Psicologia
3
min de leitura

Conheça o Teste de Szondi — o teste que revela o que há de mais profundo na alma

Conheça o teste de Szondi, a ferramenta criada por um dos maiores psicanalistas para revelar o segredo da alma. Faça o teste aqui.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/9/2021 15:35
-

O teste de Szondi se propõe a revelar a angústia mais profunda da alma de quem se submete a ele. O diagnóstico permite ao indivíduo a descoberta de seu principal problema psicológico, libertando-o para buscar uma solução eficaz.  

Considerado por Olavo de Carvalho como um dos maiores expoentes da psicanálise, Szondi, o psicólogo que foi perseguido pelos nazistas, desenvolveu uma teoria diferente dos demais psicanalistas de seu século. Antes da descoberta do DNA, Szondi já havia elaborado uma teoria sobre a hereditariedade das características dos familiares.

O foco de sua psicologia é ensinar como desenvolver uma personalidade autêntica, livre de influências manipuladoras externas existentes desde a infância.  

A importância do seu teste está no fato de buscar revelar estas influências negativas, já que muitas vezes a própria pessoa influenciada não as conhece.

O que você vai encontrar neste artigo?

Introdução ao teste

O teste de Szondi possui a psicologia de seu criador como base. Szondi descobriu o pré-determinismo familiar, ou seja, características da família que guiam a pessoa em uma determinada direção, mas que podem ser alteradas.

Sua psicologia será abordada posteriormente.

Grande parte das pessoas que tem algum problema psicológico, seja grave ou ameno, não entende por que sofre com certos problemas.

O que gerou a doença na alma pode estar apagado na memória devido à distância temporal, à atividade do subconsciente ou à força do trauma.

No teste de Szondi, a causa do problema é revelada. Assim, possibilita-se um diagnóstico mais adequado, permitindo que se busque o melhor tratamento.

Szondi-Lipot-elaborou-a-teoria-do-incosciente-familiar

O teste

No teste original, o paciente devia analisar 6 imagens de 8 grupos de fotos de pessoas com problemas psiquiátricos.

Ele tinha, então, que escolher as duas fotos que mais o agradassem, e as duas que mais o desagradassem

Para conseguir interpretar adequadamente os resultados, Szondi criou um método muito complexo.

O psicólogo considerava não somente o número e escolhas por grupo, mas a relação entre eles, a presença de perfis sindromáticos, índices sociais e sexuais, análise do perfil de frente e do perfil complementar etc.

Todavia, a dificuldade de diagnóstico fez com que não houvessem muitos resultados satisfatórios. A pequena quantidade de casos empiricamente comprovados não bastou para que o teste fosse disseminado junto com os demais escritos de sucesso de Szondi.

Contudo, recentemente, uma simplificação do teste foi desenvolvida. O novo método alcançou melhores resultados que o primeiro.

No novo teste, o paciente deve analisar 8 fotos que constavam no original e escolher a pessoa que mais o desagradar, aquela que causa mais repulsa. A imagem escolhida revelará a principal patologia psicológica da pessoa.

Abaixo, está o novo teste com seus diagnósticos.

O teste de Szondi

os-8-rostos-do-teste-de-Szondi

Resultados

Número 1 — O sadista

De acordo com o Teste de Szondi, você provavelmente foi dominado por muitas figuras autoritárias, como pais e professores. Então, reprime o desejo de dominar os outros, já que foi dominado nos seus anos formativos. Você é passivo e amigável, e adora agradar as pessoas.

Dito isso, reage defensivamente de forma passivo-agressiva quando sente que alguém tenta te dominar. Essa é sua maneira de castigá-lo indiretamente.

No fundo, você ama ver o sofrimento físico ou emocional de outras pessoas, apesar de, conscientemente, fazer o seu melhor para ignorar tais pensamentos quando eles aparecem.

Repressão: o desejo de dominar os outros.

Negação: desenvolvimento de uma personalidade pacífica e inofensiva. Sempre ajudar os outros.

Sublimação: criação de barreiras quando você não quer fazer algo (por exemplo, trabalhar até tarde). Na defensiva, age passivo-agressivamente, ou seja, mantém parte do comportamento habitual passivo, mas passa a ficar agressivo para não realizar a tarefa indesejada.

Número 2 — O epiléptico

De acordo com o Teste de Szondi, você reage a tudo de forma intensa, bem ou mal. Uma vez que desde criança aprendeu que fazer certas coisas não é certo, recusa-se a deixar emoções negativas como raiva, impulsividade ou irritabilidade se manifestarem.

