Grandes acontecimentos de nossa história são comumente retratados no cinema. Assim como a vida imita a arte, a arte se inspira na vida. Essa seleção de filmes sobre a guerra do Vietnã mostra, através do entretenimento, uma das guerras mais relevantes da história da humanidade — tanto por suas consequências políticas, quanto pelo contexto em que ocorreu.
Em 1959 o mundo estava dividido em dois grandes blocos. De um lado a potência capitalista, os Estados Unidos, e do outro a potência comunista, a União Soviética. Esses países jogavam o xadrez da geopolítica disputando cada espaço no mundo, e não foi diferente com o Vietnã.
A Guerra do Vietnã foi protagonizada por uma disputa interna entre o norte e o sul do país de 1959 a 1975, mas essa polarização interna acabou sofrendo forte interferência externa quando os Estados Unidos entraram ao lado do Sul e a URSS financiou o norte.
Esse tipo de conflito é apelidado de guerra por procuração, quando grandes potências usam conflitos menores para poderem se enfrentar sem que a coisa escale para uma guerra mundial.
Foram aproximadamente 3 milhões de mortos em uma guerra que mobilizou o mundo e, após o seu fim, passou a ser muito retratada nos cinemas. Este artigo selecionou os 14 melhores filmes sobre a Guerra do Vietnã.
Neste filme Mel Gibson interpreta Hal Moore, um tenente-coronel que luta na Guerra do Vietnã ao lado dos Estados Unidos. Ele e seus 400 colegas são cercados por mais de 2 mil soldados vietnamitas. A batalha se desenrola de maneira muito violenta, entrando para a história militar com o nome de batalha do Vale da Morte.
Esse filme foi feito a partir de imagens reais do conflito e roteirizado com uma pesquisa histórica bem fundamentada. Ele analisa e narra os acontecimentos sem fazer a defesa dos americanos ou norte-vietnamitas.
As imagens reais usadas no filme, só foram possíveis pois a Guerra do Vietnã foi um conflito marcado pelo hábito dos soldados americanos de fazerem fotografias e filmagens. Além da presença da imprensa que gravava e relatava o máximo que conseguia.
O filme contém cenas fortes e violentas. É uma narrativa que mostra de maneira crua o que foi a guerra. Além do conflito bélico, os protestos nos Estados Unidos e as tensões políticas dentro do próprio Vietnã são analisados.
O documentário conta com 10 episódios e começa mostrando o que causou a guerra e termina com as consequências da saída dos Estados Unidos.
No Brasil, o filme estará disponível em breve no Streaming da Brasil Paralelo. Do seu celular ou computador, é possível assistir aos 10 episódios em alta qualidade e com legendas em português.
Assinando o streaming da Brasil Paralelo, você também terá acesso à análise do filme em um podcast exclusivo. Clique no link e veja como se tornar membro.
Em 1965, Adrian Cronauer vai para o Vietnã trabalhar como locutor na Rádio Saigon, que pertence ao governo dos Estados Unidos da América. Ele começa a chamar muita atenção por sua maneira leve e divertida de conduzir a locução.
Todas as manhãs, iniciava gritando o seu bordão “Bom dia, Vietnã!”. Além disso, selecionava músicas ousadas que não haviam sido aprovadas por seus supervisores.
Com um humor apurado, Cronauer conquista a audiência, mas gera raiva em seu supervisor, Steven Hauk, que tenta sabotá-lo.
Um dos grandes destaques do filme é a atuação de Robin Williams que fez o protagonista. Além do ator, o dublador do personagem para o português, Garcia Júnior, recebeu muitos elogios pela sua dublagem que eternizou o bordão “Bom dia, Vietnã” no público brasileiro.
Durante o ano de 1966, na Guerra do Vietnã, um sargento jura vingança aos vietnamitas pela morte de um soldado que era seu amigo. Durante a viagem e com seu ódio pelos vietnamitas, ele rapta uma jovem do Vietnã para que ela seja frequentemente estuprada pelos soldados.
Um soldado chamado Eriksson percebe o absurdo da situação, recusa-se a fazer parte disso e luta para denunciar o ocorrido.
Soldados são treinados pelo sargento Hartmann de maneira muito intensa. O objetivo é transformá-los em verdadeiras máquinas para combaterem na Guerra do Vietnã. Após eles se tornarem fuzileiros navais, são enviados para o conflito e encontram um ambiente perigoso e assustador.
Um coronel aposentado do exército norte-americano tenta durante dez anos conseguir do governo alguma informação sobre o desaparecimento do seu filho. Em 1972, ele havia sido considerado desaparecido da Guerra do Vietnã.
