A maior seca dos últimos 44 anos está comprometendo a respiração das pessoas. Na ausência de chuvas para os próximos dias, médicos recomendam tomar cuidado para não adoecer ou piorar condições pré-existentes.
Mohamad Saada, da clínica Respirar, contou que é preciso ter cuidados especiais nestes dias, especialmente com o nariz. Ele explica que o órgão é o primeiro filtro do ar. É lá que ele será aquecido e adequado ao organismo.
“Quando o tempo está muito, muito seco, a umidade do nariz cai e, com isso, ele tem dificuldade em filtrar o ar e dificuldade em reter partículas”.
Algumas dicas para ajudar a lidar com a situação são:
1- Cuidado com o momento em que o ar é pior
O otorrinolaringologista explica ainda que a qualidade do ar é pior entre às 11h e às 17h, Por isso, recomenda que as pessoas evitem fazer quaisquer tipos de exercícios nesse período.
“O início da manhã ou à noite são melhores para a prática de exercícios, sempre acompanhado de muita hidratação”.
4 - Evite bebidas açucaradas
Não é qualquer líquido que hidrata. É importante evitar bebidas açucaradas, como refrigerantes. O açúcar pode fazer com que o corpo perca água, provocando desidratação.
3 - Faça lavagem nasal
Uma das principais dicas de Mohamad Saada é a lavagem nasal. Ela pode ser feita entre duas e três vezes ao dia. Para isso, é preciso usar soro fisiológico.
Segundo ele, o ideal é realizar a técnica de alto volume. Em seu canal no YouTube, ele ensina a forma correta de realizar o procedimento e tira dúvidas sobre a técnica. Assista abaixo:



.webp)





.jpg)















