Psicologia
3
min de leitura

Como ser uma pessoa mais madura? Veja mais de 20 dicas de psicólogos e especialistas renomados

A maturidade é encarada por muitos autores como o estado de espírito que permite alcançar a verdadeira realização. Veja dicas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/10/2023 12:35
Quadro de Frantisek Dvorak (1862-1927)

Aristóteles afirmava que cada ação do ser humano visa a felicidade; contudo, para atingir a realização pessoal e não se frustrar no caminho, as atitudes precisam ser tomadas com cuidado e com virtudes. 

A maturidade é encarada por muitos autores como o estado de espírito que permite alcançar a verdadeira realização.

Segundo Dom Rafael Llano Cifuentes:

"Experimentamos uma agradável sensação de confiança quando nos encontramos ao lado de uma pessoa que, pelas suas atitudes, pelo seu modo de encarar a vida e de abordar os problemas, parece ter uma abertura de cabeça e de coração capaz de avaliar corretamente as situações, de dar um parecer ponderado sobre o valor das coisas e das pessoas e, especialmente, de compreender-nos intimamente, de poder aconselhar-nos. Diante dessa pessoa, pensamos: «Eis uma pessoa cabal, firme, confiável, ponderada... Eis uma pessoa madura»" (A Maturidade, livro de Dom Rafael Llano Cifuentes).

Entenda o que é maturidade, o que é imaturidade e veja mais de 20 dicas para ser mais maduro.

  • Transforme seus momentos de “tempo jogado fora” em conhecimento com o Teller! Comece agora a ouvir audiolivros que vão mudar sua vida. Realizamos uma curadoria exclusiva para trazer apenas os melhores livros de grandes autores, trazendo temas como Psicologia, Literatura, Filosofia, História, Política, Economia e muito mais - Toque aqui para saber mais sobre o Teller.

O que você vai encontrar neste artigo?

O que é maturidade?

Segundo o dicionário Oxford Languages, a maturidade é a "condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida; termo último de desenvolvimento". Quando maturidade se refere a uma pessoa, o significado se torna psicológico, indicando alguém que sabe tomar decisões responsáveis, boas.

O psicólogo Jordan Peterson aponta a capacidade de adquirir e lidar com responsabilidades como um dos principais fatores de maturidade e sucesso pessoal. Segundo ele:

"Quanto mais responsabilidade você assume, mais sentido sua vida tem. Quanto mais ricas são as responsabilidades que você assume voluntariamente, mais rica será sua vida.

Digamos que você tenha quatro filhos. Isso é muita responsabilidade, será difícil, mas você terá sentido. [Digamos que] Você tem um emprego complicado, e nele você ajuda as carreiras das pessoas ao seu redor, você resolve problemas difíceis e auxilia a diminuir o sofrimento das pessoas ao seu redor e faz outras coisas do tipo.

Tudo isso é um peso, é responsabilidade, mas há glória nisso, uma verdadeira glória e um profundo significado. Você é capaz de muito mais do que pensa. Se levante, faça algo difícil e heróico, saia das suas limitações.

Essa é uma mensagem vital. Temos de ser mais do que somos, se não não sobreviveremos".

Características de uma pessoa madura

No livro A Maturidade, o Bispo Rafael Llano Cifuentes enumera algumas das principais características de uma pessoa madura:

  1. a firmeza interior de uma pessoa;
  2. a fusão harmônica entre o pensar, o sentir, o querer e o agir;
  3. a segurança e a serenidade no viver;
  4. a tomada de consciência das próprias limitações, do caráter reduzido das próprias energias, da índole transitória da vida humana;
  5. a compreensão do esforço que exige começar uma obra, dar-lhe continuidade e terminá-la cabalmente;
  6. a capacidade de dominar os impulsos para convertê-los em virtudes;
  7. o conhecimento objetivo e profundo das outras pessoas, das suas verdadeiras qualidades e também das suas carências, preguiças e desleixos, deslealdades e insinceridades, máscaras e teatralidades a abertura para os outros e a firme decisão de transformar a vida num serviço a todos.

Passos para se tornar uma pessoa madura

E como atingir esse estágio de vida madura? Para chegar neste nível de maturidade, o psicólogo Jordan Peterson enumerou 12 regras em um livro que se tornou um dos mais vendidos do mundo. Confira um resumo das dicas:

  1. Costas eretas, ombros para trás - a postura de uma pessoa tem a ver com a ordem interna de uma pessoa. Uma postura firme traz benefícios neurológicos e psiquiátricos, mostram pesquisas. A postura externa deve auxiliar no desenvolvimento de uma postura interna de fortaleza e resiliência;
  2. Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade;
  3. Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você;
  4. Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje;
  5. Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles - as crianças desandam de formas complexas caso não sejam treinadas, disciplinadas e encorajadas;
  6. Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo - “Se você não pode levar paz para sua casa, como ousa tentar governar uma cidade?”, questiona Peterson;
  7. Busque o que é significativo, não o que é conveniente - buscar apenas o prazer afasta as pessoas de atingir feitos gloriosos em sua vida, feitos que podem trazer a realização pessoal;
  8. Diga a verdade, ou, pelo menos, não minta - Quando Jordan Peterson percebeu que uma inverdade produz consequências indesejadas, mesmo se dita com boa intenção, começou a dizer a verdade - ou, pelo menos, não mentir.;
  9. Presuma que a pessoa com quem você está conversando possa saber algo que você não sabe, isso faz com que você aprenda mais e tenha melhores relações sociais;
  10. Seja preciso no que diz - de acordo com Peterson, as pessoas se recusam a especificar seus problemas, sendo que é exatamente isso que as possibilita encontrar uma solução. Colocar cada coisa no seu lugar permite encontrar soluções e desenvolver as diferentes realidades da vida;
  11. Não incomode as crianças quando estão andando de skate - superproteção dos filhos pode torná-los fracos e incapazes de lidar com a vida. Deixar que eles se arrisquem com cuidado pode trazer fortaleza e conhecimento ;
  12. Acaricie um gato ao encontrar um na rua - a vida traz diversos sofrimentos, mas às vezes surgem momentos extraordinários positivos. Para Jordan, esses momentos precisam ser aproveitados para que não nos esqueçamos que a vida é boa.

Mas, para além das ações que um indivíduo pode adotar conscientemente, sentimentos que desviam a pessoa do processo de maturidade podem surgir ao longo do caminho.

Inteligência emocional no processo de maturidade

Em grande medida, os seres humanos agem e se conectam pela emoção. As emoções participam na tomada de decisões relevantes, como a profissão a ser adotada e relacionamentos que durarão a vida toda.

Quando essas emoções saem do campo da normalidade e começam a ser expressadas de maneira desequilibrada, a pessoa se torna imatura. Saber o que é imaturidade e como lidar com os próprios sentimentos é um passo importante para ser mais maduro, afirma Rafael Llano Cifuentes.

O que é imaturidade?

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais