This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Presépio natalino é o "evangelho vivo", declarou o Papa Francisco

Objeto de decoração é carregado de simbologia cristã e representa a família

Por
Publicado em
21/12/2022 10:22

A tradição de montar o presépio na decoração natalina transcende a estética do ambiente. "O presépio é como um evangelho vivo que transborda das páginas da Sagrada Escritura", descreveu o Papa Francisco em Carta Apostólica sobre o valor espiritual desse objeto que tanto simboliza o Natal.  

Presépio também representa a união no núcleo familiar, segundo a arquiteta Thais Fontenelle, coordenadora de projetos de interior da Harrods, uma das mais tradicionais e luxuosas lojas de departamento do mundo, localizada em Londres

"O presépio  é algo indispensável na decoração natalina, pois além de toda simbologia cristã que carrega, ele é imbuído de beleza e nunca sai de moda. Representa a tradição, o verdadeiro significado do Natal, que é a família reunida em torno de Jesus", frisou a arquiteta. 

Fontenelle explica que os presépios não devem ser restritos a decorações caras e chiques:

"Simples objetos feitos de materiais naturais, como madeira, tricô e palha já deixam o ambiente repleto de sentido. Também vale investir em peças de antiquários".

Para montar o presépio, algumas recomendações são: 

  • Assim como a árvore natalina, o presépio deve ficar montado até 6 de janeiro, Dia de Reis
  • Para saber o tamanho ideal do presépio é necessário levar em consideração as proporções da sua casa ou apartamento. Se o espaço for pequeno, opte por presépios com poucas peças
  • Prefira montar o presépio ao lado da árvore de Natal, num lugar de fácil visualização e boa iluminação
  • As figuras indispensáveis no presépio são: José, Maria, os três reis magos, anjos, animais, pastores e a estrela de Belém. O Menino Jesus deve ser colocado na manjedoura  no dia 25, completando assim a Sagrada Família.

A arquiteta Crisna Rodrigues selecionou para a BP outros itens de decoração natalina carregados de simbologia cristã:

Velas 

As velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas. Velas remetem ao sagrado; uma tradição que vem de longe e dá charme à decoração;

Galhos e folhas secas

A festa natalina fica mais rica com itens rústicos, principalmente quando ligados ao nascimento de Jesus. Galhos e folhas secas compõem muito bem esse tipo de decoração; 

Elementos em verde e vermelho 

Cores tradicionais do Natal, verde e vermelho não são usadas à toa. O verde é símbolo de esperança, natureza e espiritualidade; já o vermelho remete à celebração, vitalidade, conquista, amor e afeto. 

Laços

O Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo e estimula a troca de presentes. O laço é o principal representante desse momento, por isso, é indispensável na composição de decor.

Estrelas

A estrela representa também o nascimento de Jesus e esse item não precisa ficar apenas no topo da árvore. Usar a estrela em estampas, arranjos, cortinas e até como pendentes é uma boa opção de variar os itens de coração saiam do lugar-comum. 

Especial de Natal da BP

Arrumar a casa para o Natal é uma forma de tornar os encontros familiares ainda mais propícios para a união e a fraternidade.

É sobre esses valores que a BP discute nos Especial de Natal 2022. 

Dividido em três episódios, o programa teve sua estreia no 19/12 e abordou o tema "Reconciliação"; no segundo episódio (21/12), o programa fala sobre "Dedicação", enfatizando amor, doação e entrega a causas que beneficiem o próximo. 

O terceiro e último será exibido amanhã (22) e abordará o tema "Porto Seguro". A ideia é levar ao público a refletir sobre quem é a pessoa para quem ela  sempre pode voltar.

Perdão, compreensão, fraternidade e amor também serão abordados no programa por convidados especiais.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais