Notícia
3
min de leitura

Faleceu Elizabeth II, rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Aos 96 anos de idade, faleceu a monarca que governou o Reino Unido por mais tempo na história. Conheça a vida e a biografia da Rainha Elizabeth II.

Atualidades
Comunicação Brasil Paralelo

Aos 96 anos de idade, faleceu a Rainha Elizabeth II. No início de sua vida, Elizabeth Alexandra Mary sequer tinha a possibilidade de estar na sucessão real, mesmo assim foi a regente com o reinado mais longo de toda a história britânica.

Líder da Comunidade das Nações e Defensora da Fé, seu legado marcou a história do Reino Unido. Conheça sua vida e sua biografia.

Infância e juventude da Rainha Elizabeth

No dia 21 de abril de 1926, nasceu Elizabeth Alexandra Mary, em Londres, na Inglaterra. Filha mais velha do príncipe Albert, Duque de York e sua esposa a rainha consorte da Inglaterra, Elizabeth Bowes-Lyon.

família-elizabeth
A jovem princesa Elizabeth (direita) com sua irmã Margaret e seus pais, quando eles eram duque e duquesa de York.

A pequena Elizabeth não tinha perspectivas de ascender ao trono, uma vez que o rei em exercício era seu tio Edward VIII. Em 1936, o rei abdicou em favor do pai de Elizabeth, colocando-a na sucessão real do trono inglês.

O rei George VI assumiu o trono do Reino Unido. Elizabeth II teve uma educação esmerada, sua mãe cuidou de supervisionar todo o processo de aprendizado e nomear uma governanta para ministrar a educação da princesa. Marion Crawford foi a nomeada para o ofício.

O tutor que foi indicado para ensinar história à futura rainha foi Clarence Henry Kennett Marten. Elizabeth também recebeu aulas particulares de música e línguas.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Elizabeth e sua irmã, a princesa Margaret Rose, foram enviadas em segurança para o castelo de Balmoral, na Escócia.

Em 1947, a princesa Elizabeth II viajou com a família em uma viagem oficial para a África do Sul.

Após o retorno, a família real anunciou oficialmente o casamento de Elizabeth com seu primo distante, o tenente Philip Mountbatten da Marinha Real, ex-príncipe Philip da Grécia e Dinamarca.

Casamento da Rainha Elizabeth

O casamento de Elizabeth com Philip ocorreu na Abadia de Westminster, no dia 20 de novembro de 1947.

casamento-elizabeth-philip
Foto tirada no casamento da princesa Elizabeth com Philip.

Às vésperas do casamento, o rei conferiu a Philip os títulos de duque de Edimburgo, conde de Merioneth e barão de Greenwich. O novo casal tomou como residência o palácio Clarence House, em Londres.

Um ano após o casamento, tiveram o primeiro filho, o príncipe Charles, no dia 14 de novembro.

A rainha Elizabeth e o príncipe-consorte Philip tiveram quatro filhos:

  1. príncipe Charles (14/11/1948) - Príncipe de Gales;
  2. princesa Anne (15/08/1950) - Princesa Real;
  3. príncipe Andrew (19/02/1960) - Duque de York;
  4. príncipe Edward (10/03/1964) - Conde de Wessex e Visconde de Severn.

Ascensão ao trono

No verão de 1951, a saúde do rei George VI entrou em um quadro grave. A princesa Elizabeth começou a representá-lo em diversos compromissos de Estado. Como a marcha militar tradicional da guarda britânica o Trooping the Colour e a uma viagem oficial aos Estados Unidos e ao Canadá.

Em janeiro de 1952, Elizabeth e o príncipe Philip viajavam para um tour na Austrália e Nova Zelândia, mas tiveram de interrompê-lo após receberem notícias de que o rei havia falecido, no dia 6 de fevereiro.

Imediatamente, a agora Rainha Elizabeth voou para Londres. Ela passou os três primeiros meses de seu reinado em luto absoluto.

No verão, a rainha se mudou com sua família para a nova residência real, o palácio de Buckingham. No palácio, assumiu os deveres de sua função e conduziu sua primeira sessão no parlamento, no dia 4 de novembro de 1952.

Sua coroação oficial foi na Abadia de Westminster, no dia 2 de junho de 1953.

Em novembro de 1953, a rainha e o príncipe consorte, Philip, duque de Edimburgo, fizeram um tour de seis meses ao redor do mundo pela Comunidade das Nações.

Entre os destinos estavam:

  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Canadá;
  • Estados Unidos;
  • Índia.

Pela primeira vez na história, Austrália, Nova Zelândia e Índia receberam um monarca britânico em exercício.

Elizabeth II também foi a primeira monarca britânica a visitar a América do Sul (1968) e os países do Golfo Pérsico (1979).

Na sucessão da rainha Elizabeth, o príncipe Charles tornou-se o herdeiro aparente. Esta investidura se deu no dia primeiro de julho de 1969.

Em 1977, a rainha comemorou o jubileu de prata de seu reinado. Com 25 anos de reinado, Elizabeth II presidiu em Londres um banquete que foi atendido pelos líderes das 36 nações da Comunidade das Nações.

