Devido ao lançamento da série A Sétima Arte, não teremos os programas diários nessa semana. Retornaremos com a programação normal no dia 01 de novembro.

Filme | Uma luta moral pela verdade e pela justiça na Corte Marcial americana

Um advogado, em defesa de dois soldados americanos, luta com todas as suas forças em prol da verdade e da justiça.
Comunicação Brasil Paralelo
Compartilhe com amigos
4/2/2022

Nossa estréia da vez é o Questão de Honra (1992), do diretor Rob Reiner.

O filme conta a história de um advogado militar - Tenente Daniel Kaffee (Tom Cruise) - que, inicialmente, tem poucas ambições virtuosas, sendo visto como um burguês, carreirista, mais voltado à vida hedonista.

Kaffee é chamado para defender dois soldados acusados de um assassinato na base de Guantánamo, em Cuba, que teriam recibido a ordem de um  "alerta vermelho": uma espécie de punição extra-oficial na qual um oficial ordena a subordinados que castiguem outro militar que não tenha se comportado corretamente.

Encontrando dificuldades para uma defesa honesta e justa, o Tenente Kaffee se vê obrigado a superar seus limites pessoais e adquirir as virtudes necessárias para lutar até o último momento em prol da verdade e da justiça.

O filme lida de forma magistral com as questões da necessidade da implementação prática da disciplina exigida em uma instituição como o exército, perante o dever de obediência cego, que sempre deve ser balanceado com a consciência humana do que é justo e legítimo.

Entrelaçada à trama, a temática nos convida a refletir sobre a necessidade da Honra, da Bondade, da Responsabilidade, e de como o Direito pode servir não só à oligarquia que detém os bastidores de seu poder, mas também, com a luta moral que se faz necessária, à Verdade e à Justica.

Questão de Honra, que concorreu a 4 Oscars, incluindo Melhor Filme, trata de um momento real histórico, da Guerra Fria, em uma base americana em solo Cubano, contando com um elenco de peso: Tom Cruise, Demi Moore, Jack Nicholson (que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante com esse papel), Kevin Pollak, Kevin Bacon, entre outros.

O filme Questão de Honra estreia nessa quinta-feira, 07/abril na plataforma de streaming da Brasil Paralelo.

Não perca essa estreia e assine a BP Select agora. Questão de Honra estreia na próxima quinta, 07/abril, acompanhado de vídeo-análise e podcast exclusivos para os assinantes para se aprofundar ainda mais nessa obra de grande peso.

Ver todas as notícias