Confira a lista de 14 filmes sobre a Guerra do Vietnã para você se divertir e aprender ao mesmo tempo.
Os Melhores Filmes sobre a Guerra do Vietnã vão fazer você aprender sobre uma das guerras mais relevantes do mundo de maneira descontraída e divertida.
Grandes acontecimentos de nossa história são comumente retratados no cinema.Assim como a vida imita a arte, a arte se inspira na vida. Essa seleção de filmes sobre a guerra do Vietnã mostra, através do entretenimento, uma das guerras mais relevantes da história da humanidade — tanto por suas consequências políticas, quanto pelo contexto em que ocorreu.
Em 1959 o mundo estava dividido em dois grandes blocos.De um lado a potência capitalista, os Estados Unidos, e do outro a potência comunista, a União Soviética. Esses países jogavam o xadrez da geopolítica disputando cada espaço no mundo, e não foi diferente com o Vietnã.
A Guerra do Vietnã foi protagonizada por uma disputa interna entre o norte e o sul do país de 1959 a 1975, mas essa polarização interna acabou sofrendo forte interferência externa quando os Estados Unidos entraram ao lado do Sul e a URSS financiou o norte.
Esse tipo de conflito é apelidado de guerra por procuração, quando grandes potências usam conflitos menores para poderem se enfrentar sem que a coisa escale para uma guerra mundial.
Foram aproximadamente 3 milhões de mortos em uma guerra que mobilizou o mundo e, após o seu fim, passou a ser muito retratada nos cinemas. Este artigo selecionou os 14 melhores filmes sobre a Guerra do Vietnã.
Para bem compreender a Guerra do Vietnã, você precisa saber o que foi a Guerra Fria. Clique no link e leia o resumo completo.
Fomos Heróis (2002)
Neste filme Mel Gibson interpreta Hal Moore, um tenente-coronel que luta na Guerra do Vietnã ao lado dos Estados Unidos. Ele e seus 400 colegas são cercados por mais de 2 mil soldados vietnamitas. A batalha se desenrola de maneira muito violenta, entrando para a história militar com o nome de batalha do Vale da Morte.
A Guerra do Vietnã: um filme de Ken Burns e Lynn Novick (2017)
Esse filme foi feito a partir de imagens reais do conflito e roteirizado com uma pesquisa histórica bem fundamentada. Ele analisa e narra os acontecimentos sem fazer a defesa dos americanos ou norte-vietnamitas.
As imagens reais usadas no filme, só foram possíveis pois a Guerra do Vietnã foi um conflito marcado pelo hábito dos soldados americanos de fazerem fotografias e filmagens. Além da presença da imprensa que gravava e relatava o máximo que conseguia.
O filme contém cenas fortes e violentas. É uma narrativa que mostra de maneira crua o que foi a guerra. Além do conflito bélico, os protestos nos Estados Unidos e as tensões políticas dentro do próprio Vietnã são analisados.
O documentário conta com 10 episódios e começa mostrando o que causou a guerra e termina com as consequências da saída dos Estados Unidos.
Onde assistir A Guerra do Vietnã: um filme de Ken Burns e Lynn Novick? (Vietnam War)
No Brasil, o filme estará disponível em breve no Streaming da Brasil Paralelo. Do seu celular ou computador, é possível assistir aos 10 episódios em alta qualidade e com legendas em português.
Assinando o streaming da Brasil Paralelo, você também terá acesso à análise do filme em um podcast exclusivo. Clique no link e veja como se tornar membro.
Bom dia, Vietnã (1988)
Em 1965, Adrian Cronauer vai para o Vietnã trabalhar como locutor na Rádio Saigon, que pertence ao governo dos Estados Unidos da América. Ele começa a chamar muita atenção por sua maneira leve e divertida de conduzir a locução.
Todas as manhãs, iniciava gritando o seu bordão “Bom dia, Vietnã!”. Além disso, selecionava músicas ousadas que não haviam sido aprovadas por seus supervisores.
Com um humor apurado, Cronauer conquista a audiência, mas gera raiva em seu supervisor, Steven Hauk, que tenta sabotá-lo.
Um dos grandes destaques do filme é a atuação de Robin Williams que fez o protagonista. Além do ator, o dublador do personagem para o português, Garcia Júnior, recebeu muitos elogios pela sua dublagem que eternizou o bordão “Bom dia, Vietnã” no público brasileiro.