Como o governo se recusava a procurar seu filho, o coronel Cal montou um grupo de homens para resgatar o seu filho Frank por conta própria. Cal recebe o apoio financeiro de MacGregor, um milionário que tinha seu filho como prisioneiro na Guerra do Vietnã. O grupo encontra um clima perigoso e assustador na guerra, o que deixa a missão muito complicada.
Operários de uma fábrica na Pensilvânia se alistam às forças armadas dos Estados Unidos da América para lutarem na Guerra do Vietnã. Seus nomes são Michael, Steven e Nick.
A despedida é feita na festa de casamento do Steven, após isso, partem para o conflito. Tempos depois, são capturados pelos vietcongues, nome com que os americanos apelidaram os soldados do Vietnã do Norte, e passam por torturas psicológicas e físicas, tendo até que participar de uma roleta russa.
Roleta russa é um jogo usado em tortura em que um revólver é carregado com apenas uma bala e cada pessoa deve apertar o gatilho contra a própria cabeça após girar o tambor. Se essa pessoa der sorte, a bala não estará na agulha. É dessa tortura terrível que esses três amigos lutam muito para fugir.
Em 1971, os Estados Unidos foi dividido pelo aumento da violência na Guerra do Vietnã, milhares de jovens seguiam perdendo a vida no conflito. Com tantas mortes, o governo precisa, então, investir no recrutamento de mais pessoas.
Na cidade de Fort Polk, no estado da Louisiana, um grupo de jovens recrutas estão em treinamento para ir à luta. Seguindo a polarização nacional sobre essa guerra, os jovens possuem opiniões diferentes sobre o conflito.
Enquanto Jim Paxton vê a guerra como uma oportunidade de ser um herói e entrar para a história, Roland Bozz vê a guerra como um absurdo e desrespeita seus superiores com a intenção de ser expulso do exército.
Mesmo com essas discordância, Jim e Roland vão se aproximando e tornando-se líderes de um grupo de soldados que treinam em um campo conhecido como Tigerland. Em pouco tempo, esses homens serão enviados para a Guerra do Vietnã.
A Guerra do Vietnã não é o foco do filme, mas ambienta o cenário da trama. Forrest Gump é um homem que possui um QI baixo, uma inocência quase infantil e um coração de ouro. Ele enxerga a vida de maneira muito positiva e as coisas vão acontecendo de modo a inseri-lo em momentos importantes da História dos Estados Unidos da América.
Um desses acontecimentos é a Guerra do Vietnã, onde Forrest luta e volta recebendo uma medalha de honra. Além de lutar no conflito, ele também vivencia dentro dos Estados Unidos as manifestações contra a guerra e o crescimento do movimento da contracultura.
Entre humor e drama, o filme consegue causar profundas reflexões em quem assiste. Muitas frases repletas de significado são ditas de maneira natural ao decorrer da trama.
Um jovem recruta chamado Chris chega a um batalhão na Guerra do Vietnã. Ao contrário de muitas pessoas que foram forçados para o conflito, Chris foi como voluntário por acreditar que era seu dever servir ao exército assim como fizeram seu avô e seu pai.
Com o passar do tempo, Chris vem mudando a visão com a qual enxergava a guerra e passa a presenciar uma carnificina que não parecia fazer sentido para nenhum dos lados.
A missão de encontrar e eliminar o comandante das Forças Especiais, que parece ter enlouquecido, foi dada ao Capitão Willard. Esse comandante, que é o Coronel Kurtz, fugiu para as selvas durante a Guerra do Vietnã. Kurtz é visto pelos americanos como um traidor que precisa ser neutralizado.
Em média, as pessoas gastam 18 minutos para escolherem um filme. Supondo que a pessoa assista a quatro filmes por semana, ela gastaria quase cinco horas por mês apenas passando o catálogo.
O pesquisador Barry Schwartz criou um conceito chamado de “Paradoxo da Escolha”. Ele afirma que as pessoas fazem cerca de 35 mil escolhas por dia. E isso acontece o tempo todo, escolher um filme é um bom exemplo.
As pessoas afirmam ter a sensação de não ter nada para assistir mesmo com o catálogo cheio de opções. Isso faz com que elas passem mais tempo procurando algo bom, do que de fato aproveitando os filmes.
É por isso que o streaming da Brasil Paralelo foi criado. Agora você pode apertar o play sem medo.
Todos os filmes presentes no streaming são selecionados pela sua qualidade. Além do mais, você contará com análises e explicações para aproveitar o máximo possível do seu tempo.
Chega de perder tempo com filme ruim ou horas do seu mês buscando algo bom para assistir. Tenha um streaming no qual confiar, assine a Brasil Paralelo.
Clique no link e assine agora!
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP