Devido ao lançamento da série A Sétima Arte, não teremos os programas diários nessa semana. Retornaremos com a programação normal no dia 01 de novembro.

Dois filmes sobre a busca da superação humana em prol da honra.

Um grupo de jovens prisioneiros de guerra, e um oficial inglês que busca sua honra perdida são as histórias dessa semana.
Comunicação Brasil Paralelo
Compartilhe com amigos
4/2/2022

As estréias dessa semana nos trazem um cenário comum: A luta da superação humana na conquista da honra. 

“Os 23 Prisioneiros do Iraque” (2019), do diretor e roteirista iraniano Mahdi Jafar, retrata uma história real, ocorrida em 1982, durante a Guerra Irã-Iraque 1980-1988.

Um grupo de 23 adolescentes, entre 13 e 17 anos, voluntários do exército iraniano, foram sequestrados pelas tropas iraquianas em 1982. O ditador Saddam Hussein tentou usá-los como propaganda para a guerra, mas os jovens resistiram bravamente à propaganda enganosa.

Com imagens reais da época, o filme faz uma ótima combinação da realidade com o ficcional, que, somado com os dramas da guerra e do amadurecimento dos jovens prisioneiros, consegue muito bem nos inserir na vida dos jovens soldados.

“Lord Jim” (1965), de Richard Brooks, é baseado em um livro homônimo de 1900, de Joseph Conrad. Esse livro já havia sido adaptado para o cinema (mudo) em 1925 por Victor Fleming.

Esse filme clássico, que conta com um grande elenco, exprime a busca atormentada da redenção psicológica e honrosa de um homem, inserido num mundo que não lhe permite uma segunda chance.

James Burke (Peter O'Toole) é o oficial de um navio inglês que durante um furacão, covardemente abandona o navio deixando seus passageiros para morrer afogados. 

Após perder sua honra, Jim procura uma forma de se redimir de seu erro, não só perante à marinha inglesa, como também para si próprio.

Ele encontra uma oportunidade em uma tribo no Oriente - que o chama de Lord Jim - onde se voluntaria para comandar uma revolta contra um governante mal-intencionado, conhecido como “O General”. 

“Os 23 Prisioneiros do Iraque” e “Lord Jim” estreiam nessa quinta-feira, 31/março na plataforma de streaming da Brasil Paralelo.

Não perca essa estreia dupla e assine a BP Select agora. Os filmes estreiam na próxima quinta, 31/março, acompanhado de vídeo-análise e podcast exclusivos para os assinantes para se aprofundar ainda mais nessas duas grandes e enriquecedoras obras.

Ver todas as notícias