As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Aborto
3
min de leitura

Atriz da Globo defende direito ao aborto e fala sobre não ter filhos

Número de mulheres que planejam não ter filhos chega a 40% no Brasil, entre casais chega a 19%.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/5/2025 19:18
Roda Viva/Tv Cultura

A atriz Paolla Oliveira, 42 anos, comentou sobre o aborto durante uma entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura. 

Ela defendeu a legalização e argumentou que as discussões sobre temas relacionados às mulheres normalmente buscariam restringir suas decisões

Todas as vezes que a gente fala sobre as questões femininas… Parte tudo do mesmo lugar: a gente ter o corpo que a gente quer, se sentir bonita da maneira que a gente é. E escolher ter filhos, escolher fazer um aborto. Acho que isso é uma escolha da mulher e eu sou a favor”, declarou a atriz.
  • Entenda do que realmente se trata o debate sobre aborto com o documentário Duas Vidas. Asissta ao filme completo abaixo:

A declaração foi criticada de modo severo. A vereadora Janaína Paschoal comentou sobre a fala da atriz e destacou que aborto não se trata apenas de uma decisão da mulher:

Não, Paola Oliveira, o aborto não é uma escolha da mulher. Se sua mãe tivesse pensado assim, há alguns anos, não teríamos a atriz linda e competente que você é! Nenhuma mulher tem direito de impedir que outra mulher nasça!

A ativista pró-vida ,Maria José Luz, mais conhecida como Zezé Luz, constestou a fala de Paola. 

O aborto não é uma escolha individual da mulher, é uma questão que ultrapassa o corpo feminino, porque dentro dele já existe outra pessoa. É uma questão de preservação da vida humana e da nossa espécie,” afirmou em entrevista exclusiva à Brasil Paralelo.

Ela também comentou que “existe uma vasta lista de danos e consequências pós aborto”, chegando a chamar a mãe de “segunda vítima” da prática.

Segundoi a ativista, entre os problemas enfrentados pelas mulheres que praticam aborto destacam-se abusos de substâncias, mudanças de humor, depressão e até mesmo tentativas de suicídio.

Zezé faz parte de um grupo chamado Projeto Esperança Brasil, que acolhe as mulheres que passaram por esse tipo de experiência.

Paolla Oliveira também falou sobre a escolha de não ter filhos 

A atriz contou que não sente mais constrangimento em afirmar que considera uma vida sem filhos

Acho a maternidade uma coisa tão linda, grandiosa e especial, que tem que ser uma decisão de ter, de não ter, de escolher ter dúvidas, de ter depois, como eu, que congelei óvulos”, relatou. 

Ela seguiu comentando que o número de mulheres que escolhem não ter filhos aumentaram e chegaram a uma grande parte da sociedade:

Acho muito injusto e vi que os números são grandes, quase 40% optam por isso. É uma escolha genuína e quero que outras mulheres tenham a escolha que eu tenho”. 

Uma pesquisa global realizada pela farmacêutica Bayer afirma que aproximadamente 37% das mulheres brasileiras não querem ter filhos.

Segundo o IBGE, o número de casais que não queriam ter filhos também aumentou no Brasil

No ano 2000 aproximadamente 13% dos casais no país não queriam ter filhos, em 2020 o número subiu para cerca de 19%.

Segundo um estudo da consultoria MarketWatch, 48% das pessoas que escolhem não ter filhos usam o dinheiro que gastariam com filhos em viagens

Pouco mais de um terço afirmam que escolheram não ter filhos por medo de um aumento de gastos e quase 70% têm certeza de que não vão se arrepender da decisão no futuro.

Leia também:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:

  • informação confiável e imparcial;
  • economia de tempo por meio de notícias objetivas;
  • atualizações constantes;

O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais