Devido ao lançamento da série A Sétima Arte, não teremos os programas diários nessa semana. Retornaremos com a programação normal no dia 01 de novembro.

Uma obra de arte sobre as alegrias e dificuldades do amor

A tênue alegria do amor entre a vivência jubilosa das emoções e a prudência equilibrada da razão.
Comunicação Brasil Paralelo
Compartilhe com amigos
4/2/2022

Uma exuberante pérola do cinema estreia essa semana na BP Select: o filme Razão e Sensibilidade (1995) de Ang Lee.

O filme conta a história de duas irmãs, Elinor Dashwood (Emma Thompson) e Marianne Dashwood (Kate Winslet), que, após a morte do pai, sofrem com dificuldades financeiras. A viúva, Sra. Dashwood, se muda com as filhas para um chalé em Devonshire, onde as irmãs começam a vivenciar os prazeres e as dores do amor. Marianne fica dividida entre o belo John Willoughby (Greg Wise) e o coronel Brandon (Alan Rickman). Enquanto isso, as esperanças românticas de Elinor com Edward Ferrars (Hugh Grant) são prejudicadas devido ao seu noivado anterior. Tanto Elinor quanto Marianne lutam pelo amor enquanto as circunstâncias de suas vidas mudam constantemente.

A obra retrata o contexto histórico do séc XIX, onde entrelaça com maestria a arte e a vida real, sem enaltecer exageradamente a razão, nem fazer uma apologia acentuada da sensibilidade.   

O filme é uma representação simbólica que nos trás uma reflexão sobre os elementos necessários para um amor duradouro e os fundamentos essenciais para um sólido vínculo afetivo que perdurará para toda a vida. 

Razão e Sensibilidade ganhou o Urso de Ouro em Berlim e os Globo de Ouro de Filme e Roteiro. Teve sete indicações para o Oscar, ganhando apenas o de melhor roteiro adaptado. O roteiro, que é uma adaptação do livro homônimo, escrito por Jane Austen e publicado em 1811, foi escrito pela própria Emma Thompson.

O filme Razão e Sensibilidade estreia na próxima quinta-feira, dia 04 de agosto, acompanhado de vídeo-análise e podcast exclusivos para os assinantes. Não perca essa estreia e assine a BP Select agora.

Ver todas as notícias