As tentativas de modernização da monarquia

Diante das novidades que a modernidade foi impondo à monarquia, a rainha soube adaptar-se. Em 1970, ela permitiu o televisionamento da vida doméstica da família real. No ano de 1978, consentiu com a dissolução formal do casamento de sua irmã.

Na década de 90, a rainha enfrentou inúmeros desafios. O que a levou a chamar o ano de 1992 de “annus horribilis” da família real. Neste ano, sucederam as seguintes tragédias:

  • o divórcio do príncipe Charles e a princesa Diana;
  • o divórcio do príncipe Andrew e a duquesa de York, Sarah;
  • um incêndio atingiu o palácio real de Windsor.

Tudo isto, em um contexto de recessão que atormentava a Inglaterra. Tudo colaborou para prejudicar a opinião pública sobre a monarquia britânica.

A separação do príncipe Charles foi muito mal recebida. A princesa Diana era amada no mundo inteiro e seu trabalho filantrópico era extremamente apreciado.

Com a morte de Diana, em 1997, as críticas pioraram. A rainha inicialmente havia recusado uma homenagem ao falecimento de Diana no palácio de Buckingham. Após as críticas, a rainha voltou atrás e colocou a bandeira nacional do palácio na metade do mastro em sinal oficial de luto.

Em 2002, a rainha celebrou seu jubileu de ouro, completando 50 anos no trono britânico. A data foi celebrada com festividades em Londres por vários dias. A monarquia voltou a encontrar o apoio do povo do Reino Unido e as comemorações foram bem atendidas.

Em 2005 o príncipe Charles se casou com Camilla Parker Bowles, o casamento foi bem recebido pelo povo britânico.

Em abril de 2011, Elizabeth conduziu a família nas celebrações do casamento de seu neto, príncipe William de Gales com Catherine Middleton, moça considerada plebéia.

Em maio de 2011, a princesa Elizabeth II superou o rei George III e conquistou o segundo reinado mais longo da história britânica. Neste mesmo mês, viajou para a Irlanda se tornando o primeiro monarca inglês a visitar a República Irlandesa e a pisar no território, desde 1911.

Em 2012, com 60 anos de reinado, a rainha comemorou o jubileu de diamante. Em 9 de setembro de 2015, superou a rainha Vitória e estabeleceu novo recorde de reinado mais longo da história britânica, com mais de 63 anos e 216 dias.

Em 2017, o príncipe-consorte Philip retirou-se oficialmente da vida pública. A rainha também optou por diminuir suas aparições públicas. Para Elizabeth, Philip era:

“Ele simplesmente foi minha força e estabilidade todos esses anos.” declarou a princesa, na ocasião do aniversário de 50 anos de seu casamento em 1997.

Em março de 2020, após um processo controverso, o príncipe Harry, duque de Sussex e a sua esposa, Meghan, duquesa de Sussex, abdicaram dos títulos e deveres reais.

Após sete décadas de casamento, príncipe-consorte Philip enfrentou inúmeros problemas de saúde, vindo a óbito em abril de 2021. Devido à pandemia do Covid-19, a rainha Elizabeth sentou-se sozinha em um banco na capela de St. George, no castelo de Windsor, para atender ao funeral do marido.

As fotos do ocorrido saíram na mídia, foi trágico ver a rainha sozinha e isolada, mas ao mesmo tempo, o gesto revelou sua força, dignidade e coragem que marcaram todo seu reinado.

elizabeth-funeral-philip
Elizabeth sentada sozinha no funeral de seu marido.

Em junho de 2022, o Reino Unido celebrou os 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II. Jubileu de Prata, as comemorações contaram com:

  • quatro dias de feriado nacional;
  • a cerimônia do Trooping the Colour;
  • uma cerimônia de ação de graças;
  • e um concerto de música pop no palácio de Buckingham.

Após um longo e próspero reinado, a saúde da rainha dava sinais de esgotamento. Devido aos problemas, ela envolveu-se pouco nas celebrações dos seus 70 anos de reinado.

Com o quadro de piora de sua saúde, a rainha quebrou uma tradição real ao nomear o novo primeiro-ministro inglês no castelo de Balmoral, na Escócia, ao invés da tradicional nomeação em Buckingham.

O falecimento da Rainha Elizabeth II

Elizabeth tornou-se conhecida por sua simplicidade na vida de corte e por participar diretamente nos assuntos de Estado. Além disso, liderou a Comunidade das Nações e foi considerada defensora da fé e das tradições da monarquia britânica, num contexto de rápidas mudanças promovidas pela modernidade.

Seu reinado foi mundialmente conhecido por sua forte liderança e pela estabilidade que ela trouxe ao Reino Unido e ao mundo.

Na sua vida privada, gostava de praticar equitação e era conhecida pela habilidade no esporte e pelo gosto de assistir corridas.

No dia 8 de setembro de 2022, com 96 anos de idade, a rainha faleceu no castelo de Balmoral, na Escócia.

Milhares de pessoas se reuniram do lado de fora do Palácio de Buckingham chorando e cantando o hino "Deus salve a Rainha" em uma demonstração espontânea de emoção após a divulgação da notícia de que a rainha Elizabeth havia morrido.

Mais Notícias
No items found.

DE DESCONTO

Escolha sua BP

Uma Brasil Paralelo para cada momento da sua vida

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP