Notícia
3
min de leitura

Aborto da garota de 11 anos e o fim do direito constitucional ao aborto nos EUA - entenda os 2 casos

Na mesma semana de junho de 2022, um bebê de 7 meses foi abortado no Brasil e o direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos foi declarado inexistente, no país que mais promovia a prática. Este cenário reacendeu a discussão acerca da permissão ou não do aborto, levando as pessoas a se indagarem mais sobre o assunto. No Brasil, o caso do aborto que abalou o país possui mais informações do que foi divulgado por parte da mídia. Todos esses acontecimentos geraram fortes reações, tanto no Brasil quanto nos EUA.

Outras
Comunicação Brasil Paralelo

O caso da garota de 11 anos

O caso aconteceu no município de Tijucas, em Santa Catarina. Tudo começou quando a mãe da garota suspeitou da sua gravidez antes do aniversário de 11 anos da filha. A menina estava tendo enjoos e a barriga estava crescendo. Pensando na possibilidade da filha estar grávida, a mãe fez a garota realizar um teste de gravidez de farmácia.

O teste deu positivo, a menina tinha um filho com 7 meses de idade, 29 semanas, pronto para nascer. Logo após a descoberta, a mãe imediatamente levou a filha para interromper o desenvolvimento da vida da sua neta.

Segundo a jornalista Letícia Alves, em reportagem ao Brasil Sem Medo, a menina de 11 anos, grávida de 29 semanas, foi abusada pelo filho de seu padrasto, um outro menor de idade, de 13 anos. O fato foi divulgado pela Polícia Civil de Santa Catarina, que informou que o inquérito policial já foi concluído e remetido ao judiciário e ao Ministério Público do Estado.

A família buscou o Conselho Tutelar de Tijucas para realizar o aborto, mesmo o bebêm tendo 29 semanas. Depois, foram até o hospital de referência no serviço de aborto legalizado, o HU da UFSC. A garota foi internada para fazer os exames e os procedimentos preparatórios para a realização do aborto.

Contudo, a equipe médica negou fazer o aborto após analisar o caso. A filha da garota de 11 anos possuía mais de 20 semanas, o hospital só realiza abortos legalizados até 20 semanas. Nessa fase da gestação dos bebês, o processo do nascimento pode ser realizado com certa segurança.

O primeiro laudo médico afirmou que a garota poderia dar à luz ao bebê.

Dois dias depois da negativa do aborto, a promotora da cidade instaurou ação cautelar para que a garota fosse afastada dos pais. Segundo ela, a prisão deveria ser feita:

 "até verificar-se que não se encontra mais em situação de risco [de violência sexual] e possa retornar para a família natural”

A juíza Joana Ribeiro Zimmer acatou o pedido, enviando a garota para uma instituição de acolhimento para crianças em situação de risco. No local, a juíza entrevistou a garota para entender a situação na qual ela se situava.

Reação da população brasileira perante o caso

Durante a entrevista, a juíza perguntou se a jovem conseguiria manter a gravidez para que a vida da bebê fosse preservada. O vídeo foi divulgado ilegalmente por diversas mídias, gerando reações adversas.

Diversos grupos manifestaram-se contra a juíza, alegando que a garota deveria interromper a vida da filha.

A página "Quebrando o Tabu" afirmou que o aborto foi um alívio.

Em contrapartida, muitos brasileiros manifestaram-se contra o aborto. A hastag "Aborto NÃO" alcançou o segundo lugar dos trending topics do Twitter no dia 24 de junho, após a morte da filha da garota.

O presidente da República manifestou-se em defesa da vida, lamentando o ocorrido.

Segunda pesquisas, a maioria da população brasileira é contrária ao aborto. Uma pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas, entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2021, concluiu que 79% dos brasileiros são contrários à legalização do aborto.

O bebê foi abortado

Mesmo o parto sendo viável, a mãe procurou a justiça e pediu para que o aborto de sua filha fosse demandado judicialmente, impedindo o hospital de negar o procedimento. 

No dia 22 de junho de 2022, o Ministério Público Federal ordenou que o aborto da garota fosse realizado. A notícia foi divulgada no dia 23/06.

O cerne da disputa sobre o aborto gira em torno de 1 questão: quando começa a vida? Se a vida começar na fecundação, o aborto é assassinato, se não, o aborto é apenas a extração de células contidas na mulher. Leia o artigo da Brasil Paralelo para entender as diversas posições.

Fim do aborto constitucional nos EUA

Um dia após a notícia do aborto da garota de 11 anos, no dia 24 de junho, a Suprema Corte dos Estados Unidos da América declarou que não existe direito constitucional ao aborto no país. A medida ocorreu no país que mais promove o aborto no mundo.

Segundo o juiz da Suprema Corte dos EUA, Samuel Alito:

“Roe estava flagrantemente errada desde o início. A lógica foi excepcionalmente fraca, e a decisão teve consequências danosas. E longe de trazer uma solução nacional para a questão do aborto, Roe e Casey inflamaram o debate e aprofundaram a divisão”.

