This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Comunismo chinês leva músicos a perder a capacidade musical

Em 10 anos de repressão, uma geração de músicos teve a cultura afetada e foi um ucraniano quem descobriu o problema.

Por
Publicado em
4/2/2022 11:39

Em 1966, eclodiu a Revolução Cultural na China Comunista de Mao Tsé-Tung. Ao todo, foram 10 anos de um período negro na história chinesa. Mao eliminou todas as representações culturais externas da cultura local.

Qualquer elemento capitalista deveria ser "purgado" e isso deixou consequências imensuráveis para a nação chinesa.

Em 1979, já com uma política de reabertura comercial, mas mantendo a linha dura do socialismo, a China, em parceria com os EUA, recebeu o violinista Isaac Stern para uma viagem cultural.

A equipe vinda dos Estados Unidos deveria conhecer a música clássica chinesa e promover apresentações nas principais cidades do país.

O que parecia ser apenas um tour foi transformado em uma documentação histórica. Isaac percebeu que os alunos e músicos profissionais que foram educados durante a Revolução Cultural haviam perdido parte de sua capacidade musical.

A repressão do regime afetou a capacidade cognitiva dos músicos.

Essa transformação não era observável nos músicos mais novos que foram educados fora do período rígido da revolução maoísta.

A visita causou uma profunda impressão nos músicos chineses. As filmagens foram transformadas em um documentário ganhador de Oscar:

"De Mao a Mozart: Isaac Stern na China"
Os chineses ficaram muito agradecidos a Stern por todos os ensinamentos.

Anos depois do documentário ter sido retirado de circulação, a BP Select reapresenta De Mao a Mozart (1981) para todos os seus assinantes.

Se você ainda não conhece a BP Select e o catálogo de filmes apresentados pela Brasil Paralelo, clique aqui para conferir.

Relacionadas

Todas
No items found.
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais