Na última semana, a influenciadora e empresária Virgínia Fonseca, 26, viveu uma cena inusitada: sentada no plenário do Senado Federal, ela depôs como testemunha na CPI das Apostas (a chamada “CPI das Bets”).
Convocada por ser uma das principais divulgadoras de plataformas de jogos de online, ela enfrentou questionamentos duros e um clima tenso.
Em certo momento, discutiu com a senadora Soraya Thronicke, relatora da comissão, ao ser confrontada sobre os impactos de suas publicidades de apostas – um embate que viralizou nas redes sociais:
“Se é tão ruim, por que vocês não proíbem? Proíbe tudo, acaba com tudo.”
A participação gerou polêmica do início ao fim. Ao chegar usando um moletom preto com o rosto da filha estampado, óculos de grau e um copo rosa nas mãos, especulou-se que tentava passar uma imagem de ingenuidade:
Após o depoimento, agradeceu o respeito e o acolhimento dos senadores. Alguns deles, como Cleitinho e Soraya Thronicke, chegaram a tirar fotos com ela.
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Virgínia gerou incômodo no Congresso, que viu na proximidade um risco de banalizar os trabalhos da CPI.
Fora dali, também não faltaram críticas. Virgínia perdeu mais de 500 mil seguidores no Instagram em poucos dias, despencando de 53,4 milhões para 52,9 milhões.
Nos comentários, houve quem a apelidasse de “encantadora de pobres” e desejasse que “perdesse muitos milhões” de fãs, associando-a ao prejuízo de seguidores influenciados por suas propagandas de apostas.
Ainda assim, a apresentadora não pareceu assustada. Ao fim da sessão, posou para selfies com políticos e até atendeu o pedido de um senador para gravar um vídeo para a família dele – cenas que ilustram o alcance quase popstar da jovem empresária, mesmo em meio à polêmica.
O caminho até a repercussão pública no Senado começou de forma humilde. Em 2016, aos 17 anos, Virgínia pegou uma câmera e publicou seus primeiros vídeos no YouTube.
Logo no terceiro vídeo, em que mostrou sua playlist de funk, ela ultrapassou 100 mil inscritos, revelando um carisma nato para a internet.
Natural de Connecticut (EUA) e criada em Minas Gerais, Fonseca logo despontou nas redes e, em 2018, juntou-se ao influenciador Pedro Rezende (Rezendeevil) em Londrina, que namorava na época. Participando de desafios e vlogs ao lado do então namorado (já famoso na época), Virgínia viu suas visualizações e seguidores explodirem.
A parceria profissional e pessoal impulsionou sua notoriedade, mas teve um custo: ao encerrar o contrato com a agência de Rezende em 2020, ela foi condenada a pagar R$2 milhões por quebra de contrato.
Depois da experiência, reinventou-se. Ainda em 2020, assumiu namoro com o cantor Zé Felipe, filho do astro sertanejo Leonardo. A união ampliou sua visibilidade a patamares inéditos.
Virgínia passou a aparecer em clipes do marido e nas redes dos Leonardo, integrando-se a uma das famílias mais conhecidas do entretenimento brasileiro.
Tornou-se espécie de garota-propaganda de Zé Felipe, dançando e criando coreografias para as músicas dele nas redes, estratégia que ajudou hits do cantor a viralizarem no TikTok e Instagram, ao mesmo tempo em que reforçou a presença dela em múltiplas plataformas midiáticas.
A conexão com um clã já famoso abriu as portas para um público além da internet, e em pouco tempo a influenciadora transformou seguidores em consumidores fiéis.
Com a base de fãs em expansão, Virgínia profissionalizou sua influência. Em 2021, aos 22 anos, casada e grávida da primeira filha, ela lançou a marca de cosméticos WePink, uma linha de produtos de beleza que rapidamente se mostrou um fenômeno de vendas.
Segundo afirmou na CPI, em 2024, a empresa faturou R$750 milhões.
Atualmente, possui desde agências de publicidade a linhas de produtos infantis.
Hoje, além da fortuna acumulada – estimada em centenas de milhões de reais – Virgínia Possui audiência de 53 milhões de seguidores só no Instagram, transformando engajamento em lucro seja com produtos próprios ou publicidade para outras marcas. De acordo com a revista Veja, em uma única live de vendas, chegou a arrecadar R$22 milhões em 13 horas, prova de seu poder de conversão.
Em abril de 2024, estreou no SBT com o programa Sabadou com Virgínia, exibido nas noites de sábado. Já no episódio de estreia, que coincidiu com seu aniversário de 25 anos, o programa alcançou picos de 5 pontos no Ibope em São Paulo, conquistando a vice-liderança no horário. Nos meses seguintes, a atração elevou em mais de 50% a audiência da emissora nesse dia da semana, garantindo uma nova temporada para 2025 e atraindo grandes anunciantes.
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