Matilda é um filme encantador e suave, que costura muito bem momentos de comédia, drama, fantasia, mantendo um toque infantil e ainda assim agradando os adultos.
O filme apresenta belas mensagens, principalmente para as crianças. Veja a sinopse, entenda a moral de Matilda e descubra onde assistir.
Matilda é uma criança brilhante de 6 anos de idade que não tem uma vida fácil: seus pais são grosseiros e praticamente ignoram sua existência. Para sobreviver, a pequena heroína desenvolve seu próprio mundo cheio de livros e magia.
Após uma série de eventos estranhos, Matilda ganha poderes telecinéticos. Ela ganhou habilidades de mover e levitar pessoas e objetos e de ter intuições mais apuradas, o que não agradou seus pais.
A história principal começa quando seus pais decidem enviá-la para uma das escolas mais rígidas da região, dirigida pela coordenadora Agatha Trunchbull. Matilda passa a ter mais desafios para enfrentar, mas ganha ótimas companhias ao longo do caminho.
O filme é uma adaptação da obra homônima do livro de Roald Dahl. Foi dirigido e estrelado por Danny DeVito, ator premiado com um Globo de Ouro e um Emmy, duas das principais premiações para atores e diretores do mundo.
A esposa de Danny, Rhea Perlman, também participou do filme, representando a mãe de Matilda. Rhea foi indicada 10 vezes ao prêmio Emmy, tendo vencido 4 vezes. Foi indicada, também, ao Globo de Ouro por 6 vezes diferentes.
Matilda foi interpretada por Mara Wilson, atriz de sucesso durante a infância. Mara decidiu parar de atuar após a morte de sua mãe, fato que aconteceu pouco tempo antes do lançamento de Matilda, em 1996. O filme foi dedicado à memória da mãe de Mara.
Qual a moral do filme Matilda, de 1996?
Uma das principais mensagens morais do filme é a capacidade de transcender as circunstâncias ruins da vida através do cultivo da vida interior, da vida intelectual e da busca pela verdade.