Sendo assim, você provavelmente usa uma máscara emocional muito pesada e é bom em esconder os sentimentos negativos dos outros sempre que eles surgem. A isso você compensa agindo de forma mansa e agradável. E as pessoas provavelmente te veem como pacífico e confiável.

Apesar disso, sob pressão, você pode explodir por conta desses sentimentos negativos e a maioria das pessoas fica surpresa, uma vez que você nunca pareceu ser negativo.

Repressão: sentimentos de raiva, irritabilidade e agressão.

Negação: tornar-se uma pessoa mansa e amigável, e passar a impressão de responsabilidade.

Sublimação: explosões raras quando estressado ou provocado.

Número 3 — O catatônico

De acordo com o Teste de Szondi, você provavelmente é alguém inteligente com uma mente superativa. Isso não é ruim, certo? Bom, há uma compensação. Na tentativa de se manter na realidade e lutar contra seu cérebro superativo, você provavelmente se tornou obediente, inibido e fortemente orientado por regras.

Você não tem consciência de suas necessidades físicas e emocionais, bem como a dos outros, e frequentemente se sente desconectado e perdido.

Repressão: hiperatividade mental, também chamado de imaginação superativa.

Negação: adoção de comportamentos “estereotipados”. Você luta para não ter uma personalidade que seja forte e marcante.  

Sublimação: agir frequentemente na defensiva e gostar de seguir um conjunto de regras determinadas.

Número 4 — O esquizofrênico

De acordo com o Teste de Szondi, se você escolheu esta mulher, está provavelmente reprimindo a apatia pelos outros. Provavelmente, tem dificuldade em se conectar com os outros. Relacionar-se é um desafio para você, talvez até consigo mesmo.

Seus relacionamentos provavelmente são superficiais. Para compensá-lo, você é sociável. Adora passar tempo com os amigos e a família. De certa forma, este é o seu jeito de mascarar a solidão e o isolamento.

Repressão: sentimentos de apatia para com os outros.

Negação: ser uma pessoa muito sociável, com um círculo de amizades grande.

Sublimação: não conversar sobre sentimentos de isolamento, ou sua falta de verdadeira afeição pelos outros.

Número 5 — O histérico

De acordo com o Teste de Szondi, você provavelmente está reprimindo tendências de querer chamar a atenção. Você ouviu dos adultos desde pequeno que não deveria se exibir. Sendo assim, você provavelmente é uma pessoa modesta e sincera.

Mas no fundo, você ama ser o centro das atenções e encantar os outros. Embora você raramente seja o centro das atenções, quando é, fica extasiado. Possivelmente, você é alguém que presta atenção em detalhes.

Como evidência de seus esforços, você cuida da aparência. Isso pode ser seu eu inconsciente que se exibe, enquanto seu eu consciente continua a agir com modéstia.

Repressão: desejo por atenção e admiração.

Negação: agir modestamente, manter-se longe dos holofotes.

Sublimação: escolher trabalhos e hobbies raros ou extravagantes. Normalmente, tenta se manter elegante e bem vestido.

Número 6 — O depressivo

De acordo com o Teste de Szondi, você é superficialmente feliz e animado, como se não tivesse uma preocupação no mundo. Bom, isso é o que você mostra aos outros, pelo menos. No fundo, você está provavelmente lidando com sentimentos de inutilidade, desgosto de si mesmo e culpa.

Você provavelmente se distrai desses sentimentos focando no trabalho ou em outras pessoas. Baixa autoestima também está associada com essa escolha.

Escolher essa imagem não significa que você esteja depressivo, mas que tem uma predisposição a emoções negativas.

Repressão: sentimentos de desvalorização, inutilidade e inadequação.

Negação: desenvolvimento de um exterior feliz e animado. Focar no trabalho e nos amigos.

Sublimação: assumir o papel de “psicólogo” dos outros, procurando soluções para os problemas alheios.

Número 7 — O maníaco

De acordo com o Teste de Szondi, você provavelmente é muito lógico, maduro e equilibrado. Você não gosta de caos nem exibições excessivas de emoções. Possivelmente, você fica irritado quando as pessoas falam alto, ou possuem crenças radicais.

Por dentro, você está reprimindo tendências hiperativas que o fariam perder o controle. No fundo, pode ser que você seja impulsivo e tenha dificuldade em lidar com extremos de energia.

Provavelmente, seus pais ou professores tentaram fazer você “se acalmar” quando era criança.

Repressão: impulsividade e níveis altos de energia.

Negação: ser lógico, razoável e equilibrado, e desenvolver ódio pelos excessos.

Sublimação: evitar lugares ligados a tentações, como cassinos.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais