Devido ao lançamento da série A Sétima Arte, não teremos os programas diários nessa semana. Retornaremos com a programação normal no dia 01 de novembro.

Uma Grande Aposta contra todo o sistema financeiro americano

A história real de investidores que descobrem falcatruas envolvendo grandes bancos, fundos e o governo americano, levando a um iminente colapso econômico global.
Comunicação Brasil Paralelo
Compartilhe com amigos
4/2/2022

Essa semana a BP Select aposta em uma estreia vultosa: A Grande Aposta (2015) do diretor Adam Mckay.

O filme conta a história real da bolha no mercado financeiro dos EUA em 2008, sob a perspectiva de alguns investidores que anteveram o crash e se posicionaram vendidos contra o mercado, apostando nessa grande queda.

O nome do filme em inglês é The Big Short, contendo um trocadilho com a palavra Short, que - além de poder ser traduzida por “pequeno” - é também um termo utilizado no Mercado Financeiro para operações de venda, que objetiva o lucro com a queda dos valores do ativo proposto.

Essa Grande Venda (Big Short) foi a aposta que os protagonistas fizeram ao entrar em posições vendedoras, com grande capital, acreditando na queda do sistema financeiro americano.

Adam Mckay, que além de diretor, também assina o roteiro do longa em parceria com Charles Randolph, consegue com maestria nos guiar na exploração das descobertas que levam os personagens a acreditar no estouro da bolha. O filme utiliza bastante termos técnicos do mercado financeiro para nos imergir no cenário, enquanto contrapõe com personagens fora do sistema financeiro, que explica melhor ao espectador os detalhes dos acontecimentos em linguagem comum.

A Grande Aposta consegue trazer um tema pesado - e de certa forma traumático para os EUA - apresentando a realidade e crueldade do Mercado Financeiro, sem ser violento e descomedido. A trama equilibra muito bem momentos de tensão e momentos de comédia que facilitam a experiência de quem não é um expert dos pormenores do sistema financeiro.

A obra também é uma advertência ao perigo do egoísmo humano que ignora todas as consequências de seus atos em prol do hedonismo e dos retornos financeiros. O filme mostra como os grandes do Mercado Financeiro são capazes de manipular o sistema e lucrar discriminadamente, mesmo sabendo dos resultados catastróficos que vão afetar as pessoas comuns.

A Grande Aposta, que trás um elenco de grandes estrelas de Hollywood como Christian Bale, Ryan Gosling e Brad Pitt, concorreu a 5 Oscars, incluindo Melhor Direção, e Melhor Roteiro, mas acabou levando só a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.

O filme A Grande Aposta estreia na próxima quinta-feira, dia 12 de julho, acompanhado de vídeo-análise e podcast exclusivos para os assinantes. Não perca essa estreia e assine a BP Select agora.

Ver todas as notícias