundamentos econômicos.

Exemplo de manipulação da economia contemporânea

Um dos casos mais notórios é o prejuízo que George Soros causou à Inglaterra e à moeda do país em 1992. Na Europa, havia um acordo para manter as moedas dos países estáveis entre si, o Mecanismo de Taxas de Câmbio Europeu (ERM). 

A libra esterlina, a moeda do Reino Unido, fazia parte desse acordo. Naquela época, a economia do Reino Unido estava fraca. Muitas pessoas, incluindo George Soros, achavam que o preço da libra esterlina estava mais alto do que deveria ser.

Nesse momento, Soros decidiu fazer uma aposta contra a libra. Ele pegou emprestado milhões de libras, vendendo todas por um preço abaixo do que estavam sendo valoradas.

Para não diminuir o valor da moeda de seu país e prejudicar sua população, o Banco da Inglaterra tentou manter o valor da libra alto. Eles aumentaram os juros e compraram muitas libras, gastando muito dinheiro público em seu projeto.

Uma nação perde para um especulador

Apesar dos esforços do Banco da Inglaterra, eles não conseguiram manter o valor da libra. Eles tiveram que deixar a libra perder valor, pois não conseguiram comprar libras e títulos suficientes.

Quando a libra finalmente perdeu valor, Soros usou o dinheiro que ele tinha conseguido com a venda para comprar de volta a mesma quantidade de libras, mas agora elas estavam muito mais baratas. 

Ele devolveu as libras que tinha emprestado, e os grupos que realizaram o empréstimo tiveram que pagar o valor antigo para Soros, gerando um lucro de cerca de 1 bilhão de dólares.

A perda de valor de uma moeda leva ao aumento dos preços dos serviços e produtos externos, o que leva a um aumento dos preços internos. A aposta de Soros acabou diminuindo o poder de compra dos ingleses.

Isso só foi possível porque os governos deixaram de lastrear suas moedas em um bem real e precioso, como era feito com o ouro.

  • Você sabia que após os anos 1944 os governos passaram a ter o poder de produzir dinheiro a partir do nada, podendo explorar a economia dos países? Após o Pacto de Bretton Woods, os governantes conquistaram um poder quase infinito. O Investigação Paralela, da BP, conta essa história em detalhes no último episódio da 3ª temporada - toque aqui para saber mais.

Aumento da volatilidade do mercado

A especulação pode levar a avaliações irreais de ativos, incluindo moedas. Expectativas irracionais e interesses corporativos podem causar volatilidade significativa nos mercados financeiros, conforme mostram os exemplos de George Soros e Nathan Rothschild.

Desde o início do capitalismo financeiro, diversas circunstâncias e desenvolvimentos mudaram essa nova fase do livre mercado.

Evolução do capitalismo financeiro com a Globalização

A globalização acelerou a expansão do capitalismo financeiro, com mercados financeiros interconectados influenciando economias em todo o mundo. 

A liberalização financeira e a inovação em produtos financeiros, como derivativos, ampliaram ainda mais o alcance e o impacto do capital financeiro.

A digitalização dos serviços financeiros tornou o investimento e o gerenciamento de finanças acessíveis a um público mais amplo. Plataformas online e aplicativos permitem que indivíduos negociem ações, moedas e outros ativos com facilidade.

A capacidade de realizar transações financeiras em tempo real, globalmente, aumentou a velocidade e a eficiência dos mercados financeiros. Com o capitalismo financeiro, o mercado global entrou em uma nova fase.

Para seu desenvolvimento ou retrocesso, o capitalismo financeiro depende da visão de mundo da política local.

A política e a economia - ebook gratuito

A visão política de um governo é um dos principais fatores para determinar o futuro do capitalismo financeiro em um país. Países socialistas e comunistas como Cuba e Venezuela não permitem o desenvolvimento do mercado de ações e ativos como ocorre nos Estados Unidos, por exemplo. 

Para entender a como as visões políticas influenciam o desenvolvimento do mercado e da sociedade, a Brasil a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.

Curso de Economia

Quer aprofundar ainda mais sobre Economia e o desenvolvimento do capitalismo? Não perca o curso Introdução à Escola Austríaca de Economia, disponível no Núcleo de Formação da Brasil Paralelo, ministrado pelo Dr. Felipe Rosa.

DE DESCONTO

Escolha sua BP

Uma Brasil Paralelo para cada momento da sua vida

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP