Antes de entender a logomarca, é necessário compreender o nome escolhido. Brasil Paralelo nada tem a ver com algum movimento político. Desde a concepção do negócio, a opção dos fundadores foi de serem absolutamente apartidários.
E o nome atual não foi a primeira ideia. O projeto mudou de nome algumas vezes antes da versão final. Passou por Brado (palavra presente no Hino Brasileiro) e Paralelo 15 (paralelo que passa sobre Brasília), entre outros nomes em inglês e português.
A inspiração para o nome Brasil Paralelo veio do filme Interestelar, do cineasta Christopher Nolan, muito apreciado pelos sócios. Nesse filme, o protagonista precisa salvar a humanidade do apocalipse terrestre, entrando em um buraco de minhoca no espaço e encontrando um planeta habitável em um universo paralelo.
Foi também do filme Interestelar que surgiu a ideia do logotipo, que tem o mesmo formato do Gargantua, a mais precisa representação de um buraco negro no cinema. Acrescentou-se a isso os traços característicos da bandeira do Brasil.
E por que a Brasil Paralelo tomou com símbolo um buraco negro, o do filme Interestelar?
Precisamente para dar a ideia de que a marca é a conexão com outra realidade, paralela, independente do Estado. Paralela, inclusive, ao que as pessoas estavam acostumadas a ver na mídia convencional.
O nome é uma referência a uma forma de agir, totalmente independente de dinheiro público, políticos ou leis de incentivo audiovisual, afinal, duas retas paralelas nunca se encontram.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP