Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou um novo mapa-múndi. A inovação coloca o Brasil no centro do mundo. O Hemisfério Sul foi parar no topo, em uma configuração invertida em relação aos mapas tradicionais.
"A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no Brics e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025", afirmou Pochmann, em uma rede social.
Um novo olhar sobre o mundo
Esse novo mapa do IBGE inverte a posição Norte e Sul. O instituto diz buscar uma reflexão para dar destaque à importância crescente do Sul Global no cenário internacional.
O mapa também realça os países membros do BRICS, do Mercosul, nações de língua portuguesa e o bioma amazônico. Cidades como Rio de Janeiro (capital do BRICS, no contexto do mapa), Belém (sede da COP 30) e Ceará (sede do Triplo Fórum Internacional) também são destacadas.
Crise no IBGE: Pochmann é alvo de críticas por autoritarismo
Pochmann é considerado uma figura controversa. Ele está atualmente no centro de uma crise interna na instituição.
O IBGE é um órgão público fundamental. É responsável por calcular indicadores importantes da economia brasileira. Entre eles estão o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação oficial.
O corpo técnico do instituto manifestou preocupação. Os servidores temem perda de credibilidade do órgão sob a gestão atual.
Em janeiro deste ano (2025), foi divulgada uma carta aberta. Mais de 600 servidores assinaram o documento. A carta acusava Pochmann de práticas de autoritarismo. Na época, o presidente do IBGE reagiu às críticas dos servidores. Veja o vídeo em que Lula sai em defesa da indicação de Pochmann, afirmando ser “um dos grandes intelectuais desse país".
No momento em que o país se prepara para sediar a COP 30, conferência da ONU sobre o clima, em Belém, o lançamento do mapa é visto como uma ação estratégica. O objetivo é fomentar o debate sobre o papel do Brasil e do Sul Global nas discussões e decisões mundiais.
COP 30 em Belém: clima, finanças e o Acordo de Paris
A COP 30 é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O evento está previsto para novembro deste ano (2025).
Será sediado em Belém (PA) e vai debater questões-chave sobre o clima. Essas discussões devem orientar o principal evento da ONU sobre a crise climática global.
O objetivo central da COP 30 é implementar as estratégias do Acordo de Paris. Este acordo foi firmado em 2015. Sua meta principal é conter o aquecimento global.
O limite buscado é abaixo de 2°C até o final do século. Para alcançar isso, é considerado indispensável ampliar os investimentos.
O foco é a preservação ambiental nos países em desenvolvimento. Trata-se de uma articulação complexa. Pretende-se alcançar a cifra de US$ 1 trilhão por ano para esse fim (cerca de R$ 5,2 trilhões anuais, na cotação atual).
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.