Antes do ano 1973, o aborto era proibido nos Estados Unidos da América. Após o caso jurídico de Roe vs. Wade, um processo permeado de dúvidas, os EUA passaram a ser um dos países que mais praticam e investem no aborto do mundo.

Estima-se que quase 65 milhões de seres humanos tenham sido legalmente assassinados no útero materno em seus estágios iniciais de desenvolvimento desde o resultado do caso Roe vs. Wade

Segundo o site Worldometers, cuja base de cálculo são os números oficiais de cada governo, 22% de todas as gravidezes nos EUA terminam em aborto provocado, desconsiderando-se os abortos espontâneos.

O aborto não foi legalizado pelos representantes do povo, o poder legislativo, mas pelo judiciário. 

A Suprema Corte começou a discutir a legalidade do aborto no país após um processo de 2018. Neste ano, a ONG Women's Health Organization demandou judicialmente uma corte federal sobre a lei do Mississipi que restringia o aborto após 15 semanas de gravidez.

O estado do Mississipi recorreu à Suprema Corte no final de 2020, que julgou a questão no dia 24/06. O órgão máximo da justiça estadunidense afirmou não existir um direito constitucional ao aborto, permitindo que o Estado proiba a prática.

A constituição dos EUA não possui artigos ou princípios que determinem o aborto como um direito no país.

O caso Roe vs. Wade possui diversas irregularidades que inspiraram os juízes a reverter o caso.

Irregularidades do caso Roe vs. Wade

Roe é um pseudônimo. Enquanto o processo estava sendo julgado, a justiça estadunidense preservou a identidade da autora da ação. Anos depois da sentença, Norma McCorvey veio à tona, a verdadeira Roe. Segundo ela, seu depoimento era uma mentira.

Norma passava por uma fase complicada de sua vida, estava envolvida com drogas e não tinha emprego fixo, o que a levou a perder a guarda de suas 2 filhas.

Sem saber o que fazer, Norma procurou as advogadas feministas, Sarah Weddington e Linda Coffee. Elas eram defensoras do aborto e já lutavam para que a prática a interrupção da vida fosse aprovada.

O caso de Norma ocorreu no Texas, estado conservador que não planejava legalizar o aborto. Dessa maneira, as duas advogadas convenceram Norma, a “Roe”, a mentir que havia sido estuprada para sensibilizar os juízes e facilitar a aprovação. Foi o que aconteceu.

Norma contou que o caso foi uma mentira anos depois da sentença, disse ainda que se arrependeu do que fez. Norma se converteu ao catolicismo e passou a militar contra o aborto até o final de sua vida, em 2017.

Os juízes da Suprema Corte da época aprovaram o aborto com base no princípio da privacidade, presente na Constituição dos EUA. Eles afirmaram que a mulher tem o poder de decidir sobre a vida de seu filho de forma individual, sem os demais saberem.

Uma parcela de juristas da época defendeu que o direito à vida é superior ao da privacidade, e que o filho não é parte da mãe, garantido a sua sobrevivência independente da vontade da mãe. 

Outros juristas também defenderam que a matéria é de responsabilidade do legislativo, não do judiciário, já que a definição dos crimes e das penas são feitas pelos representantes do povo, sendo o papel dos juízes aplicar a lei, não defini-la.

O entendimento dos juízes atuais está entre os entendimentos opostos aos juízes de Roe vs. Wade, que decidiaram a legalização do aborto com uma vitória de 7 contra 2. Desde a sentença de Roe vs. Wade, 65 milhões de bebês não puderam desenvolver suas biografias.

Histórias que só podem ser contadas porque não foram interrompidas

Os assinantes da BP Select têm acesso exclusivo ao documentário Human Life.

O filme investiga o tema da vida humana e propõe que, mesmo em meio aos piores sofrimentos e dificuldades, a vida sempre vale a pena.

Temas como o dom da vida e o aborto, precisam ser levados ao maior número possível de pessoas.

Compartilhe essa estreia com sua família e amigos. A partir dessa produção, é possível evidenciar o valor da vida e, quem sabe, transformar pontos finais em pontos de partida.

E para que você já comece a se emocionar com algumas histórias sobre o valor da vida, a Brasil Paralelo criou e produziu um e-book especialmente para esse lançamento:

Obrigado pela Vida - Bebês que desafiaram a medicina e sobreviveram mesmo com médicos recomentando o aborto.

Conheça emocionantes histórias em que famílias, mesmo diante dos piores cenários, não fecharam as portas à vida.

Assine agora a BP Select e tenha acesso ao documentário Human Life e muito mais:

  • + de 50 produções originais;
  • + de 300 entrevistas exclusivas;
  • programação diária;
  • catálogo de filmes selecionados;
  • análises e podcasts;
  • catálogo infantil com desenhos seguros.

Torne-se membro da Brasil Paralelo.

Compatilhe essa estreia com sua família e amigos. Com a sua ajuda, podemos compartilhar o valor da vida e, quem sabe, transformar pontos finais em pontos de partida.

Mais Notícias
No items found.

DE DESCONTO

Escolha sua BP

Uma Brasil Paralelo para cada momento da sua vida

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP