Ao chegar na Vila de Paranapiacaba, os visitantes têm a sensação de fazer uma verdadeira viagem no tempo. A arquitetura inglesa e portuguesa se misturam com uma vegetação legitimamente brasileira: a Mata Atlântica.
Isso torna a cidade única e encantadora. Próximo à Serra do Mar, Paranapiacaba também chama a atenção pela neblina que cobre a cidade de forma a trazer um clima misterioso ao lugar.
Neste cenário, foi gravado o filme “Oficina do Diabo” da Brasil Paralelo. Uma produção que conta a história de Pedro, um jovem que é provocado pelo demônio Fausto e Natan a ceder a tentações que o afastam de Deus.
A cidade foi essencial para ambientar a história do filme e criar o cenário perfeito para a reflexão proposta pelo roteiro.
Agora o filme voltará à cidade para ser exibido no 24º FESTIVAL DE INVERNO DE PARANAPIACABA, amanhã, às 19h no Cine Lyra.
O evento acontece nos dias 19, 20, 26 e 27 de julho. A realizadora, Prefeitura de Santo André, preparou um guia sobre como chegar ao local. Clique aqui para acessá-lo.
A História de Paranapiacaba: cidade que foi cenário de Oficina do Diabo
Paranapiacaba é uma vila que fica no alto da Serra do Mar, em Santo André (SP). Foi construída em 1860 pela empresa inglesa São Paulo Railway para abrigar os trabalhadores da ferrovia que ligava Santos a Jundiaí.
A vila é cercada por mata atlântica e tem construções em estilo inglês. O local é dividido em três partes: Parte Alta, Pátio Ferroviário e Parte Baixa, onde ficam as vilas operárias.
Um dos símbolos do lugar é o relógio da estação, que marcava o ritmo da vida local.

Com o tempo, a ferrovia perdeu importância e a vila foi sendo abandonada. Nos anos 1980, movimentos de moradores e especialistas ajudaram a preservar a história do local.
Hoje, Paranapiacaba é tombada como patrimônio histórico e busca se manter viva com o turismo cultural.
A vila está na lista da UNESCO para ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade.
Onde assistir ao filme Oficina do Diabo? Veja a forma mais fácil de ter acesso
Para assistir ao filme Oficina do Diabo, é necessário ser um membro assinante da Brasil Paralelo.
Existe um plano que é mais barato do que todos os outros e te dá acesso ao filme exclusivo da BP.
Ele custa menos de R$ 0,35 por dia e te dá acesso a todos os Originais BP, inclusive ao filme Oficina do Diabo. Para assinar, clique no link abaixo:
Quero me tornar membro




.jpg)




















