This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Institucional
3
min de leitura

Um sinal de Esperança! Semana de Artes Clássicas 2022

Contrapondo a Semana de Arte Moderna de 1922, a Semana de Artes Clássicas eleva o que era desprezado.

Institucional
Por
Publicado em
25/7/2022 15:05

A Semana de Artes Clássicas foi um evento promovido pelo Instituto Hugo de São Vítor com patrocínio da Brasil Paralelo. Dos dias 20 a 23 de julho, atividades envolvendo pintura, escultura, teatro, música, poesia, literatura e Artes Liberais foram realizadas na Igreja Nossa Senhora das Dores em Porto Alegre. 

A Brasil Paralelo orgulhosamente patrocinou a Semana de Artes Clássicas por ver que trata-se de um evento alinhado com a missão da empresa: resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração dos brasileiros. 

De quarta a sábado a Igreja ficou lotada, assentos todos ocupados e muita gente de pé. 

As atividades culturais valorizaram justamente o que a Semana de Arte Moderna de 1922 considerava com desprezo.

Para os realizadores, o contato com o que a tradição tem de melhor pode mover, ensinar e inspirar. A Semana de Artes Clássicas surge para mostrar que o resgate cultural não está estagnado. 

Para promover uma renascença das artes clássicas, o meio escolhido foi a promoção do contato real com artistas e suas obras. 

O cronograma patrocinado pela Brasil Paralelo teve a seguinte estrutura:

  • As Artes Clássicas: Arte em geral da antiguidade ao barroco, as artes plásticas e a música. O primeiro dia encerrou-se com um sarau de poesias com obras de poetas contemporâneos brasileiros.
  • Chesterton e a Independência do Brasil: Em um dia dedicado à literatura, o autor destacado foi G. K. Chesterton. Leia mais sobre a vida deste grande escritor aqui.
  • As artes literárias da antiguidade: Palestrantes convidados explanaram sobre as grandes composições poéticas, retóricas e dialéticas de diversas épocas do Ocidente. O encerramento se deu com orquestra, coro e solistas apresentando: Concerto - Mozart e Vivaldi.
    No quarto e último dia, aconteceu o anual Congresso de Artes Liberais.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Um evento desse porte evidencia a responsabilidade que pessoas e grupos independentes têm. A escolha, nesse caso, é não esperar pelo Estado, não correr risco de ter que lidar com pautas que mais ferem a cultura do que a resgatam. 

No fim, A Brasil Paralelo patrocinou um sinal de esperança. 

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais