Luan Licidonio Bez é sócio e CRO da Brasil Paralelo. Escreve sobre marketing, gestão e publicidade. Conteúdo sem wokismo, colocando a busca pela verdade acima de gatilhos mentais vazios ou da vontade de fazer coro a pautas identitárias.
Antes de entrar para a Brasil Paralelo, trabalhei durante 4 anos na na mesma instituição onde estudei. Era assistente de marketing e sempre fui muito querido pelos meus superiores. Mas tudo estava para mudar.
Surgiu uma oportunidade e fui convidado para trabalhar em uma startup. Aceitei o novo desafio.
Assumi o cargo de coordenador de marketing. No primeiro mês, esperei pelas atividades que deveria concluir, atividades que nunca chegavam. Era de se esperar que um profissional recém chegado recebesse detalhes do cargo, procedimentos padrão da empresa ou algo semelhante, mas… não.
O que chegava era cobrança por resultado e meta. Aquilo me fazia muito mal, um mal que vocês não fazem ideia. Aquela dinâmica não fazia sentido na minha cabeça. A empresa não tinha um foco? Pior ainda, a empresa não tinha personalidade?
Era algo tão estranho para mim que eu tinha que expor aquilo para as pessoas mais próximas.
Elas me escutavam falando sobre essa situação e provavelmente achavam mais estranho ainda. Vivendo com esse conflito, a sabedoria dos mais velhos veio ao meu auxílio.
Nesse momento de dificuldades, percebi ainda mais a importância da experiência. Sempre tive um excelente relacionamento com o meu sogro, pessoa tranquila e querida por todos. Um ouvinte 5 estrelas, daqueles que transmitem respeito e caridade.
Conversando com ele em um evento típico de família, disse que não sabia mais o que fazer, que a empresa estava perdida. Nessa hora, ele me olhou bem e soltou uma red pill que mudou para sempre a minha visão sobre o trabalho.
Enquanto eu reclamava que eles não sabiam o que queriam, que a empresa era desorganizada… ele me respondeu:
"É exatamente isso. Eles têm um problema, mas não sabem como resolver. Por isso tu está lá."
Pronto. Foi isso. Depois de uma breve fala eu tinha entendido, a dinâmica tinha mudado. Minha postura não podia ser apenas operacional. O resultado dependia exclusivamente da minha iniciativa em IDENTIFICAR e RESOLVER os problemas.
Aquilo mexeu comigo seriamente. Foi fundamental para a minha vida profissional. Quando entrei na Brasil Paralelo, já cheguei com outra mentalidade, tudo graças a essa conversa.
Escrevo isso pois quero que você entenda de uma vez por todas: você é 100% responsável por resolver os problemas em sua volta.
Não interessa se o seu chefe não sabe delegar. Se a empresa é capenga. Ou sei lá qual outra desculpa você tem dado ultimamente. Você sempre vai se destacar por resolver os problemas que os outros não conseguem solucionar. Nunca o contrário.
Se você fizer apenas o que já está claro que deve ser feito, qual é a diferença entre você e um robô?
Muitas pessoas vivem dizendo que X profissão será desbancada pelas máquinas, que a função Y está com os dias contados, mas diante da complexidade da vida humana eu me pergunto até onde vão essas possibilidades.
É impressionante como as situações humanas são variáveis, muitas vezes complexas e outras vezes difíceis. É preciso uma inteligência de carne e osso para identificar o que deve ser feito, que enxergue a tendência humana em uma situação e em um assunto.
Coisas simples e previsíveis? Sim, provavelmente robôs tomarão nossos lugares, mas em assuntos elevados não.
O marketing, principalmente, é uma profissão humana. O fato de lidarmos com vontades pessoais faz com que tenhamos que inovar sempre, são muitas mudanças para lidarmos. Constantemente o mercado se altera, constantemente fazemos testes para achar o método mais adequado de vendas, para saber como elaborar novos produtos que vendam.
Se não houver pessoas que assumam a responsabilidade para guiar o grupo diante das marés da vida, o mercado irá engolir a empresa. É comum que algumas empresas utilizem robôs para os atendimentos ao cliente, mas não na Brasil Paralelo.
Aqui nós temos um time completo de Customer Success que interage diretamente com o cliente para solucionar seus problemas. É um contato humano, honesto e profissional. Não é à toa que conquistamos o prêmio Reclame Aqui 2021. Pessoas fazem a diferença, especialmente as pessoas que assumem suas responsabilidades.
Então, meu caro leitor, lembre-se, você é 100% responsável por resolver os problemas a sua volta.
Faz sentido? Se sim, compartilhe essa coluna. Até a próxima.