Devido ao lançamento da série A Sétima Arte, não teremos os programas diários nessa semana. Retornaremos com a programação normal no dia 01 de novembro.

Nota de falecimento: Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Família Imperial do Brasil

Hoje, 15 de julho de 2022, faleceu em São Paulo, aos 84 anos de idade, o trineto de Dom Pedro II, Chefe da Família Imperial do Brasil.
Comunicação Brasil Paralelo
Compartilhe com amigos
17/1/2022

A Casa Imperial comunicou nesta data de 15/07/2022 o falecimento do Senhor Dom Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, Chefe da Família Imperial do Brasil, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança, legítimo depositário dos direitos ao Trono e à Coroa do Brasil – de jure, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil - conforme descrição no site da Casa Imperial.

Faleceu em São Paulo, aos 84 anos de idade. 

As origens da Família Imperial Brasileira remetem à data de 12 de outubro de 1822, quando Dom Pedro de Alcântara de Bragança foi aclamado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

Os Imperadores do Brasil eram membros da Casa de Bragança, reinante desde 1640 e descendente do Rei Dom Afonso I, que em 1139 fundou o Reino de Portugal. 

Em 1864, a Princesa Imperial do Brasil, Dona Isabel de Bragança, filha e herdeira do Imperador Dom Pedro II, foi desposada pelo Príncipe Gastão de Orleans, Conde d’Eu, membro da Família Real Francesa. 

De sua descendência é que provém a Casa de Orleans e Bragança, isto é, a Casa Imperial do Brasil.

Dom Luiz nasceu no dia 6 de junho de 1938, no Balneário de Mandelieu-la-Napoule, Sul da França, sendo o primogênito dos doze filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

Trineto de Dom Pedro II, foi sucessor na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil, sucessor dinástico dos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e da Princesa Dona Isabel.

Com o falecimento do Senhor Dom Luiz, sucede-o como Chefe da Família Imperial do Brasil seu irmão, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

Dom Luiz dedicou-se a percorrer o Brasil participando de encontros monárquicos. Viajou também aos Estados Unidos e à Europa, proferindo palestras, participando de eventos culturais e fazendo-se presente em ocasiões de relevo da realeza europeia.

Independentemente da coloração político-partidária, mantinha correspondências e audiências com interessados em suas opiniões sobre as mais variadas questões, sobretudo envolvendo o Brasil.

A equipe Brasil Paralelo envia suas condolências a toda a família.

Ver todas as notícias