Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Mãe procura a PM e salva bebê de engasgo

Corporação é treinada para ajudar em casos de emergência como esse.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/12/2024 19:18
4º Batalhão da PM - Divulgação

Uma menina de 9 dias de vida foi salva por policiais militares de Vila Velha, a 12 km de Vitória (ES). A pequena Ester engasgou com o leite materno, deixando a mãe desesperada.  

A mãe da menina, Camila, correu com a menina para o 4º Batalhão da Polícia Militar. A criança já se encontrava em estado crítico, com as vias respiratórias obstruídas e ficando arroxeada. Lá, o cabo Jackson, o soldado Vinícius e o soldado Sindy usaram a Manobra de Heimlich para salvar a vida de Ester.

A técnica consiste em aplicar compressões abdominais rápidas e firmes abaixo do diafragma, ajudando a expulsar o que está bloqueando as vias aéreas. 

No caso de bebês, é preciso virar a criança com a cabeça levemente inclinada para baixo. Veja a simulação:

Simulação da Manobra de Heimlich, que salvou menina em Vila Velha. A técnica foi aplicada por policiais militares após a mãe procurar os agentes. Foto: Secretaria de Saúde do Paraná. 

Importância do Atendimento Imediato

O caso de Ester destaca a importância de saber como agir em situações de emergência. Engasgos em bebês são mais comuns do que se imagina e podem ocorrer de forma repentina. 

A tenente do Corpo de bombeiro Joana Firmino ressalta que é importante que os pais saibam executar técnicas de primeiros socorros em seus filhos, em casos de emergência:

“Pode não dar tempo de o socorro chegar”

Ela afirma que, em caso de emergência, os pais  devem imediatamente procurar o hospital mais próximo ou o Corpo de Bombeiros. 

O incidente em Vila Velha serve como um alerta para pais e cuidadores sobre a importância de estar preparado em situações emergenciais. 

Joana esclarece que para crianças abaixo de dois anos a indicação é de tapotagem nas costas, ou seja, e cinco compressões cardíacas, até a criança desengasgar.

“Se a criança chegar a perder a consciência totalmente, será necessário iniciar a manobra de reanimação. O protocolo é basicamente esse”.

Mãe agradece: “anjos”

A corporação gravou um vídeo alertando os pais e cuidadores sobre os riscos dos engasgos e orientou as pessoas sobre o que fazer nesses casos. Já a mãe, agradeceu aos militares. 

“Foram anjos que salvaram minha filha”, disse Camila.

Veja o vídeo: 

Ver essa foto no Instagram

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais