É impossível não mencionar algum dos filmes dos anos 50 quando um apreciador do cinema começa a falar sobre as grandes obras primas da sétima arte! Diretores consagrados como Alfred Hitchcock, do filme Psicose, Akira Kurosawa, autor de Os 7 Samurais, filme que inspirou Star Wars, e Ingmar Benson, diretor de O Sétimo Selo, são desse período de ouro do cinema.
Obras consagradas como Ben Hur e Os 10 Mandamentos foram realizadas em sets gigantescos, com cenários reais, dando mais vida ainda aos filmes dos anos 50.
Mesmo com menos tecnologia, a arte de contar histórias nos anos 50 não perde em nada para o cinema industrial moderno.
A Era de Ouro do Cinema marca o grande desenvolvimento dos filmes estadunidenses. Foi nesse período que os maiores estúdios dos tempos atuais começaram a se desenvolver. Entre a década de 1920 até 1960, a MGM, Warner Bros., 20th Century Fox, RKO, Paramount Studios e a Disney criaram as grandes obras do cinema clássico.
Os anos 50 entraram na era de ouro como a década das obras primas. Por não possuir tecnologia de computação gráfica, os épicos desse período usavam cenários e figurantes reais.
Os filmes custavam muito dinheiro já que não usavam tanta tecnologia, porém, possuíam a vantagem de apresentar obras mais realistas, e até mesmo mais bonitas. As tecnologias de remasterização atuais permitem que as obras fiquem ainda mais belas e apreciáveis.
Alguns dos filmes dos anos 50 mais famosos são:
Alguns dos principais filmes dos anos 50 estão disponíveis para assistir em streaming (de forma online). Por serem clássicos do cinema, foram remasterizados para que a qualidade da fotografia acompanhe a qualidade da narrativa. Os filmes selecionados possuem ótima reputação com a crítica.
A BP Select possui diversos clássicos, modernos e antigos, produzidos pelos maiores nomes do cinema, como Steven Spielberg, Martin Scorsese e Andrei Tarkovski.
Os clássicos dos anos 50, presentes na plataforma, são:
Grande obra feita pelo mestre do cinema, Elia Kazan, Sindicato de Ladrões é uma metáfora da situação de Hollywood à época que o filme foi lançado. Depois de ter militado pelo partido comunista e trabalhado na infiltração deste em Hollywood, o diretor se arrepende, depõe no congresso americano e se emenda pela traição que cometeu aos Estados Unidos.
Essa denúncia fez com que Kazan fosse muito perseguido em Hollywood.
Sua resposta aos perseguidores é artística: o filme conta a história de Terry, interpretado por Marlon Brando, um boxeador que se perdeu no mundo do crime, dominado por um sindicato maligno.
Esse sindicato impede o desenvolvimento das pessoas, dos trabalhadores honestos, mas Terry está disposto a defender a verdade e enfrentar esse establishment.
O filme trata da importância da defesa da verdade e dos valores e como tudo isto deve ser preservado. Mesmo que um sindicato, que no filme simboliza o aparato socialista ou o establishment, busque impedir isto.
Uma família de fazendeiros lida com conflitos internos e uma crise de fé.
É um clássico nórdico do diretor Carl Theodor Dreyer. O filme fala da temática da fé em uma família que um dos filhos acredita ser Jesus Cristo. Diante disso, há um drama em relação ao que é a palavra, o Evangelho dito ou pensado, e o que é a presença real divina.
O filme é muito bom para aqueles que procuram reflexões espirituais e filosóficas e procuram aprofundar nisso nas experiências cotidianas.
Em 1898, o imigrante irlandês Martin Maher é contratado como funcionário da academia militar West Point, nos Estados Unidos. Durante uma carreira de 50 anos, ele ascende ao posto de sargento e instrutor.
É um filme divertido para se ver com a família. Ele conta a história real de um imigrante irlandês que chega aos Estados Unidos. Lá ele encontra amigos, festas, o amor da sua vida e um motivo pelo qual lutar.
A BP Select estreou no dia 27 de setembro de 2021 e já possui mais de 47.000 assinantes. Trata-se de um streaming com filmes consagrados, produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis. A proposta da plataforma é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.
A BP Select foi criada para suprir três demandas do público da Brasil Paralelo:
Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.
Pensando na profundidade filosófica existente na arte do cinema, a Brasil Paralelo fez uma série de documentários com grandes intelectuais do Brasil e do mundo. São episódios fortes, imersivos, que destrincham muitos dos elementos que fazem o homem ser apaixonado por filmes.
Os documentários debatem o porquê de nós gostarmos tanto de filmes (e séries), se existe uma beleza objetiva na arte do cinema ou se os gostos são puramente subjetivos, se tudo é permitido.
Assista agora, gratuitamente, na plataforma da Brasil Paralelo.
Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre os melhores filmes dos anos 50?
A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.